Aprenda a decifrar as pessoas pela linguagem corporal

04/04/2020 às 16:24 PNL

Aprenda a decifrar as pessoas pela linguagem corporal

A linguagem corporal pode te ajudar a entender as pessoas. Como muitos dizem e é uma verdade, o nosso corpo fala. Os nossos gestos e sinais físicos denunciam o nosso comportamento e enviam uma mensagem para as outras pessoas. A comunicação não verbal também é parte do processo de interação e diálogo.

Como o nosso corpo é capaz de emitir mensagens, nos podemos nos comunicar sem dizer uma única palavra. Pensando nisso, neste artigo vamos mostrar o que alguns gestos e sinais comuns do ser humano podem causar em outras pessoas.

O que é linguagem corporal?

A linguagem corporal é um conjunto de expressões do corpo humano, ou seja, todos os gestos, expressões faciais, postura e outros sinais físicos são a nossa linguagem corporal.

Cada pessoa possui suas próprias características e com isso constroem, inconscientemente a sua linguagem corporal, sendo parte da sua comunicação com as outras pessoas.

E ao contrário do que pensamos, a linguagem corporal é muito importante. A maior parte da nossa comunicação não é feita pela fala, mas por nossos gestos e sinais físicos. Emitidos mais mensagens quando não estamos falando.

Quais são os principais exemplos de linguagem corporal e os seus significados?

A linguagem corporal é a maior parte da nossa comunicação com o mundo, podemos gerar uma influência e emitir uma opinião para outros sem falar nada. Da mesma forma, também é possível decifrar o comportamento e as intenções de uma pessoa, observando sua linguagem corporal.

Mostraremos a seguir, alguns dos principais exemplos de linguagem corporal e os seus significados. Confira abaixo:

Coçar a cabeça

O movimento de coçar a cabeça é bastante comum entre muitas pessoas. Esse gesto mostra que a pessoa está nervosa, com dúvidas e indecisa. A mensagem passada é de inquietação, confusão mental, de incerteza quando as decisões a tomar.

Braços cruzados

Ficar de braços cruzados também é um gesto bastante comum no dia a dia. Esse gesto indica uma tentativa de isolamento e discordância. Cruzar os braços mostra que a pessoa não está se sentindo confortável em uma conversa.

Olhar muito para baixo

Esse comportamento demonstra que uma pessoa está desanimada, triste, com vergonha de alguma situação ou está refletindo sobre o que está sendo falado. Ao conversar com uma pessoa que olha bastante para baixo, você deve entender que ela não está feliz ou que ela está pensando no que você está dizendo.

Dentro do Curso de PNL nós entendemos esse movimento para análise do VAC.

Se inclinar para a frente

Quando uma pessoa se inclina para a frente é sinal que ela quer se aproximar da outra pessoa. Normalmente, quando há interesse em outra pessoa, o nosso corpo se inclina para a frente, essa é uma demonstração de contato. Isso acontece bastante em encontros amorosos.

Dentro do Curso de PNL nós entendemos esse movimento para análise do VAC.

Se inclinando para trás

Inclinar-se para trás em uma conversa, indica o oposto do que foi dito acima. A mensagem passada é que a conversa está entediante ou que a pessoa está aborrecida com algo. Quando o diálogo não nos atrai, por algum motivo, institivamente inclinamos nosso corpo para trás, nos encostando em cadeiras, paredes, etc.

Dentro do Curso de PNL nós entendemos esse movimento para análise do VAC.

Colocar as mãos na cintura

Esse comportamento pode indicar impaciência, agressividade e necessidade por atenção. Quando alguém coloca as mãos na cintura, geralmente a pessoa está querendo falar de algo específico ou reclamar de alguma coisa.

Buscar o contato visual

Assim como a inclinação do corpo para a frente, a busca pelo contato visual demonstra que a pessoa está interessada na conversa. Geralmente em encontros amorosos, as pessoas buscam olhar fixamente para demonstrarem seu interesse pela outra pessoa.

Quando as pessoas estão felizes e interessadas, as pupilas tendem a aumentar de tamanho, isso mostra total interesse na conversa e na outra pessoa. Agora, quando uma pessoa fica brava, os olhos se tornam bolinhas, isso pode indicar a indignação com alguma coisa.

Andar com o corpo reto

Essa postura é típica de pessoas confiantes e seguras.

Mexer mãos e pés

Esse é um comportamento bastante comum entre as pessoas. Mexer bastante as mãos e/ou os pés, indica ansiedade, estresse, nervosismo e agitação. Geralmente, pessoas ansiosas costumam praticar bastante esse comportamento, como uma maneira de desviarem a atenção e conter a ansiedade.

PNL e a linguagem corporal

Como deu para perceber, cada postura, gesto, comportamento passam mensagens para as outras pessoas. E isso pode lhe ajudar a decifrar as outras pessoas, sendo essencial para o dia a dia.

Estamos nos comunicando a todo o momento e precisamos encontrar maneiras para entender mensagens e para enviar mensagens. A PNL pode ajudar no desenvolvimento de uma linguagem corporal mais receptiva e confiante, através de técnicas e ferramentas de desenvolvimento humano.

Demonstrar ser confiável e saber se comunicar bem é essencial em todas as áreas da vida. Geralmente, as crenças limitantes nos tiram a possibilidade de expressarmos o que realmente queremos dizer, a PNL pode ajudar a superar estas barreiras.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça a nossa Formação Practitioner em PNL.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®