Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como implementar a gestão de talentos em uma empresa?

07/04/2020 às 16:03 Coaching Dicas PNL

Como implementar a gestão de talentos em uma empresa?

A gestão de talentos é uma ferramenta poderosa para desenvolver e aprimorar as habilidades dos colaboradores de uma empresa. Diferente das práticas tradicional do setor de RH, a gestão de talentos ajuda na retenção e atração de bons colaboradores.

Ter um bom capital humano é importante para qualquer empresa, afinal quem faz o sucesso de uma marca são seus colaboradores. Diminuir a rotatividade de funcionários e qualificá-los para seguirem carreira dentro da empresa é uma forma de motivá-los a desenvolver um grande trabalho.

O que é gestão de talentos?

A gestão de talentos é uma ferramenta importante no meio corporativo. Ela consiste em conjunto de práticas para promover a retenção, a atração e dar toda a preparação necessária para qualificar os colaboradores de uma empresa.

Essa ferramenta precisa fazer parte da estratégia de negócios da empresa. Em uma gestão moderna, o capital humano é de grande valia para o crescimento de uma marca no mercado. Então, é preciso cuidar de todo o processo, desde a seleção de profissionais, passando pela adaptação a empresa, até a qualificação.

A finalidade da gestão de talentos é ajudar uma empresa a melhorar seu desempenho no mercado para alcançar seus objetivos. E isso passa pela valorização de todos os colaboradores. Quanto mais motivados e satisfeitos estão os profissionais, melhores devem ser os resultados alcançados pela companhia.

Qual é importância da gestão de talentos no ambiente corporativo?

A gestão de talentos é essencial para qualquer empresa no mercado, independente de segmento e porte. Todo negócio precisa contar com profissionais qualificados e motivados. Isso é fundamental para aumentar a produtividade, ter processos bem definidos e atingir os resultados esperados, cumprindo prazos e metas.

Essa ferramenta é uma das melhores maneiras de atrair e reter bons profissionais em seu negócio. A preocupação com o capital humano é importante para uma boa gestão. Todos os profissionais gostam de serem reconhecidos e qualificados dentro de uma empresa, isso é fundamental para suas carreiras.

Investir na gestão de talentos é lucrativo para qualquer empresa. Em médio e longo prazo, a implementação dessa ferramenta em um negócio tende a gerar uma diminuição dos custos com contratação e com o retrabalho, além de muitos outros benefícios.

Como implementar a gestão de talentos em uma empresa?

O processo de implementação da gestão de talentos em um negócio consiste em três etapas. Abaixo, falaremos sobre cada uma delas para explicar melhor como valorizar e gerenciar o capital humano:

Faça um planejamento de talentos

O processo de implementação da gestão de talentos começa com um bom planejamento. Você deve definir alguns pontos antes de contratar novos colaboradores ou começar o treinamento com os profissionais que já estão em sua empresa.

É preciso definir os cargos e funções necessárias em sua empresa. E depois definir qual é o perfil de profissionais mais indicados para assumirem os cargos. Assim, você consegue entender as demandas do seu negócio e alocar os profissionais em suas melhores funções.

Seja bem detalhista ao definir o perfil do profissional de cada função. Liste habilidades, qualificações e competências necessárias para assumir o cargo. Estes requisitos servem para guiar contratações e treinamentos, e devem abordar tanto questões técnicas como comportamentais do trabalho.

Com o planejamento, você consegue mapear o perfil dos seus colaboradores atuais e fazer as mudanças necessárias em seu plantel. E claro, já pode alinhar com o RH, o perfil de profissionais em futuras contratações.

Identifique talentos em sua empresa

Planejamento em mãos, é hora de partir para a implementação propriamente dita. Reúna os gestores e profissionais de RH da sua empresa e passe todos os detalhes do planejamento. Agora é a hora de identificar os talentos em seu negócio.

Essa segunda etapa consiste em atrair e reter talentos. Dentro dessa fase, você deve focar em ações que valorizem e qualificam os profissionais. Estamos falando da implementação de planos de carreira, benefícios e bonificações, treinamentos e cursos.

Isso será importantíssimo para a sua empresa. Ao promover a gestão de talentos, você também deve implementar ações em processos seletivos, dando todo respaldo para uma escolha assertiva e possibilitando uma adaptação rápida dos novos colaboradores.

Aprimore e qualifique talentos

A última etapa da gestão de talentos é buscar o aprimoramento e a qualificação dos profissionais. Na segunda etapa, você conseguiu identificar talentos para cada cargo do seu negócio, agora você precisa dar toda a estrutura para a qualificação dos colaboradores.

Aposte no desenvolvimento dos profissionais da sua empresa, oferecendo toda a preparação para o crescimento profissional. Busque criar um ambiente de trabalho agradável e promova a integração de todos os setores.

Consiga parcerias estratégicas para treinamentos, cursos, palestras e congressos para motivar os profissionais a buscarem ter uma carreira dentro da sua empresa, um treinamento corporativo pode ser uma excelente ideia.

Você pode qualificar também através do Curso de PNL e no Curso de Coach que tem ferramentas para ajudar na implementação da gestão de talentos.

Através de técnicas e ferramentas de coaching por exemplo fica muito mais fácil identificar os perfis de profissionais e acelerar o desenvolvimento das habilidades necessárias de cada um deles.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog.

 


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®