Pressupostos da PNL: É impossível não se comunicar

08/07/2020 às 19:37 PNL

Pressupostos da PNL: É impossível não se comunicar

A comunicação é uma habilidade extremamente necessária para a sobrevivência humana. Mesmo antes de aprendermos a nos comunicar verbalmente, já trazemos em nosso comportamento formas de interagir com as pessoas e o mundo à nossa volta.

Um recém-nascido, por exemplo, quando sente fome, frio ou qualquer outro tipo de incômodo se comunica através do choro e dos pequenos movimentos que consegue expressar com seus bracinhos e pernas. De certa forma, já nascemos prontos para nos comunicarmos com o mundo.

Ao longo da vida, essa habilidade é aprimorada e vamos desenvolvendo novas formas de nos expressarmos, seja por meio de linguagem verbal ou por meio da comunicação não-verbal. A comunicação chega a ser algo tão inerente ao ser humano que, muitas vezes, nem nos damos conta de que a todo momento, estamos nos comunicando.

Hoje vamos falar sobre uma premissa da PNL que diz exatamente isso!

“É impossível não se comunicar.” (Premissa da PNL)

Isso significa que mesmo que você não queira dizer nada, o seu silêncio já está dizendo algo para as pessoas que estão à sua volta. Essa mensagem será decodificada e interpretada, gerando consequências positivas ou negativas, podendo inclusive afetar o comportamento das pessoas, por exemplo.

Preste atenção àquilo que você está comunicando

A comunicação é um elemento essencial para se ter bons resultados na vida em qualquer área, por isso é de suma importância estar atento à nossa linguagem não só verbal, mas principalmente ao que expressamos de maneira não verbal, pois é desse tipo de mensagem que geralmente as pessoas não se dão conta.

Estar alheio àquilo que está expressando inconscientemente é um erro que pode custar caro. É comum ouvirmos algumas pessoas reclamando que falam uma coisa e a outra pessoa entende outra coisa totalmente diferente ou que falaram algo sem qualquer intenção e foram mal interpretados.

Provavelmente, esses efeitos estão sendo causados pela parte não verbal da comunicação.

Mas, em termos práticos, o que é essa comunicação não verbal?

Tudo o que expressamos sem precisar usar palavras faz parte do não verbal. Nosso tom de voz, nossos gestos, nossas expressões faciais, tudo isso contribui na construção do sentido daquilo que está sendo transmitido a outras pessoas.

Quando não estamos conscientes disso, achamos que estamos comunicando uma coisa, quando na verdade, estamos passando uma outra mensagem com nosso corpo, nosso tom de voz e nossas expressões faciais.

Os maiores mal-entendidos são gerados por meio da comunicação não verbal. Isso não quer dizer que não devemos cuidar das nossas palavras. Ambas as modalidades de comunicação são importantes e precisam estar alinhadas para produzir os resultados que desejamos.

Uma das contribuições mais expressivas da PNL para o desenvolvimento humano é proporcionar uma melhora significativa da habilidade de comunicação. 

Comunicar-se de maneira clara, objetiva e ser assertivo nas palavras é primordial para que possamos viver bem com as pessoas e conquistar nossos objetivos.

A comunicação interna ou diálogo interno

Além da comunicação externa, a um bom curso de PNL irá ressaltar também a importância de sabermos nos comunicar bem internamente.

Mesmo quando estamos sozinhos em algum lugar, aparentemente em silêncio, estamos dialogando em nossa mente.

Você já se percebeu conversando consigo mesmo, dando conselhos, criticando ou repreendendo a si mesmo dentro da sua mente?

Pode parecer loucura, mas falar consigo mesmo é um recurso que você pode e deve aprender a usar a seu favor. Muitas pessoas ignoram o poder e a influência do diálogo interno em seu desempenho, motivação, autoestima e etc.

Em outras palavras, o que você diz pra si mesmo o tempo todo tem o poder de moldar ou influenciar diretamente os seus resultados.

Ao entendermos que “é impossível não se comunicar”, a principal contribuição dessa premissa para nosso autoconhecimento é nos trazer a consciência da importância de observarmos a nossa comunicação para evitarmos passar mensagens que não queremos, seja para outros ou para nós mesmos.

Como melhorar a comunicação?

Além de estarmos mais atentos para a forma como nos comunicamos, é importante saber como melhorar essa habilidade.

Por meio das ferramentas e técnicas da PNL, milhares de pessoas tem aprendido a usar o poder da comunicação para alcançar alta performance.

Mas como especificamente a PNL pode te ajudar a potencializar sua comunicação? A seguir, vamos falar de alguns dos inúmeros de benefícios dessa ferramenta.

Com a ajuda da PNL você poderá:

  • Sentir-se mais confiante para falar em público;
  • Desenvolver uma fala mais convincente e persuasiva;
  • Aprender a se comunicar de forma que gere mais conexão com as pessoas;
  • Aprender a coordenar melhor suas ideias para apresentações e palestras;
  • Utilizar seu diálogo interno para reprogramar sua mente e se automotivar;

Se você se interessa em entender ainda mais como a PNL pode te ajudar a ter uma comunicação mais efetiva, procure se aprofundar nesse conhecimento através de livros, através de nossos artigos e, principalmente, busque fazer um bom curso de PNL.

Você vai se surpreender com a quantidade de novas possibilidades que se abrem quando começamos a utilizar nossa comunicação a nosso favor.

Dica extra do IBND

Uma dica para você que quer estudar PNL de verdade é conhecer as formações do IBND. Na área de PNL, o IBND possui a formação Practitioner em PNL (presencial – temporariamente suspensa por causa da pandemia), formação online em PNL e Formação Master Practitioner (também em formato presencial).

Mesmo nesse tempo de isolamento social, você pode começar a investir no seu autoconhecimento, fazendo nossas formações de formato online.

Entre em contato com nossos consultores pra obter maiores informações e comece a assumir o controle da sua comunicação para obter os resultados que você deseja e merece.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®