Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

O mapa não é o território: Lições valiosas da premissa mais famosa da PNL

29/06/2020 às 11:54 PNL

O mapa não é o território: Lições valiosas da premissa mais famosa da PNL

Não sei se você já estudou programação neurolinguística alguma vez, mas, se já tentou se aproximar dessa área de conhecimento, provavelmente ouviu falar das premissas ou pressupostos da PNL.

Bom, mas se você nunca ouviu falar de nada disso, não tem problema. Nós vamos explicar de maneira bem objetiva para que você entenda.

As premissas ou pressupostos da PNL são, como o próprio nome já diz, pressuposições que norteiam o comportamento e as ações das pessoas que buscam a excelência humana. São como “verdades” que podem ser aplicadas para que se alcance alta performance em diversas áreas da vida.

Uma das definições que se tem da PNL é que se trata do estudo ou modelagem da excelência humana. Ou seja, a PNL reúne um compilado de atitudes, comportamentos e formas de pensar que pessoas de sucesso aplicaram em suas vidas para obter o sucesso. Assim, pode-se dizer que as premissas ou pressupostos são o resumo desse manual da excelência humana.

Neste artigo, vamos falar especificamente de uma das premissas: O mapa não é o território. Essa é uma das premissas mais famosas da PNL e traz lições importantes para a vida. A seguir, vamos entender melhor o significado dela.

O mapa não é o território? O que isso significa?

Essa frase traz em si o sentido de que a realidade de algo não é necessariamente igual à ideia que temos sobre ela.

Para ficar mais claro, vamos analisar a metáfora do mapa em relação ao território. Hoje em dia, já existem aplicativos que traçam a rota para diversos destinos, dando não só a localização no mapa, como também indicando possíveis problemas que existam naquele trecho.

Mesmo nesses aplicativos atualizados quase em tempo real pelos próprios usuários, nem sempre é possível ter noção exata do que nos espera ao passar por aquele território.

Por exemplo, um mapa de uma estrada nem sempre consegue apontar possíveis buracos na via, trechos sem iluminação, riscos de assalto e outras questões totalmente imprevisíveis e circunstanciais.

Por isso podemos dizer que o mapa de um local, não é o seu território. Ou a ideia que se tem sobre algo não é um retrato fiel da realidade.

Quais lições podemos extrair dessa premissa da PNL?

  1. Não aja com base somente no seu mapa da realidade

A ideia que formamos sobre pessoas ou coisas, por mais segura que pareça, pode estar completamente desconectada da realidade.

Você já julgou alguém pela aparência e, quando de fato conheceu a pessoa, percebeu que estava completamente enganado?

Pois é, às vezes, tomamos atitudes erradas com base naquilo que achamos ser real. Infelizmente isso pode nos trazer grandes prejuízos, principalmente quando percebemos que fomos enganados pelas aparências e que poderíamos ter agido de outra forma.

  1. Não se limite por casa do seu mapa

Em algum momento já aconteceu com você de se sentir tenso e preocupado com algo apenas por imaginar o quanto aquilo poderia ser difícil de ser resolvido e, quando chegou o momento de encarar o desafio, tudo fluiu de maneira bem mais simples do que você imaginava?

Algumas pessoas perdem grandes oportunidades quando criam projeções completamente pessimistas sobre algo que ainda nem experimentaram.

Não permita que seu mapa te limite com projeções demasiadamente pessimistas. As coisas, na maioria das vezes, não são tão ruins quanto parecem ser.

  1. Esteja pronto para encarar a realidade

O mapa pode ser muito útil para nos ajudar a ter uma previsão de como as coisas podem ser, mas se ficamos completamente limitados e presos a essa projeção, podemos nos decepcionar ou ficar em situações bastante difíceis. Quando entendemos que o mapa não é um retrato fiel do que nos espera, vamos prontos para assumir os riscos e as possibilidades.

  1. Exercite a flexibilidade

A vida não é um retrato estático como um mapa, ela pode mudar e apresentar circunstâncias totalmente novas a cada instante. Se ficarmos presos aos modelos que criamos em nossas mentes, nunca vamos conseguir dar conta de encarar a realidade e ir em frente. Por isso, exercite a flexibilidade. Se o território está muito diferente do que estava previsto no mapa, use sua criatividade para buscar soluções e desenvolver habilidades que te ajudem a enfrentar os desafios imprevistos.

Quer saber mais sobre PNL? Conheça a origem da PNL e descubra mais sobre a sua história

Dica para continuar buscando a excelência humana

Viu como uma única premissa da PNL pode trazer lições importantes para a sua vida prática? Imagine como seria se você pudesse estudar as demais premissas e combiná-las com técnicas e ferramentas eficazes, capazes de destravar seu potencial e reprogramar a sua mente para alcançar a performance que você deseja em diversas áreas da vida.

Se você tem interesse em mergulhar mais fundo nessa área, procure fazer um bom curso de PNL. Dentro da formação em PNL, você vai conhecer todas as premissas ou pressupostos da PNL, além de adquirir um arsenal de técnicas que vão te ajudar a superar problemas emocionais, ressignificar lembranças negativas e traumas, livrar-se de crenças limitantes e se automotivar para alcançar seus objetivos e metas.

A PNL é uma ferramenta muito eficaz para desenvolvimento humano. Não é à toa que ela está cada vez mais em alta entre as pessoas que querem viver um desempenho acima da média e conquistar novos patamares na vida pessoal e profissional. Permita-se experimentar um verdadeiro upgrade em sua vida, estude PNL e comece a transformar sua realidade hoje mesmo.

O IBND oferece a formação Practitioner em PNL no formato presencial, que está suspenso no momento devido à pandemia do covid-19. Mas você não precisa esperar acabar a pandemia para começar a experimentar os benefícios da PNL. Acompanhe nossos artigos sobre PNL e nossas redes sociais para ficar por dentro das dicas e novidades.

Em breve teremos a formação em PNL no formato online, o curso já está em fase de pré-lançamento e nesse momento você pode adquiri-lo com condições especiais. Converse com um de nossos consultores e saiba mais.

 


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®