5 atitudes de pessoas resilientes que você deve se inspirar

01/07/2020 às 09:04 PNL

5 atitudes de pessoas resilientes que você deve se inspirar

Você já deve ter ouvido muita gente falando sobre resiliência? Essa palavra tem ficou bastante conhecida nos últimos anos. No meio do desenvolvimento pessoal, a resiliência é uma competência importantíssima para a superação e a conquista de objetivos. Aqui, vamos lhe mostrar algumas atitudes comuns de pessoas resilientes para que você se inspire.  

O que é a resiliência?

Antes das dicas, vamos falar um pouco mais sobre o conceito de resiliência. A resiliência é a capacidade que um indivíduo possui de lidar com situações adversas. Estas pessoas conseguem lidar com a pressão, com o fracasso sem se deixar abalar. Elas não desistem, elas não desanimam, buscando sempre arrumar uma forma de se adaptar as mudanças e seguir na luta pelos seus objetivos.

Muitas pessoas se acham resilientes, mas quando são postas à prova, acabam sucumbindo às pressões e decepções. A resiliência é uma habilidade fundamental para construir um futuro melhor. Através dela, conseguimos nos adaptar melhor a mudanças, lidar bem com desafios, problemas e pressões do dia a dia.

Para desenvolver a resiliência, você deve ter como hábito algumas atitudes capazes de lhe fazer crescer e se tornar mais forte para enfrentar momentos difíceis. Abaixo mostraremos algumas delas, confira:

Tente ver as mudanças pelo lado positivo

Um erro comum das pessoas é sempre enxergar o lado negativo das mudanças. Muitas pessoas se culpam pelas mudanças e isso acaba influenciando na sua vida pessoal e profissional. Se você é uma delas, a nossa dica é que você mude a sua atitude. Sempre que houver uma mudança, tente enxergar o lado positivo.

Entenda que a mudança pode ser necessária para o seu amadurecimento, sua evolução, que pode lhe trazer novas oportunidades, entre outros tantos pontos benéficos.

As mudanças são experiências que temos de passar, são situações que na maioria das vezes não podemos controlar. Então, é preciso aceitá-las e tente sempre ver os pontos positivos delas!

Essa a primeira característica comum em pessoas resilientes. O fato de enxergar o lado das coisas ajuda na adaptação a um novo momento, um novo ciclo.

Encare a vida como uma oportunidade

É preciso ter em mente que a vida é uma oportunidade! Não estamos aqui para sofrer, estamos aqui para aprender e evoluir! Pessoas resilientes encaram a vida pelo lado positivo, sempre buscam entender as situações e ciclos como novas oportunidades.

Sempre encare as situações cotidianas como oportunidades. Sejam elas, oportunidades para crescer, para amadurecer, para se testar como profissional ou como um trampolim para alcançar os seus sonhos.

A vida sempre nos testa e precisamos encará-la como uma prova, assim poderemos vencê-la!

Conheça a nossa Formação em PNL.

Aprender com os erros

Outra atitude comum de pessoas resilientes é que elas lidam bem com os seus erros. As experiências que adquirimos durante a vida são essenciais para o nosso sucesso.

Dito isso, precisamos entender que os erros do passado não podem ser esquecidos, mas deve ser base do nosso aprendizado.

Assim em novas experiências teremos bagagem para enfrentar situações e não cometer os mesmos erros. Dessa forma, iremos perceber que estamos crescendo como pessoa.

Usar suas conquistas do passado como pontos motivadores

Pessoas resilientes usam suas conquistas do passado como combustível para alimentar a motivação por novos objetivos. Sempre que estão em uma situação difícil, estas pessoas recorrem às lembranças boas e também das lembranças ruins.

Dessa maneira, elas conseguem ter noção da capacidade que possuem para superar suas adversidades. As lembranças positivas mostram a nossa capacidade em alguns aspectos.

E as lembranças negativas mostram que situações difíceis do passado foram superadas, que tudo é passageiro e que temos forças para passar por novas experiências.

Tenha pessoas positivas e de confiança ao seu lado

Pesquisas comprovam a importância de ter apoio emocional para desenvolver a resiliência. Pessoas resilientes buscam ter amizades e relacionamentos com pessoas positivas e confiáveis.

Essa relação baseada na confiança e na motivação mútua é fundamental para que tenhamos força nos momentos difíceis.

Por isso, busque estreitar as relações com familiares pelos quais você tem apreço. Também faça amizades e namore com pessoas que estejam sempre lhe “colocando para cima” e que esteja sempre prontas para ouvir um desabafo ou lhe dar um conselho construtivo. Essa é uma maneira de aumentar as nossas barreiras contra as adversidades.

Evite ficar solitário, e principalmente, evite estar perto de pessoas que sejam negativas, que busquem sempre lhe diminuir ou que só estejam próximos a você em momentos bons.

Isso é bastante comum na vida e é algo que devemos evitar para exercer a nossa resiliência.

Faça a nossa Formação Practitioner em PNL!

Quer aprender a usar os recursos de PNL para transformar sua vida? Faça a formação Practitioner em PNL do IBND. Aqui você aprenderá todas as técnicas e teorias desta metodologia e poderá se ajudar e ajudar outras pessoas a evoluírem em qualquer âmbito da vida.

Conheça a nossa Formação Practitioner em PNL.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK