Os melhores livros sobre ansiedade.

07/06/2022 às 14:04 Hipnose

Os melhores livros sobre ansiedade.

No mundo de hoje, quase todo mundo sente ou já sentiu os sintomas da ansiedade, em menor ou maior grau. Talvez por isso, a venda de livros sobre ansiedade tenha crescido de forma significativa.

Mas o que pouca gente discute sobre o tema é que a ansiedade, antes de ser um transtorno, é uma emoção natural humana que atua como um mecanismo de defesa do nosso cérebro em situações adversas, nos mantendo alerta e desencadeando uma “descarga de adrenalina” para que não paralisemos em situações inesperadas.

Porém, o que vem se notando nos últimos tempos, e que se confirma nos dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), é que os casos de ansiedade patológica estão crescendo. A ansiedade no Brasil atinge cerca de 18,6 milhões de pessoas, o que representa 9,3% da população. 

Pensando nisso, neste conteúdo do IBND — Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento separamos uma lista de livros sobre ansiedade que podem ajudar a entender melhor esse transtorno e, quem sabe, até mesmo ajudar aqueles que sofrem com a ansiedade.

Vamos às indicações de leitura!

Os 5 livros sobre ansiedade para ter na sua mesa de cabeceira

  1. Vencendo a Ansiedade e a Preocupação com a Terapia Cognitivo-Comportamental (David A. Clark e Aaron T. Beck)

Você sabe quais os gatilhos que despertam a ansiedade em você ou nos clientes que você atende em seu consultório? 

Neste livro dos autores David A. Clark e Aaron T. Beck, nós leitores somos levados a entender e enfrentar os gatilhos que nos despertam a ansiedade para, desta forma, evitar que os pensamentos voltem a ser pontes para a crise.  

Para isso, os escritores se baseiam na terapia cognitivo-comportamental, uma abordagem terapêutica desenvolvida há mais de 50 anos por Aaron T. Beck. 

  1. Meus tempos de ansiedade: Medo, esperança, terror e a busca da paz de espírito (Scott Stossel)

Trazendo um relato autobiográfico sobre ansiedade, o autor Scott Stossel investiga o transtorno e oferece uma história que engloba desde uma perspectiva médica à filosófica. É uma leitura que, além de trazer à tona o tema da ansiedade, aproxima o leitor que, por ventura, venha a sentir os sintomas desse transtorno. 

  1. Manual Prático de Mindfulness: Um Programa de Oito Semana para Libertar Você da Depressão, da Ansiedade e do Estresse Emocional (John Teasdale, Mark Williams, Zindel Segal)

Já imaginou se você pudesse tratar a sua ansiedade simplesmente programando seu cérebro para conseguir “domar a mente”? Esta é exatamente a proposta deste livro sobre ansiedade que traz ao leitor uma prática conhecida como Mindfulness

Com um passo a passo e uma leitura simples, os autores especialistas em psicologia clínica ensinam os leitores a programarem suas mentes para vencer a ansiedade por conta própria.  

  1. Livre de ansiedade (Robert L. Leahy)

Psicólogo e autor de 28 livros dedicados à terapia cognitivo-comportamental, em “Livre de Ansiedade” Robert L. Leahy ensina o leitor a encontrar maneiras de tornar a sua vida menos estressante, a partir de métodos que podem ser utilizados no dia a dia para, consequentemente, ter uma vida mais leve. 

  1. O Poder do Agora (Eckhart Tolle)

Em “O Poder do Agora”, de Eckhart Tolle, especialistas em autoconhecimento e transformação espiritual, descobrimos que nossas falhas são, frequentemente, causadas por nossa dificuldade em focar no momento presente, o que nos leva a perder oportunidades, fazendo com que não aproveitemos o “agora”.

Combinando conceitos do cristianismo, do budismo, do hinduísmo, do taoísmo e de outras tradições espirituais, Tolle elaborou um guia de grande eficiência para a descoberta do nosso potencial interior.

Esse livro é um manual prático que nos ensina a tomar consciência dos pensamentos e das emoções que nos impedem de vivenciar plenamente a alegria e a paz que estão dentro de nós mesmos.

Conheça o curso de Hipnose Clínica do IBND

O transtorno de ansiedade pode ser bastante desafiador tanto para quem convive com ele, quanto para profissionais que atendem clientes ansiosos. Afinal, a ansiedade não tem cura e o prognóstico é bastante variável. 

Mas já imaginou amenizar os sintomas da ansiedade através de um tratamento hipnótico? O tratamento para ansiedade com hipnose é eficaz uma vez que todas nossas respostas emocionais estão gravadas no subconsciente.

Através das técnicas e sugestões hipnóticas, é possível não somente encontrar o gatilho emocional, mas também ressignificar lembranças que podem estar ligadas ao desenvolvimento do transtorno.

Quer utilizar a hipnose no atendimento aos seus clientes? Conheça o curso de hipnose do IBND. Uma formação para você que quer alcançar um novo patamar de excelência e alta performance em sua carreira profissional, seja você um psicólogo, terapeuta, pedagogo, fisioterapeuta, etc.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK