O tratamento das fobias através da hipnose.

16/03/2021 às 10:16 Hipnose

O tratamento das fobias através da hipnose.

O medo é uma emoção cuja função é nos proteger, fazer parar, incentivar uma ação, escolher rapidamente e tomar decisões frente à situações desafiadoras ou desagradáveis.

No entanto, quando o medo assume uma proporção maior que a realidade é hora de ficar atento. Quando o medo fica muito intenso, desperta ansiedades extremas e até mesmo ataques de pânico, prejudicando a rotina da pessoa. Geralmente está associado a problemas emocionais que precisam ser cuidados.

 

Mas afinal, qual a diferença entre medo e fobia?

A fobia é um termo derivado do Grego phóbos que quer dizer medo exagerado, pavor e aversão a determinado objeto ou situação. No entanto, a fobia é um medo irracional diante de uma situação ou objeto que na realidade não apresenta qualquer risco. Pessoas com fobia tendem a evitar situações desconfortáveis, pessoas e lugares nos quais se sintam expostos e vulneráveis ao perigo.

As fobias podem surgir em qualquer momento da vida, indo desde a fase gestacional até a adultidade, idade na qual muitos medos inconscientes podem vir à tona e frequentemente estão associados a experiências traumáticas. Podemos dizer que a fobia é um medo paralisante, que impede o fluxo de contato com a realidade.

 

Tipos de fobia

Existem diversos tipos de fobias e elas são mais comuns do que pensamos. A Associação Americana de Psiquiatria classifica pelo menos 500 tipos de fobias que atingem entre 10-20% da população mundial, dentre as quais temos:

 
  • Fobias de animais (aranhas, animais peçonhentos, baratas, etc);
  • Fobias de aspectos do ambiente natural (trovoadas, enchentes, terremotos, chuvas fortes);
  • Fobias a sangue, injeções ou feridas;
  • Fobias a situações específicas (altura, andar de avião, andar de elevador);
  • Fobias sem classificação específica (medo de vomitar, de contrair uma doença, do escuro, de casar, de ficar solteiro, entre outros).
 

Dentre as fobias mais comuns temos alguns exemplos:

Acrofobia: medo de altura;

Aerodromofobia: medo de avião;

Agorafobia: medo de espaços abertos ou com multidões;

Aracnofobia: medo de aranhas;

Catastrofobia: medo de catástrofes e aspectos ambientais;

Claustrofobia: medo de lugares fechados;

Demofobia: medo de gente;

Escalafobia: medo de escada rolante;

Espectrofobia: medo de fantasmas;

Farmacofobia: medo de remédios;

Fobia social: medo de pessoas e da exposição;

Glossofobia: medo de falar em público;

Hematofobia: medo de sangue, injeções e feridas;

Hidrofobia: medo de água;

Monofobia: medo de ficar sozinho;

Nictofobia: medo da noite ou do escuro;

Odontofobia: medo de dentista;

Tanatofobia: medo da morte;

Zoofobia: medo de animais.

 

Tratamento de Fobias através da Hipnose

O tratamento das fobias através da Hipnose perpassa pela alteração da carga emocional entre o indivíduo e o objeto ou situação que provoca medo. Terapias que promovem o reprocessamento emocional de situações traumáticas são indicadas, sendo necessário avaliação médica e intervenção medicamentosa em alguns casos. Se você possui uma fobia que está prejudicando sua vida, procure a assistência de um profissional médico e busque complementar seu tratamento com terapias complementares que façam sentido para você.

Caso não sejam tratadas, as fobias podem levar ao agravamento de comorbidades já existentes, sejam elas físicas ou emocionais, poderá evoluir para quadros de crise de pânico, insônia, depressão e até mesmo pensamentos suicidas, por isso é indicado não esperar o momento de crise para procurar ajuda. 

 

Organismo

O pavor experimentado por um cliente pode ser gatilho para outros problemas já que nosso organismo funciona de forma interligada, sem separação entre corpo e mente. Sem tratamento, as fobias levam à perda da qualidade de vida e de oportunidades em diversas áreas, inclusive na profissional. Algumas pessoas se afastam completamente de suas vidas sociais por medo de se expor a um gatilho. Quando expostos a uma situação de risco, sua reação geralmente é de fuga, ao invés de lutarem para enfrentar o perigo percebido.

 

Hipnose no tratamento das fobias

O tratamento complementar das fobias através da hipnose foca na autodescoberta e no autoconhecimento, auxiliando a encontrar uma cura para tais medos excessivos. A hipnose permite ao indivíduo reorganizar suas conexões neuronais e mentais de forma que possa enxergar mais lucidamente o que não compreendia antes, clareando quais associações emocionais o sujeito tem em relação ao objeto ou situação.

O papel do hipnoterapeuta é induzir o indivíduo ao estado de transe ou estado hipnótico por meio de técnicas de comunicação direcionadas a cada cliente. O hipnólogo deve buscar auxiliar o indivíduo a focar na situação fóbica e procurar uma melhor solução e relação para com esta. Através da hipnose é possível o terapeuta encontrar os pontos de conexão que causam o travamento nas reações do cliente, auxiliando-o na sua superação.

Se você ainda não conhece como um tratamento com Hipnose funciona, veja por exemplo um tratamento de ansiedade através da Hipnose que realizei abaixo

 

Intervenção hipnótica para fobias

O hipnoterapeuta avalia, durante a consulta, qual método será empregado para a recuperação do estado psicológico do cliente. Pode utilizar-se de técnicas para reprogramação mental adequadas para vencer os desajustes emocionais típicos da fobia.

É possível também avaliar quanto o estado de fobia está associado ao sentimento de angústia, no qual o medo toma uma dimensão preocupante e o indivíduo sente que não é capaz de ter domínio sobre a situação.

 

Cura rápida de fobias

A PNL (Programação Neurolinguíistica) tem uma técnica que se chama Cura rápida de fobia. Ela consiste em encontrar e desassociar os gatilhos da fobia através de várias ferramentas, em breve em posto uma aplicação prática em nosso canal do YouTube, então inscreva-se para receber esse vídeo assim que postarmos.

 

Benefícios

Identificar as causas e o que deflagra o medo através de um procedimento seguro e eficaz, essa é a vantagem de tratar fobias através da hipnose. O hipnoterapeuta analisa traumas de infância e as experiências mais temidas que ficaram resguardadas em seu subconsciente e inconsciente, motivo pelo qual o indivíduo evita o enfrentamento. Assim é possível que ao longo das sessões o indivíduo volte ao seu estado emocional anterior à experiência traumática que gerou a fobia. O crescente controle da ansiedade e a aquisição de segurança para lidar com o problema é perceptível ao longo do tratamento.

Outro benefício de tratar fobias com hipnose está na libertação do pavor irracional e persistente por trás desta. A pessoa que antes deixava-se dominar pelo medo incontrolável agora torna-se capaz de vencê-lo e adquire maior autoconfiança quando passa a aplicar isso em seu dia a dia.

 

Hipnoterapia regressiva

A hipnoterapia regressiva contribui para acessar as memórias associadas à fobia, ou seja, a identificação de um passado onde a situação ocorreu sem o controle do indivíduo e que lhe provocou sofrimento o suficiente para impactar sua vida posteriormente. Através da técnica de pequenos passos, o indivíduo pode complementar seu tratamento expondo-se de forma segura, planejada e consciente ao estímulo fóbico, agora consciente do que a traz medo e de como pode enfrentá-lo sem deteriorar seu emocional.

Você é terapeuta ou deseja se tornar hipnólogo? Conheça o nosso curso de hipnose que ensinamos toda a hipnose clínica regressiva com PNL.

Com tudo isso que aprendemos aqui, lembre-se que você não precisa ser refém dos seus medos. Procure um profissional hipnoterapeuta hoje mesmo e perceba os benefícios da hipnoterapia em sua vida! Se precisar de indicação, nós recomendamos o site Aliviamente para atendimento online especializado.

 

 


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK