O que é um plano de ação e como elaborar um para o seu negócio?

15/06/2021 às 14:00 PNL

O que é um plano de ação e como elaborar um para o seu negócio?

Em meio a tanta competitividade no mercado, as organizações precisam contar com processos eficientes no dia a dia para que todas as metas e objetivos sejam alcançados. E um dos recursos mais usados para fazer um negócio prosperar é o plano de ação. Esse artigo vai te mostrar o que é isso e dar dicas valiosas sobre como você pode elaborar um bom plano de ação para fazer a sua empresa superar os desafios do cotidiano. Essa é mais uma cativante leitura do blog do IBND. 

O que é plano de ação? 

Podemos dizer que é um conjunto de ações que visa atingir todas as metas e objetivos de uma empresa. São todas as atividades que serão realizadas para que os resultados sejam atingidos da forma mais eficiente possível. Um plano de ação também aponta os responsáveis por cada tarefa e acompanha todo o andamento de um determinado projeto.

O plano de ação é fundamental para fomentar o trabalho em equipe e o engajamento dos colaboradores, algo tão importante nas organizações. Ou seja, tudo que precisa ser feito dentro de uma empresa, visando o seu progresso no mercado, deve estar incluído no plano de ação da mesma. Apesar de ser um grande desafio elaborar um que seja eficiente, conheça as nossas dicas sobre como isso pode ser feito. 

Saiba onde sua empresa deseja chegar

Esse é o primeiro passo lógico. O empreendedor precisa saber onde o seu negócio deseja chegar, por isso, um planejamento estratégico é fundamental para dar uma noção de todos os objetivos empresariais. Depois de ter uma visão mais clara, faça uma lista de todas as contribuições do trabalho da sua equipe em prol dos objetivos da sua empresa. 

Tanto o empresário quanto os seus colaboradores podem saber como as suas atitudes no dia a dia, dentro do ambiente corporativo, podem ser úteis para que as metas do negócio sejam atingidas. Esse processo pode turbinar o engajamento, já que toda a equipe estará ciente do seu papel dentro da empresa. 

Crie metas possíveis de serem alcançadas e mensuráveis

Depois que você já sabe onde a sua empresa quer chegar e o que precisa ser feito, chegou a hora de traçar metas possíveis de serem alcançadas e que sejam mensuráveis. Vale lembrar que um plano de ação deve ter um objetivo bem definido, pois ele servirá para atingir as metas estipuladas. A hipnose é crucial para te ajudar com essa tarefa. 

Lembre-se de que as metas precisam ser de interesse de todo o grupo e deve estimular o trabalho em equipe. Se porventura elas não forem atingidas por qualquer motivo, é hora de avaliar todo o desempenho dos colaboradores e fazer os devidos ajustes, para que os resultados sejam alcançados. 

Faça uma lista de tarefas que precisam ser executadas

Organização é fundamental em toda empresa. Por isso, agora é a hora de fazer uma lista de tudo o que precisa ser feito para que as metas e  objetivos da organização sejam alcançados efetivamente. O ideal é listar todas as atividades juntamente com a equipe, para que tudo seja devidamente alinhado e não fique nada pendente. 

Além disso, quando o empreendedor faz uma lista das tarefas, todos os colaboradores ficam cientes de tudo aquilo que precisa ser feito e dos responsáveis pela execução de cada uma delas. Isso fomenta ainda mais a sinergia para que os objetivos sejam alcançados. 

Grandes tarefas devem ser dividas em partes menores

Muitas vezes, em um plano de ação, algumas tarefas parecem mais complicadas de serem feitas do que outras. A dica aqui é dividir as tarefas maiores em partes menores, pois dessa forma fica mais fácil fazer a gestão delas. Quando o empreendedor faz isso, é possível ter uma noção de tudo o que está sendo feito. 

O acompanhamento desse progresso é crucial para manter o bom gerenciamento de todas as atividades restantes, bem como das metas. Além de ficar tudo mais organizado, fica mais fácil para a equipe entregar tudo dentro do prazo previsto pelo gestor. Ter bom senso é fundamental nesse processo. 

Estabeleça prazos plausíveis para as entregas

O líder deve estabelecer prazos plausíveis para a sua equipe entregar todas as tarefas cotidianas. Somente dessa forma é possível se organizar melhor e priorizar o que é mais importante. Estabelecer prazos também pode deixar os colaboradores bem mais focados. 

Além disso, o gestor pode acompanhar de perto toda a produtividade diária da sua equipe e fazer os ajustes necessários para que tudo seja entregue dentro do prazo. Até a comunicação entre os colaboradores também fica mais assertiva. 

O seu plano de ação precisa de uma representação visual

Um plano de ação eficiente precisa de uma representação visual única e diferenciada. Isso pode ajudar a aumentar o engajamento de todos os envolvidos, pois eles poderão acompanhar o progresso das atividades no dia a dia. 

Uma melhor visualização gráfica de todo o plano de ação do seu negócio, permite a identificação das atividades que ainda estão apresentando alguma pendência e resolvê-las o mais depressa possível. Essa visão mais clara de tudo é fundamental. 

Todas as ações devem ser monitoradas

Um plano de ação eficiente exige que o empreendedor monitore todas as ações com uma certa periodicidade. Tudo deve estar conforme o que foi planejado anteriormente. Por isso, um acompanhamento constante é crucial para que os resultados sejam alcançados. 

De nada adianta elaborar um bom plano de ação e não monitorar o andamento das tarefas diárias. Para que tudo saia conforme o esperado, toda a equipe é responsável. Se cada um fizer a sua parte, sem procrastinação e com o máximo de empenho, os objetivos certamente serão alcançados. 

Venha para o IBND

O curso de PNL do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!

 


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK