O que é e como lidar com as criticas construtivas

28/05/2021 às 01:12 PNL

O que é e como lidar com as criticas construtivas

Ser criticado e criticar faz parte do nosso dia a dia, seja no ambiente de trabalho, dentro de casa ou mesmo entre amigos. O ato de criticar é presente em nosso cotidiano e muitas vezes o associamos a algo negativo. Toda via, as criticas construtivas podem ajudar no nosso desenvolvimento pessoal.

No ambiente de trabalho, alguns profissionais se sentem desmotivados após receber criticas do chefe ou colegas de trabalho e isso certamente afeta a produtividade e pode tornar o ambiente de trabalho um lugar estressante. E se o profissional não souber lidar bem com as criticas, isto certamente pode prejudicar sua carreira.

Você quer aprender a lidar com as criticas construtivas e fechar sua mente as criticas que não te acrescentam em nada? Neste artigo do IBND (Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento) vamos te ajudar a trabalhar a sua inteligência emocional para aceitar as criticas que forem boas. Vamos lá!

O que são as criticas construtivas?

As chamadas criticas construtivas são aquelas formuladas com o objetivo de nos ajudar a analisar e modificar comportamentos que podem estar prejudicando nosso desempenho em qualquer âmbito de nossas vidas, seja ele profissional, social, pessoal, amoroso, etc.

Quando falamos em criticas construtivas é muito normal que você se lembre dos famosos feedbacks que recebe em seu ambiente profissional. Nela, o seu gestor pode apontar questões relacionadas à execução de tarefas especificas, bem como relacionadas ao seu comportamento.

Este tipo de critica é muito positiva, pois permite que reconheçamos nossos erros a fim de trabalhar para melhorá-los e, assim, crescer como pessoa e profissional. E portanto, saber lidar com este tipo de critica sem levar tudo para o lado pessoal e entender o que foi dito como algo negativo, é o primeiro passo para progredirmos.  

Crítica destrutiva – a ovelha negra da família!

Diferente das criticas construtivas, as criticas destrutivas são aquelas carregadas de ofensas, acusações sem fundamento e sem qualquer contribuição para o crescimento e amadurecimento de quem a está recebendo. 

Em geral, este tipo de critica é feita por pessoas despreparadas para oferecer um feedback assertivo e que não possuem tato para lidar com as outras pessoas.

Muito além de desnecessária, este tipo de critica pode causar desavenças e sentimentos de raiva, culpa e desmotivação, pois por mais que certas falas daquele que critica façam sentido, a forma como a construção da crítica se deu é incorreta e não nos ajuda a mudar nossas ações e comportamentos.

E assim como precisamos aprender a lidar com as criticas construtivas, é essencial que aprendamos a lidar também com as criticas destrutivas que servem apenas para nos atingir de maneira negativa.

Como lidar com as criticas construtivas

Por mais que sejam positivas e favoráveis ao nosso desenvolvimento, muitas pessoas ainda têm dificuldade em lidar com os criticas construtivas e podem não recebê-las bem, provocando um efeito que pode ser destrutivo.

Portanto, se você acredita que se encaixa no perfil das pessoas que não sabem lidar bem com as criticas, veja a seguir algumas dicas para que você aprenda a agir da maneira correta ao receber um feedback positivo:

Aprenda a agradecer

Se você quer lidar com a critica de forma receptiva a primeira coisa a se fazer é agradecer quando alguém está tentando te ajudar. Demonstre compreensão com o que foi dito pela pessoa e agradeça para que ela entenda que pode lhe ajudar sempre que sentir que é necessário.

Não entendeu a critica? Pergunte!

Nada de fazer leituras mentais ao receber uma critica. Se você não entendeu o que pessoa pretendia passar com determinada abordagem a melhor solução é sempre perguntar, pois só assim você será capaz de analisar se a critica foi construtiva ou não.

Mantenha a calma

Ninguém gosta de ser criticado. No entanto, é necessário que você aprenda a manter a calma para agir com racionalidade. Dentro do ambiente de trabalho esta dica é imprescindível, afinal, neste ambiente nossas atitudes estão sempre sendo observadas.

Reflita sobre o que foi dito

Quando estiver sozinho num ambiente calmo e tranquilo, repasse tudo o que foi dito e busque analisar quais apontamentos fazem sentido para você e quais você realmente acredita que não que precisavam ter sido levantados.

Como lidar com as criticas destrutivas

Por mais que este tipo de critica desperte em você sentimentos negativos, é imprescindível que você aprenda a lidar com as criticas destrutivas da melhor forma possível.

Utilize a inteligência emocional

Sempre que receber uma crítica destrutiva, utiliza a sua inteligência e gestão emocional para não ficar tentado a revidar e comprometer seu comportamento, autoestima e produtividade.

Busque manter a calma e não interromper a pessoa enquanto ela fala. Mas caso sinto os nervos a flor da pele e sinta que está a ponto de explodir peça licença a pessoa para se retirar informando que você precisa de espaço antes de retomar a conversa.

Jamais retribua

É fundamental que você nunca retribua a critica ou responda de forma grosseira. Ao fazermos isso, podemos nos auto prejudicar.

Ao invés de responder, retire-se e acalme a mente para construir um feedback construtivo a esta pessoa, levantando as questões que lhe incomodaram sobre a forma como ela realizou a critica.

Quer aprender a construir críticas construtivas?

Quando as atitudes de um colega de trabalho, de um familiar, do seu cônjuge ou mesmo de um amigo o incomodam, é momento de você fazer uma critica construtiva. Mas como você fará sem perder as rédeas da situação?

Chame a pessoa para uma conversa privada e deixe bem claro que o objetivo da conversa é positivo. Exponha a sua opinião levantando os pontos que você acredita que essa pessoa precisa melhor e mencione o motivo que o levou a este pensamento.

É importante que você também dê espaço para que a pessoa criticada tire suas dúvidas e explique suas dificuldades. Ao final, vocês serão capazes de juntos buscarem uma solução.

Este artigo foi útil para você? Então não deixe de conferir os outros conteúdos aqui no blog do IBND e conheça o curso de pnl que poderá lhe ajudar a construir comunicações mais assertivas, claras e positivas!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK