O que é Regressão: entenda como este procedimento pode curar doenças e traumas do passado

23/05/2021 às 21:14 Hipnose

O que é Regressão: entenda como este procedimento pode curar doenças e traumas do passado

Se perguntarmos a alguém o que é a regressão, é muito provável que recebamos como resposta “o retorno a vidas passadas”. Entretanto, precisamos compreender que a regressão de memória e a regressão espiritual são conceitos divergentes.

Enquanto a Regressão de memória faz com que o individuo reviva momentos e informações do passado acessando o inconsciente, a regressão espiritual propõe um retorno a vidas passadas. A diferença é bem clara. Entretanto, muitas pessoas ainda confundem ambas as técnicas, muitas vezes definindo-as como sendo iguais.

Por isso, neste artigo do IBND (Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento) resolvemos esclarecer para você de uma vez por todas o que é Regressão no campo da Hipnose para que não restem dúvidas ou mal entendido. Vamos lá!

Mas então, o que é a Regressão?

Conhecida no meio profissional como Terapia de Regressão ou Hipnose Regressiva, na Regressão o individuo é levado a reacessar lembranças do seu passado com o objetivo primário de identificar em que momento surgiu ou qual foi o gatilho que determinou o trauma que ele vive hoje.

Esta etapa de conscientização é essencial para que o hipnoterapeuta dê inicio ao processo  terapêutico para tratar os sintomas causados por  traumas de infância, por exemplo.

Muitas vezes os nossos traumas, medos e sentimentos que não conseguimos explicar estão “escondidos” no nosso cérebro primitivo, ou seja, no nosso inconsciente, de modo que não conseguimos acessá-los e corrigi-los por conta própria e, neste contexto, a hipnose regressiva pode ser de grande auxilio.

Qualquer pessoa pode fazer a terapia de regressão?

Assim como todo o processo de hipnose, a terapia de regressão deve sempre levar em conta as crenças e disposição do cliente em cooperar com o processo. Afinal, não é possível hipnotizar uma pessoa sem que ela esteja disposta a isso e crente quanto a eficácia do procedimento.

Assim, se durante uma sessão de hipnoterapia o profissional sente a necessidade de introduzir a terapia de Regressão é importante conversar com o cliente. Numa breve conversa você irá descobrir se está lidando com um individuo cético que não acredita em regressão.

Nestes casos, é preciso que o hipnoterapeuta explique ao cliente por que acredita que a hipnose regressiva é a melhor solução e quais as suas possibilidades dentro do tratamento em andamento. Mas, se mesmo após a conversa o cliente não tiver interesse, é importante não forçar a barra!

Hipnose e regressão: é tudo a mesma coisa?

Não. Hipnose e Regressão não são a mesma coisa. Pois, enquanto a hipnose é uma técnica ampla de comunicação que pode ser utilizada de forma terapêutica, a regressão é apenas uma das técnicas que pode ser utilizada dentro de sessões de hipnoterapia.

Ou seja, a Regressão é um quadro especifico que, eventualmente pode ser usado em situações de diálogo clinico para alcançar memórias do passado escondidas no inconsciente para tratar traumas, fobias, doenças psicossomáticas, sentimentos negativos, entre outros quadros.

É importante frisar que a hipnose pode ser usada para muitos outros fins, como por exemplo, para anestesiar um paciente durante procedimentos odontológicos, sendo especialmente importante no caso de indivíduos com alergia a substâncias presentes em anestesias médicas.  

Os benefícios da terapia de regressão

A terapia de Regressão é uma técnica que oferece inúmeros ganhos ao cliente. Vejamos alguns dos principias benefícios deste procedimento:

  1. Ajuda a superar medos, fobias e problemas psicológicos

A terapia de Regressão já ajudou muitos pacientes que sofrem de síndrome do pânico, ansiedade, fobias, compulsão alimentar e muitos outros problemas de caráter psicológico.

Neste sentido, é importante que o individuo disposto a passar pela regressão busque pelo serviço de um profissional com formação sólida, capaz de fazer um diagnóstico preciso e iniciar o tratamento da maneira mais adequada possível.

  1. Auxilia na mudança de hábitos

Todos nós criamos hábitos durante nossa vida dos quais nos arrependemos. Roer as unhas, fumar ou até mesmo casos mais complexos, como pessoas que possuem TOC.

Com a hipnose regressiva, o hipnoterapeuta buscará identificar o gatilho que gerou este hábito/vicio, seja ele descendente do período da infância, da adolescência ou mesmo da fase adulta, a fim de ajudar o cliente a enfrentar todas as questões que o incomodam.

  1. Resultados rápidos e efeitos de longo prazo

Os resultados da terapia regressiva são rápidos, pois o método é breve e eficiente. Logo na primeira sessão, um profissional de hipnoterapia capacitado consegue acessar a mente inconsciente do cliente para identificar a raiz do problema, trabalhando sobre ele através de sugestões e comandos hipnóticos.

  1. Faz uma limpeza das memórias negativas

Além dos benefícios acima citados, a Regressão também permite a liberação de memórias e sentimentos negativos dentro do inconsciente, facilitando ao cliente livrar-se deles para sentir uma sensação de limpeza e alivio após a sessão.

Como vimos, a terapia de Regressão (ou simplesmente Regressão) é um procedimento baseado nas lembranças passadas de cada cliente e visa trazer paz interior e cura àqueles que buscam por esta técnica.

A terapia parte da ideia de que os problemas do presente estão relacionados de alguma forma as situações vividas no passado. E, portanto, seu diferencial está na capacidade de alcançar e acessar recordações escondidas no inconsciente.

Esta terapia pode ser usada como ferramenta por hipnoterapeutas, terapeutas, psicólogos, psiquiatras e demais profissionais  da área da saúde, contanto, que todas as normas de respeito ao  cliente, ética e sigilo profissional sejam seguidos.

Mas agora que você já sabe um pouco mais sobre Regressão, que tal se tornar um especialista preparado para trabalhar com este procedimento?

Conheça o curso de hipnose clinica e regressiva com PNL do IBND e aprimore seus conhecimentos!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 12 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 18 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK