Auto hipnose para dar adeus a procrastinação!

24/05/2021 às 21:14 Hipnose

Auto hipnose para dar adeus a procrastinação!

Alguma vez você já deixou para fazer alguma tarefa no último momento? Este hábito é muito comum na vida de milhares de pessoas e, apesar de ser algo natural do ser humano, na maior parte das vezes procrastinar não é algo positivo. Por isso, métodos como a auto hipnose para procrastinação pode ser interessante!

Você sofre com a procrastinação e sempre deixa tarefas importantes para depois ao invés de resolvê-las com antecedência? Então o artigo de hoje do IBND (Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento) pode ajudar você a se livrar deste grande mal do século 21!

O que é a procrastinação e por que procrastinamos?

Procrastinar é – como sabemos – o hábito de deixar de fazer algo importante para fazer outra coisa que não tem importância ou simplesmente não fazer nada. Ou seja, deixar para estudar para uma prova doze horas antes, adiar o inicio do projeto fitness, adiar a ida ao banco, etc.

É muito comum deixarmos tarefas que consideramos chatas para o último momento. E é importante notar que somente procrastinamos com nossos deveres e não com tarefas que nos causam prazer e satisfação.

E isso ocorre por que nós seres humanos temos dificuldade para lidar com tarefas que são complexas para nós, ou que não nos trarão beneficio imediato ou em curto prazo. Toda via adiar situações que nos tiram da zona de conforto é uma decisão que pode trazer fortes impactos negativos sobre a nossa vida.

Dentre os impactos negativos podemos listar o peso na consciência, o nervosismo, a sensação de incompetência, a angústia, a queda da autoestima e o sofrimento. E a constância da procrastinação no nosso dia a dia pode levar a problemas mais graves como a ansiedade, o estresse e a depressão.

Mas se sentimentos todas essas desagradáveis emoções ao procrastinar, não seria mais fácil que fizéssemos as tarefas que nos competem? Afinal, por que procrastinamos?

A procrastinação está diretamente a nossa mente inconsciente que faz isso por puro instinto de auto preservação e sobrevivência. Isso pode soar estranho a principio, mas a grande verdade é que nosso cérebro primitivo trabalha de forma instintiva buscando fugir da dor e sempre aproximar-se do prazer.

Esta explicação faz mais sentido se pensarmos que toda a tarefa que procrastinamos são aquelas que não gostamos. Ou seja, aquelas tarefas que trazem desprazer, frustração e tédio, por exemplo.

Procrastinação e Autossabotagem. Existe relação?

Esqueça o termo Autossabotagem. Isso não existe! Pense só: você bateria em si mesmo? Iria responder questões que sabe que são erradas numa prova super importante? Se estiver conscientes, sua resposta muito provavelmente será não. Ou seja, você não irá se autossabotar!

Nas vezes que escolhemos procrastinar tomamos esta decisão, pois temos a tendência de nos afastarmos daquilo que nos tira da nossa zona de conforto, temos a tendência de não lidarmos bem com tarefas que parecem complexas e chatas na nossa visão.

Todas as vezes que postergamos uma tarefa, pode ter certeza que o seu inconsciente está no comando tentando te preservar da dor, da frustração, do tédio, etc. Por isso, é preciso buscar uma reprogramação mental!

Pare de procrastinar. Reprograme sua mente contra a procrastinação!

Uma vez que entendemos os impactos negativos que procrastinar pode trazer a nossa vida, estamos prontos para lutar contra este péssimo ato.

Veja a seguir quatro três para reprogramar a sua mente contra a procrastinação:

  1. Negocie com seus pensamentos procrastinadores

No universo da Programação Neurolinguistica (ou PNL) chamamos aquilo que o procrastinador vivencia de Conflito de Partes. Pois, de um lado queremos iniciar e concluir a tarefa, do outro queremos evitar ter que fazê-la.

Por isso, é importante entendermos o que nos leva a procrastinar e, assim, negociar com estas razões para recuperarmos o foco e a motivação.

Pense em todos os pontos positivos de realizar a tarefa e uma maneira de tornar o trabalho mais prazeroso. Ao mesmo tempo, imagine as conseqüências negativas de não começar ou não terminar a tarefa e se apegue a isso.

  1. Procrastine a procrastinação

Se for procrastinar, faça de modo comedido. Faça intervalos de 10 ou 15 minutos enquanto realiza a tarefa que estava procrastinando. Use este curto espaço de tempo para descansar e logo, retorne a sua tarefa.

Esta dica tem muito haver com o conflito de partes que falamos acima. Quando nos permitimos uma “leve” procrastinação beneficiamos ambas as partes da nossa mente. Ou seja, você não deixa de fazer o que precisa ser feito, mas também não deixe de procrastinar.

  1. Elimine as distrações

As redes sociais, a televisão e até mesmo objetos ao nosso redor podem fazer com que queiramos abandonar nossos deveres. Portanto, sempre que iniciar uma tarefa, desligue-se de tudo ao  seu redor e que pode ser tentador. E ligando-se com a dica dois, permita-se pequenas pausas para navegar pelas redes sociais, ler um capitulo do seu livro ou bater papo com amigos.

  1. Aposte na auto hipnose para procrastinação

A auto hipnose para procrastinação visa identificar o que chamamos de E.C.I (Evento Causador Inicial) que desencadeou o comportamento procrastinador, bem como mapear os E.C.S’s (Eventos Causadores Subsequentes), reprogramando a mente para agir de modo a eliminar o padrão.

Ao longo do processo podem ser usadas técnicas de PNL e Regressão, por isso, nós do IBND sempre indicamos que você faça a escolha de buscar por um hipnoterapeuta para te acompanhar no processo hipnótico.

A auto hipnose para procrastinação age diretamente sobre a raiz que deu origem ao problema (E.C.I) e sobre as suas ramificações (E.C.S’s) dando fim a procrastinação sem sofrimentos!

Curtiu este artigo? Então não deixe de conferir os outros conteúdos em nosso blog e conhecer o nosso curso de hipnose online!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK