O que é Health Coaching?

01/04/2020 às 09:41 Coaching

O que é Health Coaching?

O Coaching é uma das metodologias mais eficientes de desenvolvimento humano. No Brasil, o interesse pelo assunto vem crescendo tanto, que novos nichos de Coaching estão surgindo. Você sabia que o Coaching pode ajudar a melhorar o desempenho de profissionais da área da saúde? Este é o chamado Health Coaching.

Médicos, enfermeiros, técnicos, recepcionistas e profissionais de outras funções da área da saúde podem melhorar o seu desempenho profissional e atender melhor os pacientes. As técnicas e ferramentas de Coaching são aplicadas de maneira específica no Health Coaching, como mostraremos a seguir.

O que é Health Coaching e como ele funciona?

O intuito do Health Coaching é ajudar profissionais da área de saúde a aprimorem as habilidades essenciais para o desempenho do seu trabalho. Estamos falando no desenvolvimento da capacidade de comunicação, de foco e da aplicação de ferramentas que ajudem no entendimento do comportamento humano.

Esse nicho de Coaching não foca na atividade profissional, ou seja, não busca ensinar medicina aos médicos, por exemplo. A ideia não é mostrar a eles, como eles podem desenvolver o seu trabalho, mas mostrar formas para que eles desenvolvam habilidades importantes no trato com os pacientes.

O foco do Health Coaching são os desafios e obstáculos que profissionais da área de saúde enfrentam diariamente. Geralmente, esses profissionais encaram uma rotina estressante, vivem sob pressão, precisam tomar decisões importantíssimas e tem responsabilidades sobre a vida de outras pessoas.

O trabalho é intenso e a carga emocional também é gigante. Isso faz com que profissionais fiquem cansados, saturados, o que danifica o seu corpo e a sua mente. Assim, nem sempre o atendimento prestado será de excelência, e é isto que o Health Coaching busca mudar.

Através de técnicas e ferramentas aplicadas durante o processo, os profissionais da área de saúde conseguem desenvolver habilidades importantes como a inteligência emocional, a empatia e aprendem a gerir melhor o seu tempo, entre outros benefícios.

Quais são os principais benefícios do Health Coaching?

Como já deu para perceber o Health Coaching é uma excelente alternativa para melhorar o desempenho dos profissionais da área de saúde. Abaixo, mostraremos quais são os principais benefícios que estes profissionais podem ter ao procurarem um profissional que atenda esse nicho de Coaching, confira:

Redução do estresse diário

O trabalho na área de saúde é bastante estressante. Estes profissionais lidam com a vida de outras pessoas, o que por si só gera uma grande responsabilidade. O Health Coaching trabalha com as técnicas e ferramentas certas para reduzir o estresse diário.

Por viverem sob pressão e nem sempre contarem com todos os equipamentos e respaldo que precisam para atenderem bem os pacientes, médicos e enfermeiros ficam sobrecarregados. Com isso, estes profissionais precisam encontrar formas de aliviar o estresse. E é isso que o Coaching apresenta a eles.

O Coaching ajuda no desenvolvimento do foco e da concentração, dando disciplina e ajudando os profissionais a planejarem melhor seu tempo e a equilibrarem suas atividades pessoais e profissionais.

Dentro do Curso de Coach você aprende ferramentas para reduzir seu estresse diário.

Adaptação a rotina

Outra necessidade dos profissionais da área de saúde é que eles precisam se adaptar rapidamente a rotina. Nunca se sabe, o que eles precisaram fazer diariamente. Principalmente, os profissionais que trabalham em emergências devem conseguir se adaptar rapidamente a qualquer situação para prestar um bom atendimento.

Pensando nisso, o Health Coaching trabalha com técnicas e ferramentas essenciais para o desenvolvimento da empatia e da proatividade. Assim, os profissionais conseguem se adaptar rapidamente a rotina, tomando melhores decisões e executando as tarefas com excelência, mesmo sob forte pressão.

Tomada de decisões assertivas

Médicos e enfermeiros precisam tomar decisões assertivas rapidamente. A responsabilidade de lidar com a vida de outras pessoas requer muito preparo e equilíbrio emocional. O Health Coaching ajuda no desenvolvimento da inteligência emocional e da concentração.

Dessa maneira, os profissionais podem ser manter concentrados no atendimento que estão prestando para tomar melhores decisões. E conseguem manter também o equilíbrio emocional, essencial em situações de alto risco, agindo com eficiência e rapidez para salvar vidas.

Eliminação de crenças limitantes

As crenças limitantes são um dos principais fatores negativos para os trabalhos da área de saúde. O profissional precisa ter total confiança em sua capacidade de atendimento e realização de qualquer tarefa. Afinal, eles se formaram para isto e precisam passar segurança para os seus pacientes.

Através do estímulo ao autoconhecimento, o Health Coaching consegue identificar crenças limitantes e traumas que podem ser nocivos para o trabalho na área de saúde. E com isso, é possível usar as ferramentas certas para ressignificar essas crenças, dando mais confiança e motivação para o profissional.

Melhora as relações interpessoais

O relacionamento com os colegas de trabalho e com os pacientes é essencial para um bom atendimento. Muitos médicos e enfermeiros possuem barreiras que dificultam o bom relacionamento.

O Health Coaching ajuda no desenvolvimento de habilidades como o rapport e a empatia. Dessa maneira, os profissionais da área de saúde conseguem melhorar a sua comunicação com os pacientes e os colegas. Isso é essencial para o desenvolvimento pleno e eficaz de suas funções.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça a nossa Formação em Coach.  


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK