O que é e qual é a importância da resiliência em nossa vida?

31/03/2020 às 08:23 PNL

O que é e qual é a importância da resiliência em nossa vida?

Resiliência é um termo que ficou bastante conhecido nos últimos anos. Muitas pessoas tatuaram essa palavra no próprio corpo, a utilizaram em conversas com amigos e buscaram saber mais sobre esse conceito.

Mas o que, de fato, é resiliência? E como ela pode ser importante em nossas vidas?

A palavra resiliência é bastante usada por psicólogos e coaches, mas o termo surgiu na física. Em latim, a palavra significa:”voltar atrás” e isso ter a ver com a origem desse termo.

Na física, resiliência é a capacidade que alguns corpos possuem de voltar ao seu estado original, mesmo após serem submetidos a algum tipo de deformação. 

O que é resiliência?

O sentido da palavra resiliência no meio do coaching e da psicologia e similar ao originário da física.

Para nós, a resiliência é a capacidade que uma pessoa possui para lidar com seus problemas, não se abater perante adversidades, buscando se adaptar as mudanças e resistir a qualquer tipo de pressão para superar barreiras.

Uma pessoa resiliente se caracteriza por ter atitude, tomar as rédeas da própria vida, assumir riscos, tentar incessantemente e não se abater com maus resultados.

Elas possuem uma visão otimista da vida como um todo e esta visão não se abala com os obstáculos enfrentados no caminho.

A Programação Neurolinguística – PNL é uma das mais eficazes ferramentas no desenvolvimento das habilidades que formam uma pessoa resiliente.

 

Qual é a importância da resiliência em nossa vida?

A resiliência é uma competência essencial para qualquer ser humano. Ter a capacidade de lidar e de transpor adversidades é fundamental para o sucesso profissional e pessoal.

Pessoas resilientes conseguem ver situações por outra ótica, enxergando o lado bom de momentos ruins, aprendendo com isto e seguindo em frente.

Ter essa capacidade para lidar com os problemas, te torna uma pessoa capaz de enfrentar as crises, superar seus próprios traumas e perdas e estar sempre se adaptando a novos desafios.

Acreditar em si mesmo é a chave da resiliência e isso é enormemente eficaz em nossas vidas.

Como ser uma pessoa resiliente?

Cada tem uma maneira específica de lidar com os próprios problemas, reagimos e agimos de maneiras diferentes, então como desenvolver a resiliência?

Bom, existem dicas simples que podem ajudar a desenvolver essa capacidade com o poder do hábito e da mente.

Confira as nossas dicas abaixo:

Aprenda com experiências negativas

Todos nós, sem exceção, passamos por adversidades, de diversos tipos e níveis, ninguém está imune a problemas. Isso é inevitável! Então, o que podemos mudar é a forma como nós enfrentamos, como nós enxergamos o problema.

Por isso, um dos pilares da resiliência é o aprendizado. Aprenda com experiências negativas! Ao pensar sobre uma situação, tente vê-la dos mais diferentes aspectos.

Observe e encontre erros e pontos de aprimoramento em sua conduta. Assim, você não se concentra na magnitude do problema, mas nas suas causas e esta é a chave para encontrar novas soluções.

Conheça o nosso Curso de PNL.  

Não se isole!

Uma característica em comum de pessoas que passam por diversas adversidades ao mesmo tempo ou em sequência é o ato de se isolar do mundo.

Uma pessoa resiliente nunca se isola. Ela continua mantendo contato com amigos e familiares, sempre buscando nas pessoas que ama, uma palavra de conforto e bons momentos de descontração.

Você não tem que sofrer sozinho! Recorra a amigos e familiares, exponha seus problemas a pessoas de confiança. Elas sempre poderão lhe ajudar de uma forma ou de outra.

E claro, sempre esteja disposto a ouvir outras pessoas, essa também é uma forma de aprender e crescer como pessoa.

Pratique atividades antiestresse

O acúmulo de problemas, o isolamento e doenças como a ansiedade e a depressão são potencializadas por conta do forte estresse.

E o estresse está presente em nossas vidas, seja no trabalho ou na vida pessoal. Passamos o dia acumulando tensão.

Uma boa maneira de reduzir os efeitos do estresse em nosso dia a dia é praticar atividades antiestresse. Entre essas atividades, podemos citar duas: a meditação e a terapia.

Ambas, são atividades que visam acalmar a mente e organizar os nossos pensamentos. Hobbys como dançar, desenhar, ouvir música e muitos outros também pode ser excelentes contra o estresse.

Renove seus hábitos

Uma boa maneira de baixar o estresse e aprender a lidar melhor com os problemas é renovar os nossos hábitos.

Afinal, como queremos obter resultados diferentes se sempre fazemos as mesmas coisas?

Se observe e veja quais são os hábitos que lhe prejudicam. E então busque renová-los com hábitos mais saudáveis.

Assim, você pode pôr em prática, hábitos como uma alimentação mais saudável, exercícios físicos, momentos de leitura , entre outros. Essa é uma maneira de lidar melhor com os acontecimentos cotidianos.

Conheça e faça o nosso Curso de PNL

Acredite no seu potencial!

Pessoa resilientes acreditam no próprio potencial, elas tem consciência no que são boas e no que podem melhorar.

Dessa forma, elas compreendem e absorvem melhor as situações negativas. Acreditar em si mesmo é a chave para ser resiliente.

Faça uma formação de coaching. Essa metodologia pode lhe ajudar a estimular habilidades como o autoconhecimento, a automotivação, que são essenciais para desenvolver e aplicar a resiliência em nossas vidas.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso Curso de PNL.  


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK