O que é o método Kaizen? Aprenda como aplicar

18/03/2020 às 14:23 PNL

O que é o método Kaizen? Aprenda como aplicar

O Japão é referência em organização e metodologia de trabalho. A cultura japonesa possui alguns métodos bastante eficientes para a produtividade e os resultados. Aqui, falaremos de um deles: o método kaizen.

A filosofia kaizen é um exemplo de metodologia japonesa, ele expõe a disciplina o foco presentes nessa cultura, e tem como principais focos eliminar os desperdícios e aumentar a produtividade.

Os resultados da aplicação desse método em sua empresa aparecem com o passar do tempo, já que o kaizen foca na melhoria contínua dos processos.

A PNL também pode ajudar a aumentar a sua produtividade no trabalho e também o seu desenvolvimento pessoal!

O que é e como surgiu o método Kaizen?

O método Kaizen começou a ser implementado no Japão após a segunda guerra mundial. O país foi um dos mais atingidos pelo conflito economicamente e encontrou nessa filosofia, uma forma de reerguer suas indústrias e voltar a se desenvolver como país.

A palavra “kaizen” em japonês significa algo como “mudar para melhor”. Essa metodologia pode ser aplicada tanto no meio corporativo como no meio familiar e pessoal.

Esse método surgiu nos anos 50, quando após a guerra empresários japoneses se reuniram para adotar um conjunto de práticas visando melhores resultados.

Inclusive, foi através do método Kaizen que um dos sistemas de produção mais conhecido, o Toyotismo se reproduziu pelo mundo na segunda parte do século XX.

O foco desse método são as pessoas. Nesta filosofia, cada um de nós pode melhorar em suas funções dia após dia. O processo de crescimento é uma melhora contínua e incessante.

Para promover esse desenvolvimento, o método kaizen foca na sobreposição do aspecto coletivo sobre o individual.

Através da colaboração e da integração dos colaboradores é que uma empresa consegue crescer. Somente quando todos trabalham como um só, é possível ter resultados efetivos em produtividade, diminuição do desperdício e aumento do lucro.

A base da metodologia kaizen é um ambiente de trabalho agradável e funcional. A preocupação não está nos resultados, mas sim no bem-estar dos funcionários, principais responsáveis pelo crescimento do negócio.

Fundamentos do método Kaizen

Podendo ser aplicada em qualquer âmbito, a filosofia kaizen surgiu no meio industrial.

Então, vamos mostrar quais são os principais fundamentos desse método, assim você pode entender no que ele se baseia e começar a vislumbrar como ele funciona na prática.

Você também pode conheçer o nosso Curso de PNL para melhorar a sua produtividade.

 

Confira os principais fundamentos do método Kaizen:

  • Eliminação de desperdícios
  • Aprendizado na prática
  • Colaboradores integrados com a empresa
  • Sem altos investimentos, o foco é melhorar as condições de trabalho para uma maior produtividade
  • Aplicável em qualquer lugar
  • Comunicação clara e objetiva
  • Valorização dos colaboradores
  • Ações focadas em um bem maior
  • Melhoria contínua de processos e desenvolvimento de trabalhadores

Como podemos perceber, o método kaizen foca no indivíduo através da coletividade. Essa é uma forma de evoluir todos os setores de uma empresa.

Outra vantagem dessa filosofia é promover o crescimento a custo baixo, focando no envolvimento das pessoas com o projeto.

Método Kaizen na prática

Já falamos bastante sobre o método kaizen na teoria, agora é hora de entender como ele funciona na prática.

O professor Masaaki Imai, um dos expoentes desta filosofia, explica que o método pode ser posto em prática em três formas: para administração, para o grupo e para as pessoas. Veremos mais abaixo.

Kaizen para administração

Nesta etapa do processo são discutidas as principais questões para a implementação da metodologia. Imai afirma que um gestor deve dedicar meta do seu tempo a aprimorar o quanto possível todos os pontos necessários.

Assim, é possível redefinir processos e padronizar uma cultura organizacional dentro da empresa.

Definindo os processos, a administração é responsável por dar todo o suporte necessário para que os colaboradores coloquem em prática, o que resulta em: treinamentos, disciplina e infraestrutura.

Kaizen para o grupo

Nesta etapa, o método kaizen visa promover o envolvimento dos colaboradores com a empresa. Para isso, são formados grupos constituídos por pessoas de diferentes setores.

Cada grupo deve focar em aprender e colocar em prática, técnicas para solucionar os problemas, adaptando os processos e introduzindo o aperfeiçoamento na prática.

Assim, cada grupo consegue definir soluções para a resolução de problemas. O intuito desta parte é otimizar os processos da empresa, tornando-os mais ágeis e objetivos.

Os grupos se unem com o objetivo de se envolverem com as práticas da empresa.

Kaizen para as pessoas

Aqui, o método kaizen foca nas pessoas. A ideia é estimular os colaboradores a desempenharem as suas funções com mais vigor.

E para isso, é preciso que se pesquise o que os trabalhadores necessitam.

Dessa forma, você pode implementar um sistema dinâmico de trabalho, ter métricas para avaliar o desempenho individual de cada um e conquistar.

Assim, é possível desenvolver a capacidade do colaborador dia após dia, promovendo a melhora contínua, através de um acompanhamento atento as atividades do profissional.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. E conheça o nosso Curso de PNL, que pode lhe ajudar a implementar novos hábitos e ações para se tornar um profissional mais produtivo e engajado com o sucesso.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK