O que é e para que serve a técnica de Ponte ao Futuro?

06/04/2020 às 16:08 Coaching

O que é e para que serve a técnica de Ponte ao Futuro?

Você não tem um bom desempenho em entrevistas de empregos, reuniões com clientes ou mesmo em diálogos comuns do dia a dia? Então, você precisa conhecer a técnica da Ponte ao Futuro.

Existem momentos muitos importantes na nossa vida e eles acontecem diariamente, e é normal que tenhamos bastante ansiedade, medo e nervosismo de encarar problemas, adversidades e desafios de frente. O problema é quando esses fatores nos impedem de ter um bom desempenho.

Muitas vezes somos bons no que fazemos, sabemos do que estamos falando, mas não conseguimos desenvolver na hora que precisamos. A técnica da Ponte ao Futuro que abordaremos nesse texto pode ajudar bastante a melhorar a nossa desenvoltura nessas situações.

O que é Ponte ao Futuro?

A Ponte ao Futuro é uma técnica que busca ajudar pessoas a se prepararem para situações específicas. Digamos, que você tem uma entrevista de emprego nos próximos dias, ao desenvolver essa técnica, você consegue criar um cenário imaginário, e se imagina no momento da entrevista.

Dessa forma, ao fazer esta Ponte ao Futuro, você consegue desenvolver e treinar certos comportamentos e falas essenciais para ter um bom desempenho para conseguir a vaga. Isso se aplica em outras situações.

A Ponte ao Futuro pode ser útil em diversos momentos da vida, tanto para nos ajudar em ocasiões profissionais e pessoais. Com o uso dessa técnica, é possível conseguir desenvolver habilidades importantes para controlar o medo e ansiedade e ganhar desenvoltura.

Para aplicar essa técnica, basta estar em lugar tranquilo e conseguir se concentrar na situação que você irá passar. Assim, você consegue adotar um comportamento que condiz com o momento e possa lhe ajudar a ter mais segurança e manter a calma em ocasiões importantes.

O intuito da técnica é ajudar pessoas a identificarem com mais facilidade, qual é o motivo do seu nervosismo e da sua ansiedade. Assim, ela pode praticar certos hábitos que podem lhe ajudar a se adaptar a qualquer situação, ignorando qualquer estado emocional negativo.

Você aprende a Ponte ao Futuro em nosso Curso de PNL.

Para que serve a Ponte ao Futuro?

Depois que explicamos o que é e como funciona a Ponte ao Futuro, agora vamos falar mais detalhadamente sobre os principais benefícios dessa técnica na vida das pessoas.  Confira as principais utilidades da Ponte ao Futuro abaixo:

Redução de Ansiedade

A ansiedade é um problema que atinge muitas pessoas em pequena ou grande escala. Todos somos ansiosos, mas quando a ansiedade começa a interferir em nossa vida pessoal e profissional é preciso encontrar maneiras de reduzir a ansiedade.

Nestes casos, a Ponte ao Futuro é uma excelente técnica para ajudar no controle da ansiedade. A ansiedade nos leva a cometer erros em momentos importantes, às vezes damos dados errados, falamos algo inconveniente e isso nos prejudica.

A Ponte ao Futuro serve para nos ajudar a manter a tranquilidade e a se preparar para estes momentos, diminuindo as chances de erro. No dia da ocasião, será como se nós já tivéssemos vividos aquele momento, o que torna tudo mais fácil para alcançarmos o melhor desempenho possível.

Melhora de desempenho

Todos queremos melhorar o nosso desempenho, principalmente quando estamos prestes a passar por um momento importante. Usar a técnica da Ponte ao Futuro é de grande valia para isso.

Assim, conseguimos nos imaginar em momentos específicos, e podemos desenvolver o comportamento correto para cada situação. Dessa maneira, é possível planejar suas ações e reações em diferentes casos e ter um bom desempenho em qualquer ocasião.

Autoconhecimento

A Ponte ao Futuro é uma técnica interessante para o desenvolvimento do autoconhecimento. Quando estamos em um ensaio para um momento específico, nós estamos nos conhecendo melhor.

O simples fato de nos imaginarmos em certos momentos, nos leva a reflexões sobre os nossos objetivos, os nossos sonhos, os nossos pontos fortes e os nossos pontos de melhoria.

Essa é uma excelente forma de descobrir os seus objetivos e traçar um caminho para conquistá-los. Com a Ponte ao Futuro, você identificará onde pode melhorar, quais hábitos e comportamentos você precisa desenvolver para ter um desempenho melhor e quais são os erros que você não deve voltar a cometer em momentos importantes.

Ressignificação de crenças limitantes

A Ponte ao Futuro também é uma técnica excelente para auxiliar na ressignificação de crenças limitantes e traumas. Muitas vezes, a ansiedade e o medo resultam em crenças limitantes e isso é extremamente prejudicial para a nossa vida como um todo.

Essas crenças refletem em pensamentos e afirmações negativas. Elas costumam nos gerar um certo desconforto em alguns casos, e principalmente, nos colocam em uma zona de conforto. O que nos faz perder grande oportunidades durante a vida.

Com essa técnica, fica bem mais fácil fazer a mudança de mindset, o que implica no desenvolvimento e prática de novos hábitos e habilidades. Dessa maneira, nos superamos as barreiras criadas pelas crenças e conseguimos ter um melhor desempenho para aproveitar as próximas oportunidades.

A técnica da Ponte ao Futuro é uma ferramenta de PNL. E é bastante usada para aprimorar novos hábitos e comportamentos em prol da melhora de desempenho. Dentro de uma formação de PNL, os participantes podem aprender a aplicar essa técnica em suas vidas e ajudar outras pessoas.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. 


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®