O que é e como desenvolver a atenção plena - Mindfulness?

08/04/2020 às 17:08 Coaching

O que é e como desenvolver a atenção plena - Mindfulness?

O mundo é cheio de distrações. Juntando isso a rotinas cada vez mais pesadas de trabalho, fica bastante difícil manter a concentração para realizarmos todas as tarefas que precisamos. E para ajudar nessa tarefa, podemos usar a prática da atenção plena.

Trabalhamos sempre no limite da nossa capacidade, vivemos em ambientes que elevam o estresse a ansiedade, por isso precisamos de ferramentas que nos possibilitam acalmar os ânimos e aprimorar o foco em meio ao caos diário.

A atenção plena pode nos ajudar a desenvolver foco e concentração, reduzir níveis de estresse e ansiedade, entre outros muitos benefícios. Viver no “automático” não é uma boa ideia, isso leva a uma zona de conforto e nos faz perder oportunidades. Precisamos encontrar maneiras de lidar com a pressão do dia a dia para acelerar o nosso crescimento.

O que é Atenção Plena / Mindfulness?

A Atenção Plena é uma prática antiga, teve sua origem no budismo, mas só se popularizou pelo mundo no século XX.  Em julho de 1979, o renomado médico Jon Kabat-Zinn, fundador da clínica Stress Reduction, apresentou o primeiro programa de atenção plena, também conhecida como Mindfulness.

Para Jon, a atenção plena consiste em tranquilizar a mente, evitando que nossos pensamentos fluam, enquanto estamos fazendo alguma coisa. E assim, consigamos nos concentrar apenas no que estamos fazendo no momento. O intuito dessa ferramenta é colocar o nosso foco no presente e rechaçar qualquer distração que nos leve ao passado ou a preocupações futuras.

Qual é a importância da Atenção Plena / Mindfulness em nossas vidas?

Estudos comprovam os benefícios que a atenção plena traz para o bem-estar das pessoas. Essa prática nos ajudar a acelerar o nosso desenvolvimento pessoal e profissional. Essa ferramenta pode ser usada por pessoas comuns, com diferentes objetivos, como também pode ser usada por empresas, para elevar a produtividade e otimizar os resultados.

Confira quais são os principais benefícios da Atenção Plena / Mindfulness:

  • Redução do estresse e da ansiedade;
  • Prevenção a doenças como a depressão;
  • Controle da hipertensão;
  • Fortalecimento do sistema imunológico;
  • Retarda o envelhecimento precoce;
  • Mais produtividade no trabalho;
  • Mais concentração.

 

Como desenvolver a atenção plena / Mindfulness?

Nós trabalhamos a atenção plena / Mindfulness em nosso Curso de Coach, porém, não existe um caminho definido para desenvolver a prática da atenção plena. Assim como outras ferramentas, é preciso ser bastante dedicado para absorver essa prática e implementá-la no seu dia a dia. Para lhe ajudar, resolvemos dar algumas dicas, confira abaixo:

Foque apenas em uma atividade por vez

O objetivo da atenção plena é ter foco em cada atividade. Assim, podemos desenvolver nossas atividades com mais qualidade e rapidez. Então, a primeira lição da atenção plena é deixar de fazer várias atividades ao mesmo tempo.

Até mesmo em atividades rotineiras do dia a dia como tomar café, tomar banho e almoçar, por exemplo, é preciso buscar a concentração em apenas uma atividade. Dessa maneira, você pode começar a implementar a prática da atenção plena em sua vida.

Se concentre em suas refeições

Uma das maneiras de desenvolver mais rapidamente a atenção plena é se concentrar em suas refeições. Buscar ter mais atenção ao se alimentar é importante para aproveitar momentos prazerosos. Como esses momentos são diários, a alimentação é uma excelente forma de praticar a atenção plena em sua vida.

Com a correria do dia a dia, na maioria das vezes, engolimos a comida e não aproveitamos em nada o sabor de uma boa refeição. E ter uma alimentação mais saudável é importantíssimo para ter uma boa saúde e para aprimorar o nosso poder de foco e concentração.

Pratique meditação

A meditação é uma excelente atividade para desenvolver a atenção plena. Essa prática consiste em elevar a nossa capacidade de concentração e controle da nossa mente. Assim, conseguimos nos concentrar com mais facilidade em nossas atividades diárias.

Para aproveitar de todo o poder da meditação é preciso encontrar um lugar tranquilo e confortável. Com isso, é possível começar a praticar a ação de esvaziar a mente, dando total atenção a respiração e movimentos do corpo. Com a meditação, podemos conseguir levar essa capacidade de concentração para outras atividades da nossa vida.

Como o coaching pode ajudar a desenvolver a atenção plena?

O coaching é uma metodologia eficaz de desenvolvimento humano. As pessoas que passam pelo processo conseguem desenvolver habilidades importantes para conseguirem controlar suas emoções, definirem seus objetivos e aumentar o poder de concentração.

Habilidades como a inteligência emocional, o autoconhecimento e a automotivação, por exemplo, são essenciais para o desenvolvimento da atenção plena. Dentro do processo de coaching, o coachee recebe todo o suporte necessário para o desenvolvimento plena dessa prática.

O coach atua como facilitador, que presta toda a supervisão necessária e utiliza as técnicas e ferramentas corretas para os coachees desenvolverem essa habilidade com êxito. Com o tempo, a prática da atenção plena será natural em sua vida.

Não esqueça de conhecer o nosso Curso de Coach


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®