6 características essenciais que todo coach deve ter

05/04/2020 às 08:13 Coaching

6 características essenciais que todo coach deve ter

O Coaching está se tornando cada vez mais popular no Brasil. Muitas pessoas estão sendo ajudadas pelo processo, e com isso acabam criando a vontade de fazerem uma formação para se tornarem Coaches.

São vários os nichos de Coaching, por isso profissionais de diversas áreas fazem formações de Coaching para agregarem valor a sua carreira profissional. Como a carreira de Coach está em ascensão, resolvemos fazer este artigo, para listar as principais características que todo Coach deve ter.

O conjunto de características que citaremos neste texto são parte da rotina de Coaches de sucesso no mercado. E como a concorrência aumenta cada vez mais na área, desenvolver essas habilidades pode ser um fator fundamental para se destacar e conquistar mais Coachees.

Confira abaixo quais são as principais características que todo Coach deve ter:

Autoconfiança

O Coach é o profissional que ajuda na conquista de objetivos e na resolução de problemas. E um ponto chave para ajudar as pessoas nesta caminhada é ter e passar confiança.

As pessoas procuram por profissionais que passem confiança, ou seja, transmitem segurança de que sabem o que estão fazendo. Por isso, todo Coach deve desenvolver a autoconfiança.

Ser confiante é essencial para atrair Coachees. As pessoas que procuram pelo Coach, querem encontrar um profissional dedicado, confiante e que possa cativá-los pelo de levantar a autoestima e estimular a realização de seus sonhos.

Inteligência Emocional

Durante o processo de Coaching, o Coach passará por situações delicadas, entrando em questões que afetam emocionalmente o Coachee. E nessas horas é essencial manter o equilíbrio emocional para ajudar o outro.

E para isso é preciso desenvolver a inteligência emocional. Essa habilidade é fundamental para aprendermos a lidar com nossas próprias emoções, e assim saber como podemos controlar e como devemos reagir.

Por isso, o Coach deve desenvolver a inteligência emocional para conseguir lidar com o seu trabalho. É essencial manter a calma e o controle sobre os próprios sentimentos, quando lidamos com as emoções e o comportamento de outras pessoas.

Conheça a nosso Curso de Coach.

 

Empatia

O Coach precisa ter uma boa comunicação. O diálogo é parte fundamental para o sucesso do processo. E uma das habilidades essenciais para o aprimoramento da comunicação é a empatia.

Essa competência é fundamental para criar conexões fortes com as pessoas. O desenvolvimento da empatia ajuda a nos colocar no lugar do outros, entender suas posições, por mais que não concordemos, e a responder de maneira firme e educada.

E é dessa forma que o Coach deve se portar durante as sessões, para criar um relacionamento de confiança com os Coachees. Como profissional da área, é fundamental se importar na forma em que você passa a mensagem. Para o sucesso do Coach, a comunicação não pode ter ruídos.

Escuta ativa

Uma parte essencial do processo de Coaching é a escuta ativa. O Coach precisa se colocar à disposição do Coachee para ouvir tudo o que ele tem a dizer, somente assim ele pode encontrar as ferramentas certas para ajudá-lo.

É a melhor maneira para isto é o desenvolvimento da escuta ativa. Essa habilidade é essencial para mudar a nossa forma de ouvir. A escuta ativa se caracteriza pela atenção, pela concentração as palavras do outro e pelo respeito a opinião alheia.

Dessa forma, o Coach consegue absorver todos os detalhes ouvidos e consegue apresentar soluções para o problema com a maior assertividade possível.

Flexibilidade

Assim como em toda profissão, o Coach precisa ser um profissional flexível, que consegue se adaptar rapidamente a qualquer situação. Durante as sessões, podem surgir situações em que seja preciso usar outro tipo de abordagem ou propor soluções menos comuns.

O Coach precisa ser um profissional aberto a mudanças, sempre disposto a tentar novas formas. Para isso, é preciso estar sempre atualizado, sabendo de todas as tendências, para tentar novas formas de abordagem, novas técnicas e ferramentas que podem ser essenciais para os Coachees.

Vontade de ajudar as pessoas

O Coach precisa ter vocação para ajudar outras pessoas. O profissional da área tem de ser apaixonado por auxiliar pessoas e empresas a se desenvolverem. Isso é uma constante no trabalho do Coach, sempre estamos buscando ajudar os outros, trabalhando com eles em prol de seu crescimento.

Por esse motivo, o Coach precisa amar a sua profissão, só assim ele pode se motivar e nutrir a confiança para exercer sua função. Demonstrar respeito e passar segurança é fundamental para cativar os Coachees e isso só se consegue, quando a vontade de ajudar os outros é genuína.

E aí, você tem todas as características para se tornar um Coach? Precisa desenvolver alguma habilidade para seguir carreira na profissão?

Bom, então você precisa de uma formação de Coaching bem completa, onde você aprenda na teoria e na prática, ferramentas essenciais para a sua evolução e para que você consiga ajudar outras pessoas a melhorarem sua vida pessoal e profissional.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK