Metanoia: o que é e como desenvolver

03/02/2021 às 12:33 PNL

Metanoia: o que é e como desenvolver

Já pensou em mudar o seu modelo mental? Acredito que sim! Todos nós desejamos nos tornar pessoas de pensamento positivo, produtivas e viver tudo o que a vida tem a nos oferecer. E para te ajudar a mudar, fizemos este artigo para falar sobre a metanoia.

A nossa mente é muito poderosa e isso pode ajudar ou atrapalhar a nossa evolução. O nosso desenvolvimento pessoal depende de mudanças racionais e intelectuais que nos levem para a frente. Uma transformação profunda é necessária para mudar o nosso futuro.

O que é metanoia?

Metanoia é uma palavra composta pela junção dos termos “meta”, que significa o que está acima e “noia”, que significa que vem da raiz, da mente. Então, o que podemos entender que a metanoia prevê uma mudança de mente para a melhor.

No cristianismo, essa palavra possui um significado ainda mais intenso. Para os cristãos, metanoia se refere ao despertar de uma pessoa para Deus, o que pode ser tido como o processo de conversão a religião cristã, o que necessita de uma mudança profunda da mente.

No meio cristão, metanoia ainda pode significar arrependimento. Assim, metanoia seria a descoberta de que uma pessoa tem um entendimento errado sobre algo e precisa mudar isto.

Como desenvolver a metanoia?

Apesar do significado religioso ser bem forte, a metanoia é um processo conhecido no meio do desenvolvimento humano. Como já adiantamos acima, a metanoia requer uma mudança no modelo mental de um indivíduo.

Isso pode parecer um pouco fora da realidade para quem não entende muito sobre o assunto, mas o fato é que o aprendizado ao longo da vida mostra a importância da metanoia. Em ações simples, estamos sempre remodelando nossos modelos mentais, nos adaptando a novos conhecimentos.

Se você toma um choque ao esconder em um fio desencapado, por exemplo, você tomará bem mais cuidado para que isso não aconteça novamente, correto? Mesmo que de forma irracional, você mudou um aspecto mental.

A mente humana é extremamente complexa e por isso a metanoia também é um processo complexo. A transformação do modelo mental não acontece sem acompanhamento. Para que a conversão do modelo mental aconteça é preciso um processo de aprendizagem.

Conheça o nosso curso de PNL.

Aprendizado x aprendizagem

O aprendizado é um processo intelectual, é racional, como por exemplo, quando precisamos estudar para passar em uma prova importante. Estudamos a matéria que irá na prova e a aprendemos para não ter dificuldades na hora do exame.

Já a aprendizagem é um processo abstrato, é emocional e requer um envolvimento maior da nossa mente e do nosso espírito. O processo de aprendizagem requer uma mudança profunda na mente, é muito mais do que leitura e memorização, essa transformação precisa ser vivida, sentida de todas as formas possíveis.

Então, a aprendizagem precisa de estímulos ao desenvolvimento do autoconhecimento e da inteligência emocional.  Uma pessoa que deseja mudar precisa se conhecer a fundo, ter controle sobre as próprias emoções, enxergar os seus próprios erros e pontos a melhorar.

Transformação mental com a metanoia

Agora que você já sabe a diferença entre aprendizado e aprendizagem, acredito que você tenha entendido por que falamos acima que a metanoia é uma transformação profunda na mente para mudança do modelo mental.

A mudança de modelo mental provocada pela metanoia requer a expansão da nossa consciência, requer um fortalecimento da nossa autoconfiança, da nossa imaginação, o reconhecimento do nosso propósito.

Quem busca intensificar a metanoia ganha muito mais do que um modelo mental de sucesso, passa a ter uma visão muito mais ampliada das possibilidades da vida e do poder da mente.

Revise seus valores e foque no que realmente importa

Vivemos em meio a um capitalismo voraz, onde as pessoas estão sempre procurando oportunidades para ganhar mais dinheiro. E não há nada de errado em querer estar bem financeiramente, mas isso valores que importam mais do que isso.

Quem começa o processo de metanoia, precisa desenvolver a integridade. É preciso encarar o processo como a chance de ser íntegro em todas as situações. Esse é o caminho para estar sempre com a consciência tranquila e conseguir expandir a mente para enxergar além do habitual.

Como o coaching e a PNL podem ajudar

O coaching e a PNL possuem ferramentas e técnicas capazes de nos ajudar a realizar a metanoia. Dentro de um processo em uma destas metodologias, o indivíduo consegue mergulhar profundamente no interior da sua mente, encontrando as respostas e os gatilhos para as mudanças da sua mente.

Além disso, a metanoia é um processo que pode ajudar as pessoas nos mais diferentes objetivos. Essa expansão de consciência conquistada no processo, ajuda em diversos aspectos importantes para a realização de tarefas, o controle das emoções e o foco nas metas e objetivos.

Com o coaching e a PNL, é possível realizar todo o acompanhamento e desenvolvimento desse processo.

Faça a nossa Formação em PNL!

Aqui no IBND, temos uma Formação em PNL com dupla certificação internacional. Aprenda a utilizar os recursos da programação neurolinguística e transforme a sua vida.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK