Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Desenvolvimento pessoal e profissional: como conciliar

31/01/2021 às 09:35 PNL

Desenvolvimento pessoal e profissional: como conciliar

O equilíbrio entre vida pessoal e profissional caminham juntos. Não adianta nada ter sucesso no trabalho e não ter nenhuma satisfação pessoal. Também precisamos de momentos de lazer, a vida não é só trabalho.

Se você quer entender como conciliar o desenvolvimento pessoal com o profissional, está no lugar certo! Ser um “workaholic” não é o caminho para o sucesso, ele vem do seu esforço e do equilíbrio entre os setores da sua vida.

Abaixo, vamos trazer diversas dicas essenciais para lhe ajudar a conciliar a rotina profissional com a vida pessoal e facilitar o seu desenvolvimento em ambos os lados, confira:

Organize bem o seu tempo

A falta de tempo para realizar certas tarefas é um dos grandes problemas da sociedade atual. Com a vida corrida, cada dia é mais complicado conseguir tempo para tudo o que queremos fazer. Então, o primeiro passo para conciliar vida pessoal e profissional é organizar o seu tempo.

Você pode usar o domingo, dia mais tranquilo da semana, para organizar sua próxima semana, separando atividades pessoais e profissionais importantes. Também é possível utilizar gestor de tarefas para acompanhar o seu progresso nas atividades e o tempo gasto em cada uma delas.

Aqui deixamos uma dica de leitura, o livro A Tríade do Tempo, do brasileiro Christian Barbosa, que criou este método com o objetivo de ajudar pessoas a usarem melhor o seu tempo no dia a dia.

Conheça a nossa Formação em PNL.

Conheça seus limites

Outra dica importante é conhecer os seus limites. Dessa maneira, você pode planejar o seu dia a dia sem se sobrecarregar de tarefas ou focar apenas no âmbito profissional ou pessoal.

Todos enfrentamos dificuldades, lidamos com o cansaço e o estresse diário e isso pode afetar nossa saúde física e mental, por isso entender os seus limites é fundamental para ter sucesso na conciliação do desenvolvimento pessoal e profissional.

A melhor maneira de fazer isso é por meio do autoconhecimento, habilidade que nos ajuda a reconhecer nossos erros, acertos, principais qualidades e pontos a melhorar.

Use a tecnologia a seu favor

A tecnologia veio para lhe ajudar em diversos aspectos, no meio profissional as ferramentas tecnológicas podem lhe ajudar a ser mais produtivo e a evitar a sobrecarga de tarefas. O que não falta no mercado são softwares e aplicativos de automação de tarefas. Faça uma boa pesquisa, teste os serviços e escolha os melhores para deixar tudo mais fácil.

Assim, você pode começar a programar as tarefas repetitivas que acabam ocupando demais o seu tempo. E dessa forma, sobra mais tempo para fazer tarefas mais importantes e se dar um tempo de descanso no fim do dia, tendo produzindo bem mais e se cansando bem menos.

Delegue tarefas e saiba dizer NÃO

Se você centraliza todas as tarefas do seu negócio, você está errado. Esse é um dos principais motivos que podem te tornar um workaholic. Então, é essencial que você delegue tarefas para outras pessoas. Assim, você evitar a sobrecarga de trabalho e tem mais tempo para o lazer.

Outra ação importante para equilibrar a vida pessoal com o trabalho é aprender a dizer NÃO. Nem tudo que lhe pedem é importante para você, por isso saiba filtrar o que realmente importa e seja firme na hora de rejeitar tarefas.

Dessa maneira, você conseguirá trabalhar com aquilo que lhe trará resultados e isso fará toda a diferença para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Não desperdice os momentos de descanso

As férias e folgas não são um luxo, eles são direitos garantidos por lei e extremamente necessários. Já se imaginou tendo que trabalhar 10, 12 horas por dia todos os dias? Acredito que não! Então, não torne isso realidade!

Tem muitas pessoas que acabam utilizando suas folgas ou rejeitando as férias para trabalhar. Isso acaba fazendo com que a vida pessoal fique de lado e pode ajudar no esgotamento mental. Se você não sabe o que é a síndrome de Burnout, pesquise sobre o tema e entenderá o que estamos falando.

Tire um tempo para cuidar de você

Não adianta apenas esperar folgas e férias do trabalho para cuidar da vida pessoal. O equilíbrio entre vida pessoal e profissional, precisa de um “empurrãozinho” nosso para que possa acontecer. Então, é importante tirar um tempo para você na hora de planejar a sua semana.

Dessa maneira, você pode deixar tempo para hobbys, reservando horários para fazer coisas que realmente goste e precise. Você pode, por exemplo, fazer uma aula de boxe duas vezes na semana. Também pode deixar reservado o horário do futebol ou marcar um spa para cuidar do corpo.

Assim, você conseguirá ter tempo para cuidar da sua vida pessoal sem precisar descuidar da sua vida profissional. Com isso, sua vida será mais organizada e você terá mais satisfação pessoal e profissional ao conseguir conciliar as diferentes áreas da sua vida.

Venha conhecer a nossa Formação em PNL!

No IBND, possuímos um curso de PNL completo com dupla certificação internacional. Saiba tudo sobre programação neurolinguística e transforme a sua vida para a melhor.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®