Hipnoterapia e saúde mental

27/12/2021 às 22:27 Hipnose

Hipnoterapia e saúde mental

Você sabia que a hipnose pode contribuir para a saúde mental dos indivíduos? Vem dar uma olhada conosco!

A visão sobre hipnose

Quem nunca ficou fascinado ao assistir, presencialmente ou através das mídias, uma sessão de hipnose. Seja pelo ar satírico que representava ver alguém realizar atos estranhos sem ter controle sobre seu próprio corpo, como imitar uma galinha. Ou encantado da forma mágica que poderia ser visto o ato de exercer o controle sobre alguém, o ato de confiança de deixar o corpo a orientações do outro e permitir o acesso ao subconsciente.

A hipnose pode até ser vista assim através de uma visão leiga. Mas nada mais é que o estado profundo de foco. Aquele que é hipnotizado não perde em nenhum momento a consciência ou cede ao outro, entretanto fica em uma atenção focada e aumentando a capacidade de respostas a sugestões.

História da hipnose

Foi o médico, pesquisador e cientista britânico James Braid que cunhou o termo hipnosis, hipno do grego, que significa sono, e osis do latim, que é igual a ação ou processo. Braid cunhou o início da hipnose como ciência, como conhecemos hoje. Contudo, estudos mostram que antes de Braid, pseudociências e cultos religiosos tinham métodos de causar uma hipnose, deixar alguém em transe ou em um estado de foco total, para curar, tirar um sentimento mal ou um espírito maléfico. Franz Mesmer é considerado o precursor dos estudos hipnóticos, apesar de sua teoria não ser embasada cientificamente, foi através de seus métodos que se popularizou antes mesmo do termo que conhecemos hoje existir. Jean-Martin Charcot também foi um nome importante para o uso da hipnose como tratamento de perturbações psíquicas, foi ele que constatou a eficiência e até influenciou o médico Sigmund Freud.

Hipnose no Brasil

No Brasil, em 2018 o Sistema Único de Saúde (SUS) reconheceu e incluiu a hipnoterapia como parte da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC). Isso é um marco no reconhecimento da hipnoterapia no Brasil, o SUS é a rede pública de saúde no Brasil e que contempla uma enorme cobertura de acesso à saúde reconhecida internacionalmente por ser pública, gratuita e de qualidade. A inclusão da hipnoterapia representa um fortalecimento de um princípio fundamental e importante do Sistema Único de Saúde; "a atenção humanizada e centrada na integridade do indivíduo".

Bem estar e saúde

A busca por um bem estar em saúde mental e qualidade de vida tem aumentado nos últimos anos. Popularmente passou a se entender que ter um bem estar mental é encontrar um estado de saúde pleno. A OMS (Organização Mundial da Saúde), já reconhece que para obter e estar num estado pleno de saúde, é necessário um bem estar da saúde mental.

Quando se fala em saúde mental se pensa logo na relação direta entre doença mental, todavia saúde e bem estar mental é mais que a ausência de doença. É entender que não somos seres perfeitos, que sentimos e temos múltiplos sentimentos, como raiva, amor, tristeza e felicidade. Um bem estar mental consiste em enfrentar as mudanças e desafios com equilíbrio, saber procurar ajuda quando necessário ou quando não consegue lidar com alguma dificuldade. Consiste em como a pessoa reage com as exigências da vida e a forma que contrapesa aos seus desejos, sentimentos, capacidades e ambições.

Qual profissional ou qual melhor método terapêutico para a saúde mental plena?

Não há uma resposta que seja válida para todos ou única, pode ser indicado para um indivíduo uma forma de tratamento que seja única e eficaz somente a ele e para outro pode ser recomendado outros métodos de tratamento.

Existem diversos métodos e formas terapêuticas para realizar um tratamento de saúde mental como; psicologia, psiquiatria, psicanálise, terapia ocupacional, hipnoterapia, acupuntura, homeopatia, fitoterapia, meditação, entre outros. Só saberá qual é a melhor ou mais adequada para ti, através de um profissional da área da saúde que te dê uma orientação. E mesmo assim, pode ser que só descubra a que melhor se adapta testando.

O que é hipnoterapia?

A hipnoterapia é um método de tratamento terapêutico, conduzido pelo profissional hipniatra, hipnoterapeuta ou hipnólogo credenciado, onde são realizadas sessões para tratamento e cura durante um período para bem-estar físico, mental, emocional e psicológico.

É uma indução a um estado de profundo relaxamento, buscando aceder a conteúdos internos que acordado haveria maior dificuldade. E assim, ampliando a consciência de estado psíquico e emocional. Usado de forma multidisciplinar dentro da área da saúde como na, psicologia, odontologia, neurologia e enfermagem.

Foco da hipnoterapia

A hipnoterapia busca através da atenção em foco, o foco intenso, atingir o objetivo de tratamento através de sugestões, sabendo que, o paciente se torna mais aberto a aceitar essas sugestões quando se encontra nesse estado. Usado como método para diversos tipos de tratamento, sejam físicos ou mentais, como; fobias, medo e ansiedade, depressão, estresse, lidar com um luto ou perda, tabagismo, perda de peso, mudanças de hábitos, entre outros. Dessa forma o profissional tenta obter respostas de forma mais satisfatória devido ao paciente estar no estado de foco intenso e ser mais propenso a aceitar sugestões. Ou o profissional segue outra via e tenta explorar raízes psicológicas para as perturbações que afetam quem está ali.

Benefícios da hipnoterapia para a saúde mental

O tratamento hipnoterapêutico possui diversos benefícios e um alto percentual de aprovação entre seus usuários. O procedimento lida com dificuldades inconscientes que o levam a ir até o consultório, onde o profissional responsável faz a sua intervenção, ajudando aquele que o buscou lidar com o que lhe incomoda. Conhecido também por ser um tratamento que melhora a disposição do consultado, beneficia o sono e desenvolve uma melhor capacidade de inteligência emocional. A prática hipnoterapêutica é reconhecida por obter resultados rápidos e eficientes em poucas sessões, podem até ocorrer de obter um resultado em uma única sessão mais prolongada. Aquele que tenha interesse em buscar um profissional para realizar hipnoterapia só precisa ter certeza daquilo que deseja e qual sua motivação, pois o tratamento exige concentração total do paciente.

E você, gostaria de se capacitar como hipnoterapeuta? Aprenda Hipnose Clínica sem sair de casa!

Terapeuta e hipnólogo, você busca uma ferramenta para potencializar os resultados com seus pacientes e, assim, gerar mais satisfação? Deseja ressignificar fobias e traumas? Quer utilizar os recursos da mente a seu favor? Faça nosso curso de hipnose online!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 12 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 18 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK