O uso clínico da hipnose

23/12/2021 às 15:57 Hipnose

O uso clínico da hipnose

O que é hipnose?

Segundo a médica Sofia Bauer, hipnose pode ser considerada um estado alternativo de consciência ampliada, onde o sujeito permanece acordado todo o tempo, experimentando sensações, sentimentos, talvez tendo imagens, regressões, anestesia, analgesias e outros fenômenos hipnóticos enquanto está neste estado. A pessoa fica mais interna, mais focada, mais acordada. Durante o transe, ela vai se desligando das percepções externas e tem uma grande atividade interna, sem perder seu estado de alerta e motivação.

O estado de transe

É um estado natural de consciência ampliada, diferente do estado de vigília. Ocorre também no estado acordado, no nosso dia a dia, como um fenômeno natural. Durante o estado de hipnose o paciente pode estar em transe leve, onde as ondas cerebrais oscilam em ciclos de 9 a 13 Hz, transe médio, onde as ondas cerebrais oscilam em ciclos de 4 a 8 Hz e transe profundo, onde as ondas cerebrais oscilam em ciclos de 1 a 3 Hz . A maioria das pessoas entra em transe leve ou médio. Mesmo em transe leve é possível se fazer o uso terapêutico da hipnose.

A hipnose clínica

A hipnose clínica pode ser útil para tratar pacientes que apresentam diversos tipos de distúrbios como fobias, medos, depressão, síndrome do pânico, vícios, transtornos alimentares, ansiedade, insônia, problemas sexuais como impotência, ejaculação precoce, diminuição da libido, além de doenças psicossomáticas e casos de dores, podendo ampliar a qualidade de vida das pessoas submetidas ao transe.

Pesquisas sobre hipnose

A hipnose vem sendo pesquisada mundialmente por instituições sérias como Universidades, hospitais e institutos por profissionais da área médica e psicológica. Uma pesquisa feita pelo psicólogo Guy Montgomery, da Escola de Medicina Monte Sinai, em Nova York, em 2007, demonstrou que 15 min. de hipnose antes de realizar cirurgias de câncer de mama possibilitou que as pacientes apresentaram diminuição de sintomas de dor e náuseas durante o processo pós-cirúrgico, possibilitando uma economia de U$772 dólares por paciente, já que ela necessita de doses menores de analgésicos e sedativos.

A hipnose no Brasil

No Brasil, o Hospital São Camilo de São Paulo vem realizando o trabalho de hipnose clínica desde 2008. Eles têm obtido sucesso em reduzir a ansiedade de pacientes claustrofóbicos que necessitam passar por exames de ressonância magnética e também no caso de pacientes com dores crônicas, náuseas e tabagismo. O Hospital das Clínicas em São Paulo vem utilizando a hipnose desde 1995 para auxiliar no tratamento de pacientes com ansiedade, dores crônicas, em trabalhos de parto e também como auxílio em casos de sedação para cirurgias de pequeno e grande porte.

Usos da hipnose na clínica psicoterápica

No campo da psicoterapia a hipnose tem várias formas de uso: a hipnoanálise, a escrita automática, a regressão de idade, a indução de sonhos, as sugestões pós hipnóticas, as entrevistas sobre hipnose, a dessensibilização sistemática, a hipnose associada ao psicodrama, as técnicas de projeção do futuro entre outras.

Vale ressaltar que a hipnose pode ser utilizada em vários contextos de terapia, já que os conselhos de medicina, fisioterapia, odontologia e psicologia reconhecem a hipnose como ferramenta auxiliar no processo terapêutico.

Aplicação no uso clínico

Logo, um médico pode utilizá-la para auxiliar no tratamento de dor, assim como o fisioterapeuta também, no caso da psiquiatria, pode-se utilizá-la para auxiliar no tratamento de alguns transtornos mentais, o dentista, por sua vez, pode utilizar a hipnose para auxiliar no processo anestésico numa extração de dente, e por fim o psicólogo pode utilizar a hipnose para auxiliar e potencializar o processo psicoterapêutico no tratamento de transtornos psicológicos relacionados à ansiedade (tais como: transtorno de ansiedade generalizada, transtorno ou síndrome do pânico, transtorno de estresse pós-traumático, transtornos de humor como a depressão, transtornos alimentares, dependência química e outros).

A hipnoterapia

A hipnoterapia, por outro lado, é um conjunto de técnicas que utiliza o estado hipnótico, permitindo mudanças na percepção da realidade subjetiva através de uma comunicação potencializadora que estimula a auto-percepção, assim como o acesso aos estados psicoemocionais relacionados com a demanda apresentada, propiciando assim uma ressignificação dessa realidade interna.

Assim também como pode auxiliar em demandas que não se remetem exatamente a transtornos psicológicos, mas a demandas que podem estar associadas ao desenvolvimento humano e capacidades profissionais e esportivas, como aprimorar o desempenho esportivo em atletas, aprimorar o processo de memorização e aprendizagem.

A importância da abertura

É importante salientar que precisa haver engajamento por parte da pessoa, ou seja, participar ativamente do processo com comprometimento, devendo estar aberta ao procedimento e ter em mente que será a protagonista no processo hipnótico. Essa perspectiva indica que a pessoa deve responsabilizar-se pelo processo e não esperar um estado de mente especial, como transe para que seja necessário corresponder a terapia auxiliada pela hipnose.

O uso da hipnose na clínica online

É possível utilizar a hipnose clínica como ferramenta coadjuvante na psicoterapia on-line. Diante das necessidades emergentes, novas adaptações foram elaboradas no campo da psicoterapia, e a modalidade on-line, através da chamada de vídeo, se tornou fundamental nessa prestação de serviços sobre o cuidado com a saúde mental.

A orientação para se acomodar num ambiente que não hajam interferências de outras pessoas, posicionamento dos possíveis aparelhos utilizados na psicoterapia on-line (celular, notebook, tripé/suporte), assim como outras combinações prévias no intuito de se precaver contra imprevistos que estão fora do nosso controle (como a conexão da internet, por exemplo), são alguns dos cuidados que viabilizam a execução dessa prática.

E você, gostaria de se qualificar como hipnoterapeuta? Aprenda Hipnose Clínica sem sair de casa!

Terapeuta e hipnólogo, você busca uma ferramenta para potencializar os resultados com seus pacientes e, assim, gerar mais satisfação? Deseja ressignificar fobias e traumas? Quer utilizar os recursos da mente a seu favor? Faça nosso curso de hipnose online!

Referências:

CORRÊA, R. Vantagens e desvantagens do uso da hipnose na psicologia clínica e na neuropsicologia. Universidade Católica de Pernambuco. sem data.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK