Hipnose: Fatos e mitos sobre essa técnica

19/07/2020 às 18:04 Hipnose

Hipnose: Fatos e mitos sobre essa técnica

Muito utilizada no mundo moderno, a hipnose atrai dúvida e desconfiança de diversas pessoas. Por isso, pensamos em fazer este texto para ajudar a desmitificar essa técnica poderosa. O que é fato e o que é mito em relação à hipnose? Você verá aqui, leia este artigo até o final!

Antes de tudo, a hipnose é uma técnica aplicada por profissionais e não tem nada a ver com magia, bruxaria e nem é uma espécie de truque. Esta técnica é muito poderosa e é bastante eficiente para ressignificar traumas, eliminar fobias e até mesmo tratar algumas doenças.

Vamos então começar a apontar os fatos e os mitos sobre hipnose, confira abaixo:

O que é hipnose?

Basicamente, a hipnose é uma técnica que ajuda pessoas a usarem o poder de suas mentes. Ao ser ministrada da forma correta, a hipnose pode ajudar pessoas nos mais diversos fins.

Em seu conceito, a hipnose é um método terapêutico, sendo um tratamento reconhecido pelos Conselhos Federais de Medicina, Psicologia e Terapia Ocupacional.

A técnica é considerada um fenômeno neurológico que é capaz de alterar o estado normal das pessoas.

Ao serem hipnotizadas, as pessoas entram em transe, que é um estado natural do corpo, onde estamos 100% concentrados em algo específico.

A hipnose lhe ajuda a focar em um ponto específico e esquecer de todo o resto para acessar sua mente e promover mudanças em suas ações e comportamentos.

O que não é hipnose?

A hipnose deve ser utilizada apenas com fim terapêutico, as técnicas utilizadas com fim de entreter o público como vemos em muitos programas de televisão ao redor do mundo não podem ser consideradas como parte da hipnose moderna.

Muitas pessoas ainda possuem como referência de hipnose estes espetáculos de TV e teatro, onde pessoas são “hipnotizadas” e levadas a fazer coisas contra a sua vontade e com fim apenas de divertir outras pessoas. É importante frisar que ISTO NÃO É HIPNOSE!

Conheça a nossa Formação em Hipnose.

Qualquer pessoa pode ser hipnotizada?

Sim. Qualquer pessoa pode passar pelo processo de hipnose. Em alguns casos é mais difícil estabelecer o transe, quando uma pessoa não quer ou tem medo de ser hipnotizada. Assim, esses sentimentos fazem com que ela crie bloqueios que dificultem a hipnose.

É importante frisar que uma pessoa não deve ser forçada a ser hipnotizada. Caso a hipnose seja necessária e pode ser de grande ajuda, o ideal é que a pessoa procure um terapeuta que possa ajudar a desmistificar os bloqueios e diluir o medo para facilitar o transe. 

Em outros casos, mesmo que a pessoa esteja a aberta a participar do processo de hipnose, pode ser um pouco difícil, afinal entrar no estado de transe é algo que requer foco e nas primeiras vezes pode ser mais complicado atingir este estado.

Porém, no geral, o processo de hipnose é bem rápido e relativamente fácil, pois como já dissemos o estado de transe é algo comum para o nosso cérebro.

Se formando em um bom curso de Hipnose, as chances de hipnotizar qualquer pessoa aumentam muito.

Hipnose é a arte de controlar a mente?

Esse é um grande mito! Dizer que a hipnose é a arte de controlar a mente é uma mentira bastante estimulada pelos programas de entretenimento. Como já dissemos no texto, isso não é hipnose. A hipnose deve ser usada para fins específicos e não para “controlar a mente das pessoas”.

Em suma, a hipnose permite que a mente seja controlada, mas pela própria pessoa, não pelo hipnotista. A técnica de hipnose permite que o indivíduo em transe interfira no seu inconsciente.

Ao entrar em um estado de transe profundo, uma pessoa pode facilitar o acesso a níveis profundos do inconsciente.

Hipnose pode mudar o nosso cérebro

A hipnose pode trazer mudanças muito significativas para a vida de uma pessoa, mas não é o cérebro que será alterado pelo processo hipnótico.

O que se altera após sessões de hipnose são as representações, as crenças e os comportamentos de uma pessoa. Com a hipnose, é possível entender a origem de comportamento e fazer a ressignificação.

Com o processo de hipnose, as pessoas podem compreender melhor seus pensamentos e mudar o sentido de suas experiências para passar a ter mais controle sobre suas emoções e as situações cotidianas.

E aí, conseguiu entender melhor o que é hipnose? Acredito que sim! Não há milagre, truque ou bruxaria, a hipnose é um processo clinicamente reconhecido e bastante eficaz na ressignificação de traumas, no autoconhecimento e no desenvolvimento da inteligência emocional.

Passar por este processo pode ser um grande divisor de águas em sua vida.

Faça a nossa Formação em Hipnose!

O IBND possui uma formação completa de hipnose clínica. Nós contamos com profissionais experientes que podem lhe ensinar a utilizar os recursos necessários para desenvolver o processo de hipnose com exatidão.

Aqui no IBND, você terá todo o auxílio necessário para ser capaz de ajudar as pessoas através da hipnose. Conheça a nossa Formação em Hipnose.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog.  


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK