Gratidão: qual é a importância de ser grato?

09/02/2021 às 13:53 PNL

Gratidão: qual é a importância de ser grato?

Nos dias de hoje, a gratidão virou praticamente um mantra nas redes sociais. É bastante comum vermos publicações e comentários com a palavra ou hashtag gratidão. Com muitas pessoas tomando consciência da importância desse sentimento, o desenvolvimento pessoal se acelera e com ele causa uma transformação profunda na vida das pessoas.

No meio do coaching e da PNL, a gratidão é um sentimento importante, porque ele leva pessoas a reconhecerem o que é bom, a dar atenção ao que realmente importa. Ao longo da vida precisamos ressignificar nossos momentos, viver com mais leveza e dar importância as coisas boas, isso se chama: exercer a gratidão.

O que é gratidão?

Em sua origem, gratidão é uma palavra que tem origem no latim “gratitudine”. O significa da palavra é o ato de reconhecer algo benéfico que tenha acontecido consigo mesmo. Basicamente, sempre que algo bom acontece em sua vida, você pode expressar sua gratidão. Da mesma forma, quando outras pessoas lhe ajudam, você deve fazer o mesmo.

Em filosofias como o budismo, a gratidão é uma forma de ser grato não só pelos bens recebidos em vida, mas pelo universo. Na religião cristã, a palavra gratidão está ligada a um sentimento de agradecimento a Deus, que deve sempre se reforçado pelos cristãos.

Esse sentimento é extremamente benéfico para as pessoas em todos os sentidos. Expressar gratidão ajuda no cuidado com a nossa saúde, ajuda a valorizar as outras pessoas e reconhecer seus feitos e a identificar a alegria e a felicidade em pequenas coisas.

Podemos dizer, inclusive, que gratidão é um estado de espírito. Dito isso, deve se exercer a gratidão em diversos momentos, seja eles bons ou ruins. Essa é uma forma não só de reconhecer momentos felizes, como de aprender com os erros e as falhas que cometemos ao longo da vida.

A arte de agradecer

Você pode estar se questionando: agradecer é legal, mas por que devo fazer isso? Bom, mais do que tudo a gratidão é uma arte. Pesquisas comprovam que o ato de expressar sua gratidão no dia a dia pode impactar positivamente a saúde mental e física.

Quando uma pessoa sente e expressa sua gratidão, ela começa um intenso processo de transformação. Nesse caminho, ela estimula o autoconhecimento e ressignifica momentos já vividos, relembrando todas as suas experiências com mais leveza, sem culpabilização, apenas entendendo que tudo foi necessário.    

 É perceptível que nosso estado de espírito pode definir o nosso dia. Se estamos bem, teremos um dia bom, mas se acordamos mal humorados ou desanimados, nem mesmo uma ótima notícia será capaz de nos animar. Quem exerce a gratidão não costuma ter dias ruins, pois exerce o pensamento positivo e isso lhe cerca de energias boas.

A gratidão quando exercida pode fazer um dia ruim, se tornar bom. Não que somente a gratidão resolve seus problemas, mas ela deixa tudo mais leve, renova o teu espírito para que você seja mais feliz no dia a dia.

Gratidão não tem nada a ver com otimismo, mas sim com inteligência, dessa forma, podemos acreditar que coisas boas e ruins acontecem para aprimorar nossa experiência, agregar mais conhecimento e valor a nossa existência.

Como praticar a gratidão

Mas como praticar a gratidão? Há algum passo a passo? Qual é o segredo?

Abaixo, vamos dar diversas dicas de ações simples que podem trazer resultados impressionantes para o seu dia. Comece a exercer a gratidão hoje, confira as dicas abaixo:

Saia da sua zona de conforto!

A maioria das pessoas passa a maior parte do seu dia reclamando. Essa é uma forma de se manter dentro de uma zona de conforto, garantindo que um indivíduo seja “intocável”, ou seja, que ele chegou ao seu máximo, não pode fazer mais nada para ter uma vida melhor.

Bom, isso é mentira! Exercer a gratidão é simples e funciona. Obviamente, que talvez haja uma dificuldade inicial em criar o hábito de ser grato, mas com o tempo tudo passa a ser natural. Expressar a gratidão começa em pequenos atos, então pratique-a a partir de agora!

Dê valor as coisas simples da vida

Temos o costume de ficar felizes apenas após a conquista de grandes feitos. Isso é o que nos impulsiona, mas será que é só isso que importa? A gratidão pede para darmos valor as coisas simples da vida. Qualquer pequena conquista, o mínimo acontecimento, deve ser motivo para expressar a gratidão.

Ser grato requer que você sorria para todos a qualquer momento, independente do seu humor. Faça elogios, agradeça elogios, críticas e sugestões, demonstre paciência, tudo isso é importante e pode ser feito a qualquer momento. Desde a execução bem-sucedida de parte de uma tarefa até a conquista de um grande objetivo.

Dar valor a coisas simples é uma característica de pessoas gratas. Elas sabem que não precisam esperar uma grande vitória para agradecerem a quem quer seja por tudo que possuem. Agradeça todos os dias a tudo, desde a sua saúde até as pessoas que lhe ajudam em sua rotina.

Valorize os seus bens materiais

Pode parecer um pouco supérfluo, mas na realidade valorizar os bens materiais é um ato muito importante. Geralmente, damos mais valor ao que os outros possuem. Sabe aquela frase “a grama do vizinho é sempre mais verde”? Então, ela é uma máxima na vida de muitas pessoas.

Não valorizar o que tem é o erro de muitas pessoas. Elas alimentam infelicidade, negatividade por não perceberem os privilégios de seus confortos materiais. Se você tem uma cama para dormir, uma casa para morar, não falta comida na mesa e você possui um trabalho estável, agradeça a tudo.

Viva o presente

Um erro de muitas pessoas é ficar preso ao passado ou atrelado ao futuro. Essa preocupação acaba desviando a atenção do que mais importa: o presente. Quando relembramos momentos ruins do passado, revivemos sentimentos que nos colocam para baixo.

Da mesma forma, quando pensamos no futuro, esquecemos de viver o hoje e isto faz com que o futuro de nossa imaginação fique mais distante. Não que pensar no futuro e no passado seja ruim, mas é importante entender que devemos viver o presente.

Você deve ser grato hoje ao seu presente e ao seu passado e deve fortalecer o sentimento de gratidão para o seu futuro.

Tenha gratidão por si mesmo

Não adianta ser grato somente aos outros, temos que ser gratos a nós mesmos. Isso faz parte do processo de autoaceitação. Muitas pessoas se julgam ruins, incapazes por conta de falhas passadas e se culpabilizam por fracassos. O fato é que isso não adianta de nada! Ser ingrato consigo mesmo leva a uma vida estagnada.

Dessa forma, ser grato a si mesmo é muito importante. E como ser grato? Se aceite, pare de se culpar, entenda o passado como fonte de aprendizado e o presente como forma de reparar os erros consigo mesmo.

E a melhor forma de ser grato a si mesmo é cuidar de si! Cuide de sua saúde, respeite seus limites, busque conhecer coisas novas, entenda os erros como forma de aprendizado, seja resiliente e se adapte as mudanças. Com positividade, acredite em si, confie no seu potencial para ir sempre além e conquistar objetivos cada vez maiores.

Fique atento a ingratidão

A gratidão se torna um hábito, assim como a ingratidão. Então, é muito importante que nesse processo de mudança, onde você começa a exercer a gratidão em sua vida, você fique atento aos atos de ingratidão.

Se você tem sido ingrato por anos, não será do dia para a noite que você se tornará um exemplo de gratidão. Seja por ego, pelo estresse, pelo nervosismo ou outros fatores, sentimentos e pensamentos ruins continuarão surgindo sempre, por mais que você seja grato.

E nisso você deve ficar atento! A gratidão requer atenção! Desenvolva inteligência emocional para controlar suas emoções e assim manter os sentimentos ruins sobre controle para evitar a ingratidão.

Conheça o nosso curso de coach.

Gratidão a Deus, ao universo ou ao que você acredita

Independente da sua crença, dos seus valores, ser grato é importante. Todos nós temos poder e motivos para agradecer. Se sentir grato é um estado de espírito, como já falamos aqui, exercer a gratidão é apenas a forma de expressar positividade e otimismo.

Faça um exercício simples, pegue uma caneta e anote tudo o que já lhe acontece de bom durante o dia. Medite e anote diariamente. Seja pela religião, pela crença no universo ou si mesmo, a gratidão é algo que contagia. Praticá-la todos os dias é uma forma de fazer com que esse sentimento se amplie, chegue a mais pessoas e lugares.

Qual a relação entre ser grato e ser feliz?

Estudos do psicólogo americano Abraham Maslow mostram que o ato de sentir e expressar gratidão é vital para a saúde mental e emocional de qualquer pessoa. Segundo ele, pessoas gratas são mais felizes.

Maslow aponta que por valorizar tudo ao seu redor, pessoas que exercem a gratidão tem menos ansiedade para alcançar aquilo que desejam ter. Elas focam, como dissemos nas dicas de um dos tópicos do texto, em viver o presente.

Uma pessoa grata é menos ansiedade, tem atitudes mais positivas com todas, tem bom humor e paciência. Segundo o psicólogo Robert Emmons, a gratidão também traz mais otimismo, melhora a qualidade do sono, auxilia na disposição e prática de exercícios físicos e ajuda a controlar o estresse.

A gratidão nos traz todos os fatores necessários para sermos capazes de crescer profissionalmente, alimentar relacionamentos saudáveis e aumentar a proporção de momentos felizes. E respondendo a pergunta desse tópico, pessoas que exercem a gratidão costumam viver mais intensamente a felicidade.

Se inspire! Frases sobre gratidão

“A gratidão é o único tesouro dos humildes”, William Shakespeare.

“Pessoas felizes lembram o passado com gratidão, alegram-se com o presente e encaram o futuro sem medo”, Epicuro.

“Expresse gratidão com palavras e atitudes. Sua vida mudará muito de modo positivo”, Masaharu Taniguchi.

“A gratidão é o sinal de almas nobres”, Esopo.

“Reconhecer tudo de bom que você já tem em sua vida é a base de toda abundância”, Eckhart Tolle.

“A gratidão é a maior medida do caráter de uma pessoa. Uma pessoa grata é uma pessoa fiel, não te abandona, está sempre contigo. Nela, você pode confiar”, Augusto Branco.

“Aprendi que deveríamos ser gratos a Deus por não nos dar tudo que lhe pedimos”, William Shakespeare.

“Quando seu coração está pleno de gratidão, qualquer porta aparentemente fechada pode ser uma abertura para uma benção maior”, Osho.

“A gratidão é uma moeda que podemos cunhar para nós mesmos e gastar sem medo de irmos à falência”, Fred De Witt Van Amburgh.

“Gratidão gera gratidão e lamúria gera lamúria”, Meishu Sama.

“A gratidão é um sentimento de amor que eleva o espírito e nos une a Deus”, Zíbia Gasparetto.

“De um lado a outro da Bíblia, somos ordenados a sermos gratos. A gratidão é o fluxo natural de um coração que está sintonizado com Deus”, Billy Graham.

“A vontade retribuir vem naturalmente e um pequeno gesto acaba se multiplicando. Quando se planta cuidado, colhe-se gratidão”, Charles Chaplin.

Faça a nossa Formação em Coaching!

Aqui no IBND temos um curso de coaching com certificação internacional. Aprenda tudo sobre coaching com os melhores profissionais do mercado, não perca tempo e vem com a gente!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK