Flexibilidade cognitiva: porque ela é tão útil em sua carreira e como a PNL pode te ajudar

08/06/2020 às 15:04 PNL

Flexibilidade cognitiva: porque ela é tão útil em sua carreira e como a PNL pode te ajudar

Saiba porque essa característica pode deixar o seu currículo diferenciado e dar um upgrade em sua carreira profissional

É cada vez mais notório que o mercado de trabalho está com um alto nível de exigência com os profissionais que estão na ativa. Algumas habilidades consideradas essenciais, muitas vezes, são mais importantes do que as competências técnicas.

Dependendo do caso, elas podem ser consideradas decisivas na hora da contratação ou das temidas demissões. Esse post que elaboramos vai te mostrar uma das principais: a flexibilidade cognitiva. Leia até o final e fique por dentro do assunto.

O que é a flexibilidade cognitiva?

Podemos dizer que a flexibilidade cognitiva é a capacidade que um profissional tem de ampliar suas formas de pensar. Ou seja, é imaginar diversas maneiras de se resolver os problemas no dia a dia dentro das organizações. Em outras palavras, é a “versatilidade” de pensamentos.

Pessoas com uma maior flexibilidade cognitiva, na maioria das vezes, têm mais chances de encontrar soluções inteligentes e que sejam viáveis. E essa habilidade dentro das empresas é extremamente valorizada nos dias de hoje.

A flexibilidade cognitiva também diz respeito a expansão dos interesses pessoais e profissionais. Ou seja, sair da famosa zona de conforto e enfrentar os desafios do mundo corporativo, com todo otimismo e maturidade profissional.

Um talento que tenha flexibilidade cognitiva é uma mina de ouro para uma empresa, especialmente em tempos de crise.

Conheça as principais características da flexibilidade cognitiva e como a PNL pode te ajudar a desenvolvê-las.

Encontrar soluções que viabilizam um negócio

A maioria das empresas enfrentam diversos tipos de problemas no dia a dia. Profissionais com grande flexibilidade cognitiva sempre encontram soluções que sejam viáveis, principalmente do ponto de vista financeiro. E essa capacidade é primordial dentro de uma organização.

Muitas vezes, em nossa carreira, precisamos encontrar estratégias que sejam interessantes para toda a organização, na hora de lidar com os desafios. Mas isso nem sempre é algo fácil e milhares de profissionais ficam literalmente perdidos, sem saber o que fazer.

A PNL, por ter foco no desenvolvimento profissional e pessoal, pode te ajudar a desenvolver mais a sua flexibilidade cognitiva, pois ela otimiza seus comportamentos, deixando-os mais condizentes com as necessidades da empresa em que você trabalha.

Pensar “fora da caixa” é fundamental

Ter flexibilidade cognitiva é conseguir “enxergar” possíveis soluções até mesmo onde parece impossível. Ampliar os horizontes de pensamentos nessa hora é primordial. Ter a atitude de pensar “fora da caixa” é bastante valorizado pelas empresas.

Profissionais que não conseguem fazer isso e ficam “engessados” na resolução dos processos ou esperando a solução para os problemas cair do céu, estão fadados ao fracasso, mais cedo ou mais tarde. Existe um mar de possibilidades, desde que consigamos olhar além dos horizontes.

Mas investir um bom curso de PNL do IBND pode deixar tudo mais fácil em sua vida, principalmente neste aspecto. Essa metodologia vai deixar sua flexibilidade cognitiva muito mais apurada, o que pode ser um diferencial e tanto para o sucesso fazer parte da sua carreira.

Inteligência emocional também é de grande valia

Saber gerir bem suas emoções, principalmente diante de situações estressantes ou adversas, dentro do ambiente organizacional, também faz parte de uma boa flexibilidade cognitiva. Mas isso nem sempre é fácil, pois requer uma certa dose de maturidade, em todos os aspectos.

Profissionais que sabem gerenciar de forma inteligente suas emoções na hora dos conflitos, costumam se dar muito bem na carreira. Manter o bom controle emocional perante as adversidades, é sempre bem-vindo.

Para desenvolver sua inteligência emocional, a PNL é uma excelente alternativa, pois essa técnica atua direto em nossa mente. 

Enxergar oportunidades em meio à crise

Pode até parecer impossível, mas conseguir enxergar uma boa oportunidade, seja de negócio ou até mesmo de aprendizado, em meio à crise, também faz parte de uma boa flexibilidade cognitiva. Olhar sempre o lado positivo de qualquer situação é uma atitude que poucas pessoas conseguem ter.

E não é somente isso. Deixar as lamentações de lado, arregaçar as mangas e enfrentar os desafios sem medo, é uma habilidade fundamental que todos os profissionais deveriam ter, pois ela é extremamente valorizada pelas empresas.

Por mais que a situação seja desesperadora, sempre vai existir dois lados: o positivo e o negativo. A flexibilidade cognitiva consiste em excluir o negativismo da sua mente e focar somente no lado positivo, explorando todo o seu potencial. E a PNL pode te ajudar nessa missão.

Julgamentos e tomada de decisões inteligentes

Na hora de contratar, muitas empresas levam em consideração a capacidade do futuro colaborador de tomar decisões inteligentes e isentas de julgamentos.

Ou seja, uma rígida avaliação é feita no que diz respeito ao bom gerenciamento das emoções e o uso sensato da razão.

Pessoas que se deixam levar sempre pelas emoções, deixando a razão de lado, muitas vezes, não apresentam resultados esperados.

Uma tomada de decisão assertiva e inteligente parte muito mais da razão do que da emoção. Julgar isso ou aquilo com total imparcialidade, é imprescindível, do ponto de vista empresarial. 

Pode até não ser fácil deixar as emoções de lado e optar pela razão, na hora de importantes tomadas de decisões.

Mas a PNL pode te ajudar nesse processo, pelo simples fato de melhorar nossos comportamentos, além de eliminar as barreiras emocionais que tanto nos atrapalham no dia a dia.

Venha aprender PNL no IBND

Os cursos de PNL e hipnose do IBND são referência em todo o Brasil e ministrados por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado.

Em nossa instituição, você pode ficar tranquilo que a sua realização pessoal e profissional está mais do que garantida.

O IBND oferece soluções personalizadas que vão contribuir para o seu sucesso.

O nosso método de ensino é único e aprovado por 100% dos nossos alunos, que aprendem de verdade. Estamos te esperando!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK