Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como a PNL pode ajudar a manter seu relacionamento saudável

03/06/2020 às 20:14 PNL

Como a PNL pode ajudar a manter seu relacionamento saudável

A PNL é uma ferramenta de desenvolvimento humano que tem sido cada vez mais procurada pelas pessoas que querem ter resultados acima da média em diversas áreas da vida.

As técnicas de PNL chamam atenção por serem ao mesmo tempo muito simples e igualmente eficazes. São ferramentas capazes de gerar mudanças significativas de comportamentos, hábitos e percepção, que se refletem diretamente no desempenho das pessoas que aplicam esses conhecimentos em sua vida prática.

Os relacionamentos são uma parte significativa da vida humana. Na verdade, se pararmos para pensar, viver é se relacionar com pessoas.

Não há como se desenvolver com técnicas e ferramentas que de algum modo não proponham algum tipo de mudança ou intervenção na forma como nos relacionamos com os outros.

Neste artigo, vamos falar sobre a PNL como ferramenta para melhorar nossos relacionamentos com as pessoas. Sejam relacionamentos conjugais, familiares ou relações de trabalho, nossas interações com as pessoas determinam e influenciam diretamente em nosso desempenho.

A PNL ajuda desenvolver algumas habilidades importantes para que consigamos construir relacionamentos e mantê-los mais saudáveis. Veremos a seguir algumas dessas habilidades.

Melhora nossa capacidade de percepção

Estar em um relacionamento requer disposição para ouvir, ver e perceber o outro. Muitas vezes, estamos tão voltados a tantos estímulos externos, informações do ambiente, preocupações e outros fatores que acabamos ficando com nossa percepção bloqueada para perceber o outro de forma mais sensível.

Na PNL, são propostos exercícios para melhorar nossa percepção sensorial, ou seja, nossa capacidade de perceber o mundo através dos nossos 5 sentidos (audição, visão, tato, olfato, paladar).

Um praticante de PNL costuma ter uma capacidade de escutar e entender melhor as pessoas, de perceber melhor os sentimentos dos outros e agir de forma mais coerente.

Para manter seu relacionamento saudável é fundamental que você melhore a sua percepção.

Ajuda a desenvolver a empatia

Essa habilidade é um complemento ou consequência da habilidade que falamos no ponto anterior. A empatia, que é a capacidade de se colocar no lugar do outro, só é possível quando estamos presentes e conectados ao outro, percebendo, escutando e vendo de maneira mais apurada.

Na formação em PNL, o aluno aprende a desenvolver a empatia por meio de técnicas, fundamentos e pressupostos, que ensinam a respeitar a individualidade de cada pessoa.

O Rapport, que é uma técnica famosa da PNL, resume-se a desenvolver a empatia e a conexão nos relacionamentos, seja em âmbito pessoal ou profissional.

O próprio processo de autoconhecimento que a PNL promove no indivíduo faz com que ele compreenda melhor a si mesmo e passe a se solidarizar mais com as outras pessoas, pois percebe que cada indivíduo é único e, assim como ele tem suas capacidades e limitações, o outro também tem e precisa ser respeitado.

Amplia pontos de vista

Um aprofundamento da capacidade de empatia é conseguir perceber as coisas pela perspectiva do outro. Quando fazemos esse exercício de enxergar as coisas por outro ângulo, evitamos ressentimentos, conseguimos encontrar soluções diferentes para um conflito e é possível até extrair aprendizado em momentos de discordância.

Essa flexibilidade é ensinada na PNL por meio de uma técnica chamada posições perceptivas. As posições perceptivas tratam-se de um conceito explorado na PNL que nos ajuda a compreender que toda situação tem mais de um ponto de vista.

Essa técnica de PNL nos ajuda não só a saber que existem vários lados de uma mesma história, mas nos ensina a transitar por cada uma dessas perspectivas, neutralizando sentimentos ruins, desenvolvendo mais empatia e visão analítica sobre os fatos para achar formas diferentes de resolver conflitos.

Melhora a comunicação

Muitos problemas e conflitos nos relacionamentos são fruto de uma comunicação que não é assertiva ou que gera mal-entendidos. Uma das bases da PNL é a comunicação.

É por meio da comunicação que interagimos, dialogamos, construímos e mantemos relacionamentos saudáveis.

Se você não sabe se expressar bem ou sente que precisa melhorar sua comunicação, a PNL é a ferramenta ideal para te ajudar nesse desafio.

É importante lembrar que a comunicação acontece não somente pela linguagem verbal, mas muito do que comunicamos aos outros é transmitido através de nossa linguagem não verbal.

Com base nesse entendimento, a PNL nos ajuda a melhorar também nossa linguagem corporal para nos comunicarmos de maneira mais eficaz.

Ajuda a superar bloqueios e traumas de relações anteriores

Algumas pessoas sentem-se bloqueadas na hora de construir novos relacionamentos por causa de situações difíceis e dolorosas vividas no passado.

Por meio de algumas técnicas de PNL, é possível ressignificar traumas e desfazer bloqueios que impedem o indivíduo de se relacionar plenamente.

Um dos pressupostos da PNL diz que não é possível mudar o que aconteceu no passado, mas é possível mudar a forma como encaramos aquele fato. Essa mudança de percepção sobre algo se chama ressignificação.

Ao ressignificar fatos dolorosos, podemos encontrar benefícios e aprendizados e nos libertarmos dos bloqueios gerados por aquela experiência.

Benefícios para todas as áreas da vida

Neste artigo, falamos sobre os benefícios da PNL para os relacionamentos. Como você pôde perceber, os efeitos positivos da PNL alcançam não somente o âmbito das relações, mas abrangem diversas questões particulares que possam hoje estar interferindo no seu desempenho.

Se você quer começar a destravar o seu potencial para uma vida mais plena por meio das ferramentas e técnicas da Programação Neurolinguística, faça uma formação na área.

O IBND tem formação em PNL no formato presencial e no formato online. Portanto você não precisa sair de casa para investir no seu desenvolvimento pessoal.

Para saber como funciona nossa formação em PNL, entre em contato com nossos consultores hoje mesmo.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®