Descubra como se comunicar de maneira mais eficiente com a PNL

11/05/2020 às 15:21 PNL

Descubra como se comunicar de maneira mais eficiente com a PNL

Saiba como a PNL pode te ajudar a se comunicar melhor com os colegas de trabalho, amigos ou familiares

Não pode-se negar que o diálogo estabelecido de forma clara é um dos pilares de qualquer relacionamento bem sucedido, tanto no ambiente de trabalho quanto na vida familiar.

Uma comunicação sem ruídos é primordial para que os outros entendam o que estamos querendo dizer.

A grande questão é que podem existir diversas falhas na comunicação que atrapalham e muito as relações profissionais e pessoais.

Por isso, elaboramos esse post que vai te mostrar como a PNL pode ter ajudar a se comunicar de forma mais assertiva e eficiente. Pode acreditar, é bem possível!

O que é a PNL e qual a sua importância?

A PNL, que é a sigla de Programação Neurolinguística, é um conjunto de técnicas que visam melhorar o desenvolvimento pessoal e profissional de uma pessoa, acabando com as crenças limitantes que estejam a impedindo de alcançar suas metas de vida. Com um curso de pnl todos esses obstáculos são eliminados, de uma vez por todas.

Além disso, a PNL ainda aprimora a comunicação de um indivíduo, eliminando todos os ruídos que possam atrapalhar a fluência do diálogo estabelecido de forma clara e tendo uma comunicação efetiva.

Em suma, a PNL muda positivamente todos os nossos comportamentos, pois atua diretamente nas emoções e sentimentos, onde a pessoa tem seus bloqueios pessoais superados,  o que pode deixar a convivência mais harmônica.

Como a PNL pode melhorar a nossa comunicação?

O diálogo pode ser algo bastante complexo, do ponto de vista emocional. Muitas vezes, as palavras não são tão impactantes como a forma que são transmitidas ao ouvinte.

Ou seja, dependendo da sua entonação, da expressão do seu rosto ou até da postura corporal adotada para falar com o outro, o impacto negativo pode ser muito maior do que as próprias palavras. Veja como a PNL pode ajudar:

Predicados VAC

Podemos dizer que os predicados VAC fazem menção sobre a forma como uma pessoa se comunica e quais os canais utilizados por ela.

Em outras palavras, é quando a comunicação é mais voltada para algum dos sentidos como a visão, audição ou cinestésico, que são sensações provocadas por estímulos do próprio organismo.

Em termos práticos, significa que devemos prestar atenção se as palavras que são usadas durante o diálogo dão mais ênfase para elementos visuais, auditivos ou cinestésicos.

Logicamente, essa característica não é comum a todas as pessoas e pode mudar de um indivíduo para outro. O assunto discutido é fator determinante.

Por isso, a PNL vai te ajudar a ter uma escuta ativa no que a outra pessoa está dizendo. E antes de dar uma resposta, você vai levar em consideração os predicados VAC para responde-la.

Dessa maneira, o diálogo flui com muito mais sintonia para ambas as partes. Vale lembrar que nem todas as pessoas se comportam da mesma forma, por isso, tenha bastante atenção.

Rapport

Uma outra forma de ter uma comunicação mais efetiva com a PNL é através de uma técnica conhecida por rapport. Trata-se de estabelecer uma relação em que a empatia pelo outro predomina, em todos os sentidos.

Qualquer diálogo em que existe empatia, os ruídos desaparecem e a conversa flui mais naturalmente.

Dependendo das expressões corporais ou até do tom de voz, pode-se entrar em total sintonia com a pessoa que se está mantendo um diálogo.

Como gerar rapport? É simples. Basta reproduzir gestos ou mostrar características de estado emocional que indiquem que a mensagem foi claramente entendida por você. E funciona mesmo.  

Em suma, no rapport, o seu estado emocional durante o diálogo deve estar semelhante ao do seu interlocutor. Emoções destoantes durante uma conversa, por mais banal que ela seja, não permite que a comunicação seja clara e, sobretudo, eficiente.

Uma pessoa que está aparentemente nervosa não vai estabelecer um diálogo bem sucedido com uma pessoa que demonstra toda calma do mundo.

Os benefícios do rapport é sensacional!

Espelhamento

Essa técnica da PNL também pode lhe ajudar a melhorar sua comunicação. Você deve se espelhar, ou seja, tentar repetir os mesmos movimentos corporais ou ações da outra pessoa, desde que seja de uma forma sutil.

Uma boa dica é usar a cabeça ou as mãos para se fazer isso. Mas sem exageros, certo?

Até mesmo a entonação da voz pode ser usada para deixar o diálogo mais fluído. Por isso, você não deve falar baixo demais se o seu interlocutor tem o timbre de voz mais alto.

O contrário também se aplica. Pode até não parecer, mas falta de essa sintonia pode causar um desconforto para ambas as partes.

Por isso, se você quiser melhorar sua comunicação com qualquer pessoa, mantenha o seu tom de voz alinhado com o da pessoa que está mantendo o diálogo.

Lembre-se: em qualquer conversa não se deve haver nenhum tipo de discrepância entre ambas as partes. Somente dessa forma, a comunicação se torna mais prazerosa e efetiva.

Já ouviu falar no teste do espelho? Essa é uma outra ferramenta que tem como objetivo a autoavaliação. Leia o nosso post e saiba mais.

Venha para o IBND aprender PNL

Que tal aprender a se comunicar melhor, destacar na carreira profissional ou ser mais feliz na vida pessoal? Temos uma dica imperdível para você: practitioner em PNL no IBND.

Em nossa instituição, você vai aprender a vencer todas as barreiras que estão lhe impedindo de alcançar seus objetivos na sua vida.

Nossos cursos são referência em todo o Brasil e ministrados por profissionais altamente capacitados. Aqui, não medimos esforços para que o seu aprendizado seja 100%.

Não perca mais tempo e venha para o melhor curso de PNL. Priorizamos o seu sucesso profissional e pessoal, em todos os aspectos. Conte a gente e faça a diferença!  


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK