Inteligência Emocional na carreira: a PNL pode te ajudar

21/04/2020 às 09:07 PNL

Inteligência Emocional na carreira: a PNL pode te ajudar

Saiba o que é inteligência emocional e como a PNL pode te ajudar a usá-la em sua carreira

A convivência dentro do ambiente empresarial nem sempre é fácil e muito menos prazerosa. Saber lidar com as diferenças e as imperfeições alheias, além de manter um bom convívio com os colegas de trabalho, pode ser um tremendo desafio diário.

Mas é exatamente nessa hora que a nossa inteligência emocional deve entrar em cena.

Se você ficou curioso para saber mais, leia todo esse artigo que vai te mostrar como a PNL pode deixar tudo ainda mais fácil na sua carreira.  

O que é e para que serve a PNL?

A PNL ou Programação Neurolinguística, se traduz em uma metodologia que tem como foco o desenvolvimento pessoal e profissional.

Com uma Formação em PNL, o indivíduo adquire determinados comportamentos e desenvolve habilidades para que o mesmo se sinta mais realizado, em diversas área da sua vida.

Essa técnica ainda otimiza todo o seu aprendizado e aprimora a sua comunicação no dia a dia, além de fazer o indivíduo abandonar os maus hábitos, que tanto o atrapalham.

A PNL ajuda a qualquer pessoa a lidar, de uma forma mais assertiva, com quaisquer tipos de situações, mesmo que elas sejam estressantes ou adversas.  

O que é inteligência emocional?

Podemos dizer que a inteligência emocional é definida como uma combinação dos fatores que dizem respeito à nossa personalidade.

Quanto mais aguçada for a sua inteligência emocional, maiores serão os benefícios para você, tanto em usa carreira quanto na sua vida pessoal.

Relacionamentos mais duradouros e saudáveis, maior destaque em sua carreira, tomadas de decisões mais assertivas em momentos de tensão, dentre outros, são alguns dos benefícios da inteligência emocional.

Afinal, em um cenário de constantes mudanças, torna-se necessário mais capacidade de adaptação no dia a dia.

Já ouviu falar em inteligência relacional? Ainda não? Leia o nosso artigo O que é inteligência relacional? e descubra!

Qual o papel da PNL no aumento da inteligência emocional no trabalho?

No ambiente corporativo, a inteligência emocional está cada vez mais valorizada juntamente com outros tipos de comportamentos que dizem respeito às aptidões mentais, sociais e emocionais, conhecidas como soft skills.

Com a PNL, elas otimizam as interações pessoais e sociais e prometem fazer a diferença em um futuro próximo.

A inteligência emocional auxilia na identificação precisa das suas emoções e permite que você as utilize para otimizar todos os seus comportamentos no dia a dia.

Além disso, ela pode aumentar e muito a sua capacidade de raciocínio, com a ajuda de uma Formação em PNL. Lidar com todas as emoções alheias poderá ser menos penoso.

Outro ponto importante que a PNL é de grande valia é o aumento da capacidade de resiliência no trabalho.

Ou seja, uma pessoa que trabalha a sua inteligência emocional pode se adaptar muito mais facilmente em situações adversas ou estressantes. E o melhor: sem se desgastar tanto, do ponto de vista emocional.

Conheça as principais vantagens

  • Diminuição do estresse no dia a dia dentro da empresa;
  • Considerável melhora da capacidade de se auto gerenciar;
  • Gestão de pessoas mais eficiente no dia a dia;
  • Estímulo para o aumento da resiliência alheia;
  • Melhora do clima organizacional;
  • Maior produtividade e motivação de todos;
  • Resultados mais satisfatórios.

Independentemente do cargo ocupado pelo profissional, todos os colaboradores de uma empresa podem sentir os efeitos benéficos do desenvolvimento da inteligência emocional, com a ajuda da PNL.

Os resultados podem ser visíveis e duradouros. No final, todos saem ganhando!

Dicas para adquirir mais inteligência emocional

Aprenda com seus erros e com suas experiências negativas. Elas podem te ensinar bastante no dia a dia, principalmente no que diz respeito ao gerenciamento das suas emoções. Ninguém acerta tudo o tempo todo. Você é humano, lembra?

Analise de forma constante todos os seus comportamentos. Isso pode ajudar a entender como você reage a uma determinada situação no trabalho ou até em casa. Lembre-se de que para toda ação existe uma reação, que pode ser boa ou ruim.

Aceite todas as suas emoções, positivas ou negativas. Elas podem te ajudar a enfrentar os desafios da sua profissão e as situações mais adversas da sua vida pessoal e profissional. Questione menos e aceite mais!

Tenha o máximo de empatia pelas outras pessoas. Conseguir se colocar no lugar do outro, pode até não ser fácil, mas é um exercício e tanto para se ter mais inteligência emocional, principalmente no ambiente de trabalho.

Conheça suas próprias limitações e as dos outros. Tenha a consciência de que somos seres humanos, dotados de qualidades e defeitos. Saber que você e os demais tem limites e não são máquinas, pode melhorar o seu desempenho profissional.

Não se cobre tanto e nem faça isso com os colegas de trabalho. Saiba de todas as tarefas que precisam ser feitas no dia a dia dentro da organização, mas reconheça que você tem um limite de falhas aceitável.

O mais interessante é a PNL pode te ajudar em todas as dicas citadas acima.

Venha para o IBND aprender PNL

Os cursos de hipnose e PNL do IBND são uma excelente alternativa para quem deseja ter uma carreira de sucesso, felicidade na vida a dois ou mais inteligência emocional.

Por isso, se você deseja ser um profissional bem sucedido, venha aprender essas metodologias com a gente.

Nossas aulas são ministradas por profissionais altamente capacitados e experientes, além de serem referência em todo o Brasil.

No IBND, priorizamos o seu aprendizado e não medimos esforços para que você alcance o que sempre desejou. Conte com nossa escola e venha se destacar no mercado de trabalho.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®