O que são soft skills e como desenvolvê-las com a ajuda da PNL?

11/05/2020 às 09:42 PNL

O que são soft skills e como desenvolvê-las com a ajuda da PNL?

Saiba o que são as habilidades comportamentais e como a PNL pode te auxiliar a desenvolvê-las no seu dia a dia

Se você já tem uma boa bagagem profissional, certamente possui diversas habilidades técnicas adquiridas ao longo da carreira. Elas é que permitem você desempenhar uma determinada função.

Tais habilidades são conhecidas como hard skills, sendo indispensáveis para qualquer pessoa que faz parte do mercado de trabalho.

Mas você já ouviu falar em soft skills? Se você ficou curioso para saber, leia todo esse post que preparamos e saiba porque elas também são essenciais para a sua vida pessoal e profissional.

E, de quebra, saiba como a PNL pode te ajudar a desenvolvê-las ainda mais.

Conheça a PNL

Conhecida como Programação Neurolinguística, a PNL é uma metodologia bastante usada e que tem como objetivo o desenvolvimento pessoal e profissional de uma pessoa, em diversos aspectos.

Além disso, a PNL aprimora, com muita assertividade, a forma de um indivíduo se comunicar com as outras pessoas.

Em outras palavras, podemos dizer que a PNL é uma técnica que vai melhorar e mudar todos os nossos comportamentos, seja em casa ou no trabalho.

Uma formação em PNL ajuda a deixar a convivência humana bem mais agradável e a superar as nossas crenças limitantes, que são os obstáculos que nos impedem de sermos pessoas mais realizadas e felizes.

O que são soft skills?

São habilidades que todas as pessoas precisam tanto na vida pessoal quanto na profissional. As soft skills não estão relacionadas com nenhum tipo de formação técnica como o aprendizado adquirido na faculdade ou cursos extracurriculares.

São conhecidas como habilidades comportamentais, tão importantes em nossa vida.

Trata-se de competências que são provenientes de todas as nossas atitudes e comportamentos. Elas estão diretamente relacionadas com aptidões de ordem emocional, mental e social, ou seja, a forma como você se interage consigo mesmo, com o mundo e com os demais ao seu redor.

Para ficar mais claro, alguns bons exemplos de soft skills são:

  • resiliência;
  • criatividade;
  • empatia;
  • comunicação;
  • entre outras.

O mais interessante é que grande parte delas tem a ver com a nossa inteligência emocional, que nos ajuda muito a entender e usar nossas emoções de forma mais benéfica no dia a dia.

Mas qual é a importância das soft skills?

A grande questão é que muita gente acredita que somente as hard skills podem ser suficientes para se manter no emprego ou deslanchar na carreira profissional.

É claro que elas são importantes e podem ser decisivas, dependendo da situação.

Mas segundo uma recente pesquisa inglesa, as soft skills são mais importantes na hora de uma contratação ou de uma promoção no trabalho, para cerca de 84% dos gestores e líderes da área de Recursos Humanos. Muitas vezes, determinadas soft skills são mais necessárias do que as hard skills.

Isso porque alguns comportamentos, habilidades emocionais e empatia no ambiente de trabalho  podem ser extremamente benéficos em um ambiente organizacional.

Ou seja, muitas empresas estão valorizando mais um saudável relacionamento entre os colegas de trabalho do que as habilidades técnicas em si.

Como a PNL pode ajudar a desenvolver as soft skills?

A PNL tem foco em nossos comportamentos, desenvolvimento pessoal e profissional, além de aprimorar a nossa comunicação. Por isso, ela vai te ajudar a ter mais empatia pelos demais, autocontrole das suas emoções e, principalmente, resiliência, que é tão necessária nos dias de hoje, em qualquer ambiente.

Uma outra maneira que a PNL pode deixar suas soft skills em evidência, é que você vai aprender a se autorregular. Ou seja, quando aprendemos a administrar as emoções e sensações, mesmo que sejam adversas, temos menos chances e nos abalar física e mentalmente.

Por mais que a situação seja estressante, a PNL ajuda a você manter todo o controle.

A PNL ainda pode ajudar no desenvolvimento de uma das soft skills mais importantes: a automotivação. Seja no trabalho ou na vida pessoal, a capacidade de se motivar sempre é uma característica importantíssima para qualquer pessoa.

Ela proporciona uma enorme sensação de bem-estar físico e mental no indivíduo, que se automotiva, todos os dias.

PNL e inteligência emocional: dupla imbatível

A inteligência emocional está diretamente ligada com as soft skills, que podem ainda ficar em seu ápice com a ajuda da PNL.

Em um mundo cada vez mais competitivo, as habilidades comportamentais são mais valorizadas, pois são elas que definem como será o relacionamento pessoal de um determinado colaborador.

Suponha que você esteja passando por uma situação de extrema pressão no trabalho. Como ter um bom controle emocional diante de um problema que precisa de uma solução rápida? Por isso, a PNL vai trabalhar sua inteligência emocional de forma que você saiba lidar com momentos estressantes em sua carreira, da melhor forma possível.

A grande questão é que as soft skills não são desenvolvidas da noite para o dia. Elas são habilidades muito mais complexas que envolvem emoções e comportamentos, podendo levar anos para serem desenvolvidas.

Por isso, a PNL entra em cena para te ajudar a aprimorar sua inteligência emocional e a vencer suas crenças limitantes.

Venha para o IBND aprender PNL

Se você quiser ter suas soft skills ainda mais evidência para se destacar na carreira profissional, vencendo todas as barreiras que estão lhe impedindo de alcançar seus objetivos, venha aprender fazer um practitioner em PNL no IBND.

Nossos cursos são referência em todo o Brasil e ministrados por profissionais altamente capacitados.

Em nossa instituição, não medimos esforços para que o seu aprendizado seja 100%.

Não perca mais tempo e venha aprender PNL no IBND. Aqui, o seu sucesso profissional e pessoal é garantido. Conte com a gente!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK