Conheça os principais tipos de terapia e descubra qual é o melhor para você!

22/05/2021 às 14:47 Hipnose

Conheça os principais tipos de terapia e descubra qual é o melhor para você!

Buscar por ajuda psicológica ainda é um tabu para algumas pessoas que consideram que a terapia é coisa para “gente doida”. Mas felizmente, cada vez mais pessoas têm entendido que buscar pela terapia é para qualquer um que deseja ter uma vida mais saudável consigo mesmo e com as pessoas ao seu redor.

Já se perguntou se você deveria fazer terapia e qual dos tipos de terapia é mais adequado para você? Num mundo cada vez mais acelerado e estressante, dados comprovam que as pessoas estão se tornando muito mais ansiosas e, até mesmo, depressivas. Por isso, é mais do que recomendado que cuidemos da nossa saúde mental!

Neste artigo do IBND (Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento) trazemos para você alguns motivos pelos quais você deveria buscar auxilio psicológico, além de te apresentar alguns tipos de terapia dentre as quais você pode escolher. Acompanhe a leitura!

Conheça as razões para fazer terapia!

  1. Livrar-se de vícios e dependências: a terapia é altamente indicada para tratar diferentes patologias clinicas como a dependência química, a depressão, a ansiedade, crises de pânico, esquizofrenia, etc.  
  2. Eleva a autoconfiança: o medo e a dificuldade de adaptação a novas situações é um mostro que assombra muitas pessoas e para amenizar essas sensações de insegurança, angústia, ansiedade e sofrimento, o processo terapêutico entra como aliado transformando aquilo que é negativo em algo positivo, devolvendo a autoconfiança ao cliente.
  3. Ajuda a enfrentar os medos: maturidade e inteligência emocional são consequências positivas de uma sessão de terapia. Pessoas que convivem com medos e não sabem lidar com situações do passado podem sofrer com crises de pânico e altas doses de ansiedade e através da terapia é possível compreender estes medos e trabalhar neles.
  4. Inteligência emocional para lidar com os sentimentos: situações delicadas como separações ou a morte de um ente querido deixam marcas e muitas pessoas não conseguem superar esses momentos de trauma. Ao fazer terapia o individuo aprenderá a conviver com a sua história e lidar com seus sentimentos.
  5. Criar relações saudáveis: se você deseja se relacionar melhor consigo mesmo e as pessoas ao seu redor, isso já é motivo mais do que suficiente para fazer terapia!

Qual o melhor tipo de terapia para você?

Antes de iniciar a terapia de forma definitiva, nós do IBND recomendamos que você conheça alguns tipos de terapia a fim de encontrar aquela que mais chama sua atenção e que você acredita que possa te ajudar na resolução dos seus problemas.

Psicanálise

Famosa terapia desenvolvida por Sigmund Freud, a psicanálise é voltada para análise do inconsciente, sendo, portanto, um dos tipos de terapia mais longo e profundo.

Deitado sobre um divã, o cliente irá falar abertamente sobre seus pensamentos, fantasias, emoções e sonhos, enquanto o analista toma nota de tudo que é dito. A partir das divagações do “paciente”, o psicanalista fará interpretações.

Este modelo de terapia costuma ser bastante intenso e o tratamento pode durar anos, não havendo limite de tempo. A psicanálise é indicada para pessoas que buscam o autoconhecimento pessoal e que desejam trabalhar memórias reprimidas descendentes de traumas.

Terapia Jungiana

Profissionais que seguem a psicoterapia de Jung, também conhecido como psicoterapia analítica, fazem uso de métodos artísticos relacionados à escrita e ao desenho através de dinâmicas com o cliente. Assim, os símbolos levantados pelo paciente são analisados para identificar traços de personalidade e crenças limitantes, por exemplo.

Neste tipo de terapia o inconsciente também é parte muito importante, sendo os sonhos uma grande fonte de análise e caminho para encontrar respostas as dúvidas, anseios e problemas do cliente.

Terapia Cognitivo-Comportamental

Ramificação da terapia comportamental, a TCC refere-se a forma como interpretamos e lidamos com as situações da nossa vida.

Neste tipo de sessão de terapia o psicólogo ou profissional responsável irá analisar o modo como o cliente se sente e pensa em relação a situações do dia a dia. Para que deste modo, o paciente passar a ter mais controle sobre as próprias ações, pois passa a compreender que deve mudar sua perspectiva sobre algumas situações.

Terapia Behaviorista

Na terapia behaviorista, o comportamento humano é base da técnica. Nada do que fazemos é por acaso. Estamos constantemente buscando atender as expectativas dos ambientes, seja no trabalho ou dentro de casa.

Através desta terapia o profissional irá trabalhar de maneira direta sobre os medos e queixas do cliente, buscando corrigir comportamentos desfavoráveis através de exercícios para que ele enfrente suas limitações.

Portanto, se você deseja modificar comportamentos e superar inseguranças e medos, esta modalidade de terapia é a mais indicada!

Hipnoterapia

A hipnoterapia (ou hipnose clinica) consiste na aplicação de técnicas de hipnose como ferramenta da terapia para o tratamento de transtornos emocionais, psicológicos, hábitos negativas e sentimentos indesejados.

Trabalhando diretamente sobre a mente inconsciente, na hipnoterapia o trabalho consiste em encontrar formas de ressignificar emoções, pensamentos e traumas de infâncias, por exemplo, identificando razões para uma série de problemas que afligem o cliente.

E agora, que tipo de terapia escolher?

Agora que você já conhece alguns dos tipos de terapia possíveis e suas abordagens, está pronto para decidir qual o melhor modelo de terapia para você. Portanto, agora é a hora de refletir com carinho sobre os resultados que você pretender alcançar e o que espera eliminar e agregar em sua vida.

No IBND, estamos aqui para te ajudar nesta jornada em busca do autoconhecimento, bem estar e qualidade de vida. No nosso curso de hipnose formamos profissionais preparados para trabalhar com Hipnose clinica e regressiva com técnicas de PNL para transformar e empoderar seus clientes.

Quer conhecer muitos outros assuntos sobre desenvolvimento pessoal e saúde mental? Confira os artigos que postamos diariamente em nosso blog e busque o melhor de si através do conhecimento e autodescoberta!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 12 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 18 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK