Conheça os principais tipos de hipnose e suas vantagens

13/10/2021 às 22:17 Hipnose

Conheça os principais tipos de hipnose e suas vantagens

Quando falamos em Hipnose, é normal que pessoas menos entendidas no assunto tenham uma imagem preconcebida sobre alguém controlando outro alguém, seja através de um pêndulo, um relógio ou por meio de palavras e sugerindo que a pessoa hipnotizada faça coisas absurdas. 

No entanto, diferente do imaginário popular, a hipnose possui diversas características incríveis que podem ajudar as pessoas, pois ao invés de colocar a pessoa num sono profundo, esta ferramenta nos leva a um estado de consciência ampliada. 

No post de hoje do IBND (Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento) falaremos um pouco mais sobre a Hipnose, quais os principais tipos e as vantagens que a terapia através da hipnose pode proporcionar. Confira a seguir!

Para que serve a hipnose?

A história da hipnose é tão antiga quanto a dos povos gregos e egípcios, quando surgiram os primeiros registros do uso desta ferramenta. Mas afinal de contas, você sabe para que serve a hipnose?

Tudo o que nós vivemos desde que nascemos fica guardado em nossa memória. No entanto, à medida que novas informações são guardadas, outras ficam no nosso subconsciente - um “espaço” mental sobre o qual não temos controle e onde ficam “esquecidas” nossas memórias, em especial, as traumáticas.

Neste sentido, a hipnose é utilizada como uma forma de ampliar a mente focando a atenção no subconsciente, a fim de acessar lembranças engavetadas que podem estar impactando em nossa vida atual, como é o caso do trabalho da hipnoterapia

Conheça, a partir de agora, os principais tipos de hipnose!

Na linha do tempo da Hipnose, muitas ramificações da ferramenta foram difundidas, como veremos a seguir:

Hipnose de palco 

Palco iluminado, truques, pessoas imitando cachorros, comendo cebola achando que é um doce e obedecendo aos comandos do hipnotizador. Esta é a ideia que a grande maioria das pessoas têm da hipnose, mas este é apenas um dos tipos dessa ferramenta, conhecida como Hipnose de palco, e é utilizada apenas para o entretenimento do público.

Hipnose Clássica 

Sendo uma das mais conhecidas, a hipnose tradicional ou clássica busca acessar a mente subconsciente da pessoa, dizendo o que ela deve fazer, ou seja, dando uma ordem a ela. No entanto, para que o método funcione corretamente, o indivíduo deve estar suscetível aos comandos para que consiga chegar ao estado de transe.

Para isso, antes de realizar a sessão de hipnose, cabe ao hipnoterapeuta fazer testes para verificar a suscetibilidade do cliente, pois caso ele não seja suscetível, a sessão pode não funcionar como o esperado. 

Quando se trata de pessoas muito lógicas e/ou determinadas, a mente pode oferecer resistência em aceitar as sugestões e a eficiência do método pode ser comprometida.   

Hipnose Ericksoniana 

Por sua vez, a hipnose ericksoniana, diferente da hipnose clássica, não depende da sugestionabilidade da pessoa para funcionar, ela se adapta à personalidade de cada pessoa. 

Ou seja, este tipo de hipnose estabelece sua forma de atuar a partir da linguagem de cada cliente para que o inconsciente ofereça menos resistência ao método. Deste modo, este modelo de hipnose respeita os valores e crenças individuais que poderiam, a princípio, impedir ou dificultar o funcionamento do método.

O terapeuta é, portanto, um facilitador, alguém que ajuda o cliente a entrar em contato com o subconsciente. Deste modo, a pessoa consegue ampliar seu autoconhecimento e usar essas informações para mudar aquilo que incomoda. 

Auto Hipnose

Toda hipnose é na verdade uma auto hipnose, afinal, a hipnose é um estado natural do ser humano que experimentamos todos os dias. Para mudanças de comportamento e controle emocional, por exemplo, existem várias técnicas que podem ser aprendidas e que se assemelham a meditação, mas que são na realidade uma auto hipnose. 

Hipnose Clínica 

Com características da hipnose clássica e da hipnose ericksoniana, a hipnose clínica (ou hipnoterapia) é utilizada como uma terapia alternativa no tratamento de medos, fobias, vícios, insônia, ansiedade, dentre outros. 

No Brasil, médicos, dentistas, fisioterapeutas, terapeutas e psicólogos têm aderido a esta terapia alternativa para potencializar resultados com seus clientes a fim de promover qualidade de vida e saúde através de uma ferramenta não invasiva. 

Conheça a formação em Hipnose Clínica do IBND

Quer aprender esta ferramenta terapêutica capaz de maximizar seus resultados em qualquer área e, desta forma, impactar positivamente seus clientes? Conheça o curso de hipnose online do IBND.

Neste curso você irá aprender uma técnica eficaz que permite acessar os níveis mais profundos da mente humana para o tratamento de diversos problemas de fundo emocional como a depressão, baixa autoestima, vícios, traumas, etc. 


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK