Como alcançar o amadurecimento?

25/11/2020 às 10:43 Coaching

Como alcançar o amadurecimento?

Quando falamos em amadurecimento, não estamos nos referindo a idade ou jeito de agir, mas sim na forma de pensar e no aprendizado obtido com as experiências vividas ao longo da vida. Portanto, pessoas jovens podem ser bastante maduras enquanto pessoas mais velhas podem não ser.

O amadurecimento é uma característica importante para adquirir ao longo da vida. Ter responsabilidade e aprender com a vida é fundamental para trilhar um caminho de sucesso. Se você está buscando amadurecer, você está no lugar certo! Aqui, vamos lhe mostrar como alcançar o amadurecimento.

O que é Amadurecimento?

A palavra amadurecimento significa “pensar antes de agir”, logo uma pessoa madura é aquela que consegue lidar com todas as situações com cautela e assertividade, sem se precipitar. Em qualquer âmbito da vida, pessoas maduras buscam conduzir as situações com quietude e lucidez.

Por isso, nós dissemos no primeiro parágrafo que a maturidade nada tem a ver com a idade da pessoa, mas sim com a sua forma de pensar. Muitos jovens acabam mostrando uma maturidade bem maior do que pessoas mais velhas. E isso é possível notar por contar de um comportamento mais comedido e ações bem planejadas.

Na vida como um todo, amadurecer é importantíssimo! Quanto mais rápido você amadurece, mais rápido você consegue evoluir em todos os âmbitos da vida. Através do seu amadurecimento é que você consegue enxergar boas oportunidades e soluções para reverter qualquer adversidade.

Uma pessoa madura consegue lidar bem sob pressão e encara qualquer situação sem tremer. Elas encontram soluções para reverter os problemas com mais facilidade e aproveitam bem as oportunidades.

O que faço para amadurecer?

Não há uma fórmula mágica para amadurecer, o amadurecimento é um processo que leva tempo e é perfeitamente natural. Conforme vamos vivendo novas experiências ao longo da vida, temos a oportunidade de amadurecer pouco a pouco. Porém existem algumas dicas que podem lhe ajudar a atingir um bom nível de maturidade.

Confira nossas dicas abaixo:

Tenha cautela e seja autoconfiante

A autoconfiança é uma habilidade importante de ser desenvolvida por quem deseja amadurecer. Ser confiante é a melhor maneira de não ter medo de encarar os desafios da vida.

E com isso você consegue deixar de agir sem pensar e refletir sobre a consequência dos seus atos. A dica é começar a se policiar nas ações pequenas, pensando bastante no que fazer antes de agir. Assim, você pode ir ganhando confiança em si mesmo.

Com o tempo, você terá confiança para tomar decisões importantes de maneira assertivas e sem afobação. Assim, com o tempo atingirá um nível de maturidade suficiente para lidar melhor com tudo que está ao seu redor.

Conheça a nossa Formação Practitioner em PNL.

Pare de levar os acontecimentos para o lado pessoal!

Alimentar o egocentrismo é o erro de muitas pessoas inconsequentes. Estas pessoas costumam levar tudo par ao lado pessoal, sempre pensando que as ações feitas por outras pessoas têm a intenção de atingi-las como se elas fossem o centro do mundo.

Então, se você pratica muito isto e acaba levando qualquer ação ou crítica para o lado pessoal, crie a consciência de que você não é o centro do universo e que você não tem controle sobre mais ninguém a não ser você.

Assim, você pode amadurecer seus pensamentos e entender que não controlamos quase nada que está a nossa volta e que nem tudo o que acontece é feito para nos atingir.

Pratique a empatia

Muito se fala sobre a empatia, mas na realidade a maioria das pessoas só é empático com seus próprios amigos e familiares, pessoas com qual já existe uma relação. Para amadurecer será preciso ampliar esse leque e praticar a empatia com qualquer pessoa.

Seja qual for a pessoa, pode ser um desconhecido qualquer, busque ouvi-lo e se coloque no lugar dele. Dessa maneira, você irá perceber que cada pessoa possui sua própria história com diferentes experiências.

Não reclame, haja!

Reclamar em demasia é uma característica de quem não possui maturidade. O ato de reclamar não resolve a situação e é tipicamente usado por pessoas egocêntricas que atribuem suas falhas a coisas, momentos e a pessoas.

Por isso, deixar de reclamar é uma boa dica para amadurecer. E mais do que isso, além de deixar as reclamações de lado, você deve agir, tentar reverter o seu erro, assim você entenderá o que fez de errado e poderá consertar.

Reclamar menos e concentrar suas forças para encontrar soluções para resolver um problema é uma forma de demonstrar maturidade. Essa é uma boa forma de aumentar o seu nível de amadurecimento.

Faça uma Formação Practitioner em PNL!

Aqui no IBND possuímos uma Formação Practitioner em PNL completa. Aprenda todos os recursos da programação neurolinguística na teoria e na prática e tenha excelência em sua aplicação. Conheça a nossa Formação Practitioner em PNL.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK