Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Conheça a síndrome de burnout e o que fazer para amenizá-la

26/05/2020 às 20:46 Hipnose

Conheça a síndrome de burnout e o que fazer para amenizá-la

Descubra do que se trata essa síndrome, que é mais comum do que se imagina, e como a hipnose pode ajudar no tratamento dela

Atualmente, muito se fala sobre as diversas síndromes emocionais que existem, que devem e precisam ser tratadas, o mais depressa possível. Os distúrbios psiquiátricos são os principais responsáveis pelo afastamento do trabalho de milhares de profissionais.

E por falar em trabalho, você conhece a síndrome de burnout? Se você nunca ouviu falar a respeito, continue lendo esse post que traz tudo sobre essa síndrome, que afeta diversos trabalhadores em todo o mundo.

Saiba como a hipnose pode ajudar a tratá-la de forma efetiva.

O que é a síndrome de burnout?

Trata-se de uma síndrome bastante comum em milhares de profissionais e é caracterizada pelo esgotamento ou estresse extremo provocado por uma grande sobrecarga de trabalho. O termo “burnout”, vem do inglês e significa queimar as energias até o fim delas.

Muitas vezes, por conta de uma rotina de trabalho intensa e desgastante, o profissional chega ao limite extremo da sua energia física e mental.

Casos de trabalhadores procurando ajuda profissional não são raros, na síndrome de burnout.

Segundo o site do renomado médico Dráuzio Varela, grandes responsabilidades, cobranças, pressão constante, horas excessivas de trabalho, conflitos com os colegas, pouco tempo de descanso e um enorme volume de trabalho, podem ser extremamente prejudiciais para o corpo e a mente.

Principais sintomas

A grande questão é que a síndrome de burnout afeta tanto a parte física quanto a emocional da pessoa. Conheça os principais:

  • Sensação de cansaço excessivo, mesmo após acordar;
  • Exaustão extrema em qualquer hora do dia;
  • Dores de cabeça intensa, principalmente na nuca;
  • Sudorese excessiva;
  • Fadiga;
  • Dores musculares, principalmente na região do pescoço;
  • Faltas constantes ao trabalho;
  • Desânimo;
  • Insônia;
  • Sensação de preocupação constante;
  • Irritabilidade.

Sintomas emocionais

Esses sintomas talvez sejam os que precisam ser tratados com mais urgência, pois podem acarretar outros problemas de saúde: Conheça alguns deles:

  • Depressão, em casos mais graves da síndrome de burnout;
  • Ausência de motivação na vida;
  • Falta de criatividade;
  • Sensação de inferioridade ou incapacidade;
  • Episódios de ansiedade;
  • Alterações repentinas de humor;
  • Isolamento social;
  • Lapsos de memória;
  • Pessimismo extremo;
  • Pouca ou nenhuma autoestima.

O que acontece com a mente na síndrome na burnout?

Diante das condições adversas e estressantes relacionadas ao trabalho, o nosso cérebro começa a enviar sinais para o corpo, informando que devemos sair desse estado, o mais depressa possível.

A grande questão é que sentir as mensagens que a mente nos transmite, apesar de serem bastante úteis, pode não ser nada agradável.

Por isso, se você acredita que está trabalhando excessivamente e está sentindo alguns dos sintomas citados, é hora de rever suas atitudes.

O uso da hipnose no tratamento da síndrome de burnout

A hipnose é uma das principais alternativas para o tratamento dessa síndrome, que afeta milhares de profissionais no mundo dos negócios.

Essa técnica identifica as principais causas que levaram o indivíduo ao esgotamento mental e faz uma ressignificação do problema, durante o transe hipnótico.

Nas sessões de hipnose, a pessoa fica totalmente relaxada, mas ao mesmo tempo consciente. Isso permite ao hipnólogo “acessar” a mente dela e eliminar esses problemas emocionais que tanto o atormentam, de uma vez por todas.

Através de sugestões de mudanças de comportamento dadas pelo hipnólogo, a pessoa acaba aceitando, pois sua mente está bem mais receptiva, já que a parte relacionada às críticas e questionamentos, fica “desligada”.

Vantagens da hipnose

Está sofrendo com a síndrome de burnout e não sabe mais o que fazer? Conheça as vantagens da hipnose e fique livre desse terrível problema:

Sem o uso de medicamentos

A grande vantagem da hipnose no tratamento da síndrome de burnout é que ela não faz o uso de nenhum tipo de medicamento.

Os desconfortáveis efeitos colaterais, que acabam desanimando muita gente de prosseguir com o tratamento em outras terapias convencionais, são inexistentes.

Auxilia na mudança de hábitos

Por ter foco direto em nossa mente, a hipnoterapia pode contribuir para que a mudança de hábitos aconteça no dia a dia do indivíduo.

As orientações do hipnólogo durante o transe atingem diretamente o nosso subconsciente, eliminando os velhos hábitos e inserindo outros novos.

Permite o autoconhecimento

A hipnose permite o indivíduo se conhecer melhor. Durante o transe, o autoconhecimento acontece de uma forma bastante peculiar, o que permite a pessoa conhecer mais todas as suas qualidades e ter a ciência de que tem limitações, como todo ser humano.

Amplia o autocuidado

A hipnose aumenta a nossa sensação de autocuidado. Essa técnica mostra que a pessoa precisa incluir momentos de felicidade em sua rotina diária, seja com a família e, principalmente, no trabalho.

E isso é importante para quem sofre com a síndrome do esgotamento profissional.

Ajuda a manter o bem-estar no ambiente de trabalho

Diversos ambientes corporativos são locais hostis e extremamente desgastantes, do ponto de vista psicológico.

Por isso, a hipnose vai te auxiliar a ter mais bem-estar emocional em seu trabalho, pois ela elimina todas as barreiras que impedem o alcance dos seus objetivos e a sua realização.

O IBND é a solução para você

O IBND oferece soluções personalizadas que vão fazer você ficar livre dos traumas do passado, mais feliz e melhor consigo mesmo.

Nossa didática é única e aprovada por 100% dos nossos alunos. 

Os cursos de hipnose e PNL do IBND são referência e ministrados por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado.

Cobramos um preço justo e sempre priorizamos o seu aprendizado. Teremos esse compromisso com você!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®