Comportamento organizacional: como deve ser?

31/03/2021 às 10:23 PNL

Comportamento organizacional: como deve ser?

A maneira como os colaboradores agem dentro do ambiente organizacional é um fator determinante para o bom funcionamento de qualquer empresa. Falta de motivação, baixo desempenho, conflitos constantes, gestão inadequada, dentre outros, fazem parte do comportamento organizacional. Saiba mais a respeito desse importante assunto e faça o seu negócio prosperar. Boa leitura!

O que é comportamento organizacional? 

Podemos dizer que é um importante estudo de três fatores essenciais que envolvem todo o comportamento das organizações de um modo geral: pessoas, equipe e estrutura hierárquica.

De uma forma bem resumida, o comportamento organizacional faz menção: 1) às características individuais de cada colaborador, seus comportamentos e desempenho no dia a dia; 2) às características das equipes, de todos os processos de comunicação e tomadas de decisão; 3) ao funcionamento de todo sistema organizacional, a hierarquia e cultura da empresa em si.

E essa complexa análise tem o objetivo de encontrar formas viáveis para deixar o clima organizacional mais harmônico, pacífico, garantir o maior engajamento dos colaboradores e, sobretudo, a motivação dos mesmos no dia a dia. Não é uma tarefa simples, mas é possível de ser feita!

Benefícios de se gerenciar o comportamento organizacional 

Conheça as vantagens de se fazer um gerenciamento eficiente do comportamento organizacional em sua empresa, para que ela prospere cada vez mais no mercado:

 - Permite uma gestão de pessoas mais efetiva;

 - Melhora as relações pessoais dentro do ambiente de trabalho;

 - Deixa o gestor/líder com mais capacidade para entender e lidar com as diferenças individuais dos membros da sua equipe;

 - Permite uma melhor análise de como acontece os relacionamentos pessoais em equipes grandes ou pequenas;

 - Auxilia no desenvolvimento da inteligência emocional de todos os colaboradores;

 - Possibilita o gerenciamento mais efetivo das relações entre os setores, bem como a melhor compreensão das diferenças pessoais dos membros de cada um deles;

 - Aprimora a comunicação dos colaboradores com seus gestores ou líderes, deixando-a mais assertiva e eficiente;

 - Permite uma visão mais ampla sobre potenciais talentos que podem ser melhor aproveitados dentro da organização;

 - Desenvolvimento de uma qualidade essencial a qualquer pessoa que faz parte de uma empresa: a resiliência.

Com todas essas excelentes vantagens, a sua organização pode ter muito mais chances de prosperar e ser disputada pelos melhores talentos do mercado.

Como deve ser o comportamento organizacional? 

Agora que você sabe o que é comportamento organizacional e os benefícios para a sua empresa, se ele for bem gerenciado, saiba como ele deve ser na prática:

Ético

O comportamento organizacional deve ser regido pela ética. Quando a conduta de todos os colaboradores é pautada pela ética, que se traduz em respeito às normas da empresa, transparência e honestidade, toda a organização sai ganhando e se torna uma referência de prestígio para seus clientes. Vale lembrar que a hipnose também ajuda bastante. 

Senso de responsabilidade

O comportamento organizacional focado no senso de responsabilidade, que implica no cumprimento das tarefas diárias e das obrigações do dia a dia, deixa todo o coletivo no lucro. Principalmente, se os funcionários adotarem uma postura responsável em relação às suas atitudes pessoais.

Controle gerencial baseado na confiança

A palavra “controle” pode até soar como algo parecido com severidade ou rigidez. Mas o controle gerencial do comportamento organizacional deve ser baseado sempre na confiança nos colaboradores. Esse formato pode causar impactos positivos nas ações de todos os indivíduos.

Competitividade saudável

O comportamento organizacional deve incentivar uma certa competitividade saudável entre os colaboradores. Mas ela sempre deve ser baseada no bem-estar coletivo e no alcance dos objetivos da empresa. Essa competitividade jamais poderá gerar conflitos pessoais, para que não aconteça condutas inadequadas dentro da organização.

Por que você deve se atentar para o comportamento organizacional? 

Sua equipe mais motivada e criativa

Quando uma empresa fomenta um comportamento organizacional alinhado com a sua cultura (missão, visão e valores), ela acaba criando um ambiente de trabalho mais produtivo, criativo e inovador. E contar com uma equipe motivada e com um mindset nas alturas, costuma trazer excelentes resultados para o empresário.

Maior engajamento e resultados sempre positivos

Qualquer empresa que adota práticas comportamentais saudáveis, sempre prezando pela ética no dia a dia, acontece um maior engajamento e satisfação dos seus colaboradores. E o resultado de toda essa saudável sintonia entre os setores, se traduz em metas e objetivos alcançados, o que traz um maior faturamento.

Boa reputação e imagem da empresa no mercado

Quando determinada empresa preza por um comportamento organizacional compatível com seus valores, missão e visão, a sua imagem fica sempre preservada perante os clientes. E não podemos nos esquecer de que isso também mantém a sua boa reputação no mercado. Afinal, uma organização com baixa credibilidade está fadada ao fracasso.

O que o comportamento organizacional deve levar em conta? 

Alguns fatores são imprescindíveis durante a análise do comportamento organizacional. São eles:

 - Indicadores de desempenho da equipe e individual;

 - Nível de envolvimento dos funcionários com as tarefas e projetos;

 -Proatividade, criatividade, comprometimento, responsabilidade e iniciativa dos colaboradores;

 - Pesquisas sobre o clima dentro do ambiente de trabalho;

 - Nível de resiliência dos colaboradores;

 - Relacionamentos pessoais e respeito a ética empresarial;

 -Índice de rotatividade de pessoal e possíveis motivos;

 Agora que você conhece a importância do comportamento organizacional, que tal colocar em prática na sua empresa tudo que falamos aqui nesse post?

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Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


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