4 dicas de coaching para manter sua equipe motivada

10/02/2020 às 16:08 Coaching

4 dicas de coaching para manter sua equipe motivada

Uma característica dos gestores eficientes é a habilidade em manter as suas equipes motivadas e produtivas. No meio corporativo atual, isso é um grande desafio.

A insatisfação no trabalho é grande no mercado, e isso dificulta bastante o alcance das metas desejadas pelas empresas.

Como o coaching é uma das metodologias de desenvolvimento humano mais eficientes do mundo, decidimos criar este artigo, no qual vamos dar algumas dicas baseadas nesse processo para que gestores consigam manter suas equipes motivadas.

O nosso intuito aqui é mostrar algumas maneiras eficientes de aumentar o nível de satisfação de seus colaboradores e integrá-los como parte da empresa.

Isso é fundamental para aumentar a produtividade e alcançar objetivos mais ousados.

Confira as nossas dicas abaixo:

Crie um ambiente de trabalho agradável

O salário e os benefícios do emprego não são fatores primordiais para manter os profissionais motivados. O que mais fará a diferença para a produtividade de cada um é o ambiente de trabalho em que estão inseridos.

Quando o local de trabalho é agradável, os colaboradores se sentem mais felizes, se adaptam mais rápido às suas funções e cumprem suas atividades com mais foco e agilidade.

Da mesma forma, quando o ambiente de trabalho é pesado, com muitos conflitos e pouca estrutura, o contrário acontece.

A porcentagem de turnover em péssimos locais de trabalho é gigante. E assim o trabalho não se desenvolve, já que o ambiente não colabora e sempre terão novos colaboradores que precisam se adaptar à empresa.

Criar um ambiente de trabalho agradável é a tarefa base para qualquer gestor aumentar a motivação de sua equipe.

É muito importante que os profissionais percebam que você está se esforçando para lhes garantir melhores condições de trabalho. Isso por si só já aumenta a motivação dos colaboradores.

Busque dar todas as condições de trabalho para o entrosamento das equipes, para a adaptação de novos funcionários, além de, claro, estar sempre melhorando a estrutura física do seu negócio.

Conheça a nossa Formação em Coach.

Dê feedbacks assertivos

Dar feedback é essencial para manter a sua equipe motivada. Todo profissional deseja crescer em seu trabalho e para isso precisa saber como seu trabalho está sendo avaliado pelo gestor.

O feedback deve ser tanto individual como coletivo, assim você ajuda todos os colaboradores a crescerem profissionalmente, tornando sua equipe mais completa e produtiva.

É essencial que o feedback seja sempre construtivo e que reconheça e ressalte os pontos positivos do trabalho.

No curso de coach, aprendemos uma ótima técnica para feedback assertivos, ela é chamada de “Feedback Burger” e consiste em três pontos simples: reconhecer e elogiar os profissionais, ressaltar os pontos fortes e os pontos de melhoria e, por fim, traçar um caminho para que ele possa alcançar melhores resultados no curto, médio e longo prazo.

Dessa maneira, os profissionais sentirão mais confiança em seu gestor e se sentirão mais motivados, já que eles percebem o interesse da gestão em ajudá-los a se desenvolverem profissionalmente dentro da empresa.

Capacite os seus colaboradores

Outra boa maneira de manter os profissionais de sua equipe motivados é investir no desenvolvimento profissional dos colaboradores e fazer a gestão de talentos.

É muito importante, tirar alguns dias do mês para oferecer treinamentos e workshops internos para a capacitação dos funcionários.

Também é bastante importante ter um cronograma de treinamentos definidos para novos funcionários. Isso ajuda a acelerar a adaptação de novos profissionais à empresa e turbina a sua motivação.

Ainda é possível complementar a capacitação, promovendo parcerias com instituições educacionais para garantir descontos e promoções em cursos que possam ser atrativos para os seus colaboradores ou até mesmo realizar um treinamento corporativo.

Reconheça o bom trabalho dos colaboradores da sua equipe

Uma das principais qualidades de um gestor é saber dar os devidos agradecimentos e dividir os aplausos pela conquista de resultados.

É importantíssimo reconhecer o valor da sua equipe, isso deixa os profissionais mais motivados.

Além de fazer o reconhecimento coletivo e ressaltar a importância da sua equipe em reuniões com outros gestores da empresa e externamente em congressos e eventos da área, você também deve prestar o reconhecimento individual.

Você deve saber reconhecer as principais habilidades de cada profissional da sua equipe, sabendo ressaltar os pontos fortes de cada um deles.

Isso deve ser feito tanto individualmente, como entre a equipe e externamente.

Isso é essencial para manter sua equipe motivada. Mostrar reconhecimento é uma maneira de mostrar aos colaboradores que eles valem muito para você e que você se importa com o crescimento de cada um, não apenas com os resultados.

Como vimos no texto, os gestores devem aprimorar características e habilidades básicas para fazerem uma gestão eficiente de suas equipes.

Deixar uma equipe motivada não é uma tarefa fácil no mercado atual, mas com cautela e determinação é possível.

O Coaching é uma metodologia que pode ajudar bastante a melhorar sua capacidade de gestão. Faça a Formação em Coach para desenvolver as habilidades necessárias para gerir equipes vencedoras.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK