O que é metas e objetivos e quais suas diferenças?

26/03/2021 às 14:39 PNL

O que é metas e objetivos e quais suas diferenças?

A maioria das pessoas tem metas e objetivos em sua vida, o que é algo absolutamente natural. A nossa realização pessoal fica muito fácil quando definimos com clareza o que desejamos para nós mesmos. Mas uma dúvida que assola muita gente é: o que é metas e objetivos e quais suas diferenças em nosso dia a dia?

É exatamente isso que vamos explicar nesse post. Saiba o que são objetivos e metas, conheça suas diferenças, bem como a importância de saber definir cada um deles em todos os âmbitos da sua vida. Continue a leitura até o final e fique por dentro desse importante assunto.

Metas e objetivos: o que são cada um deles?

Na verdade, esses dois conceitos até se parecem um pouco, mas são diferentes em determinados aspectos. Conheça as principais diferenças:

Metas

Podemos dizer que as metas são objetivos traçados de uma forma quantificada. Por exemplo, quando fazemos menção a uma determinada meta, nos referimos a tarefas ou atividades específicas que tem prazo para serem cumpridas. Ou seja, as metas são apenas uma etapa dos objetivos. Ter mais autoconfiança ajuda bastante. 

Em outras palavras, metas são pequenas ações que precisam ser feitas de forma regular, seja diária, mensal ou semanal, para que se consiga atingir os objetivos propostos. As metas fazem parte da nossa vida pessoal e profissional. Vamos a um exemplo prático para um melhor entendimento:

Suponha que você queira comprar um carro no valor de R$ 60 mil. Sendo assim, a sua meta estipulada é economizar parte do seu salário todos os meses para conseguir alcançar esse objetivo (compra do carro). Ficou claro agora?

Objetivos

Objetivos são o resultado do cumprimento das suas metas, ou seja, o seu propósito final. Toda meta cumprida pode deixar o seu objetivo mais próximo da realidade. Os objetivos também podem ser entendidos como um sonho que nos motiva dia após dia, em busca da satisfação plena, pessoal ou profissional. A hipnose também pode ser usada nesse processo.

Os objetivos na sua carreira, por exemplo, podem ser a realização de um intercâmbio fora do Brasil, uma especialização ou mudança de cargo dentro da empresa onde trabalha. Já os objetivos da vida pessoal se referem ao casamento, ter filhos, emagrecer, parar de fumar, comprar uma casa ou um carro novo, dentre outros.

No ambiente corporativo, os seus objetivos podem ser: a conclusão e entrega de um projeto, o lançamento de um novo produto no mercado, a abertura de uma nova filial ou aumentar o nicho de atuação da empresa. Esses são apenas exemplos que podem facilitar a sua compreensão.

Veja algumas dicas incríveis e um exercício para definir metas e objetivos

Importância da definição de metas e objetivos

Podemos dizer que o principal motivo que metas e objetivos são definidos é motivar e engajar as pessoas, sempre. Esses dois conceitos é o que incentiva e estabelece um propósito para todas as suas ações durante a vida. Objetivos e metas se assemelham a um saudável estímulo para continuarmos persistindo na busca de um sonho.

A maioria das pessoas que tem metas e objetivos se sentem desafiadas, todos os dias. Esses dois importantes conceitos é que também dão sentido a nossa vida. Ou seja, quando sabemos o que queremos para a nossa vida pessoal ou profissional, é mais fácil de se traçar o caminho até que tudo se concretize, da melhor forma possível.

E todo esse movimento constante e diário, pode nos deixar muito mais produtivos e assertivos, pois somente dessa forma é que os nossos objetivos poderão ser alcançados. E quando isso acontece, a nossa satisfação, em todos os âmbitos, pode ser gigantesca. Sentimos que realmente somos capazes de realizar todos os nossos sonhos, desde que sejamos realistas. O IBND publicou recentemente um vídeo no YouTube sobre esse assunto. Vale a pena conferir acima!

Metas e objetivos: ferramentas cruciais para alcançá-los

Agora que você tem ciência do que são objetivos e metas, conheça as ferramentas que jamais podem faltar na hora de defini-los, pois são de grande valia:

Foco

A falta de foco pode atrapalhar bastante a definição clara das suas metas e objetivos. Mesmo que as distrações do dia a dia caiam de paraquedas em seu colo, manter o foco em seu objetivo final é primordial para que todas as suas ações permitam que as metas sejam alcançadas. Foco no que se deseja e boa sorte!

Disciplina e comprometimento

Uma pessoa disciplinada tem maiores chances de alcançar suas metas e, consequentemente, seus objetivos. Disciplina e comprometimento requerem esforço constante e maturidade suficiente para se evitar as distrações que tiram o seu foco. Pode até não ser fácil, mas esses dois fatores podem deixar tudo mais próximo da realidade.

Motivação

A motivação é uma das forças motrizes para manter-se firme e forte no alcance das metas e objetivos. A automotivação é uma arma importante para que você não desista do seu sonho. Mesmo que o cansaço der as caras, a motivação deve ser maior do que ele e de qualquer obstáculo. Sem motivação, tudo pode ficar mais complicado.

Confiança

Confiar que tudo dará certo e que seus objetivos podem ser alcançados, é importantíssimo. Se você não confiar em seu “taco”, quem é que vai confiar? Por isso, a confiança e o pensamento positivo são fundamentais em todo o processo.

Mudanças

Muitas vezes, mudanças se fazem necessárias para que os objetivos sejam alcançados. Mas você precisa estar preparado (a) para enfrentá-las. Por isso, quanto mais resiliente você for, esse processo de adaptação relacionado a alguma mudança, pode ser menos penoso.

Agora é só traçar suas metas para que seus objetivos sejam alcançados. Boa sorte!

Venha para o IBND

O curso de PNL do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!

 


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK