Como sua mente pode lhe ajudar na recuperação de lesões

08/01/2021 às 15:22 PNL

Como sua mente pode lhe ajudar na recuperação de lesões

Você conhece o poder da sua mente? A grande maioria das pessoas não tem noção disto. Sabia que a sua mente pode lhe ajudar a se recuperar de lesões? Não? Aqui neste artigo, vamos explicar como a mente pode auxiliar a agilizar a recuperação de lesões.

Seja você um atleta ou apenas um esportista amador, com toda certeza, as lesões fazem parte de sua vida. Isso é comum no meio do esporte. E depende do grau de gravidade da lesão, se torna ainda mais difícil ter uma recuperação rápida e eficiente.

Muitos atletas, por exemplo, sofrem bastante após lesões graves e não estamos falando apenas de dores físicas. Em um contexto onde a competitividade é fundamental e para isto é preciso estar 100% preparado, as lesões podem gerar sentimentos negativos como o medo, a insegurança e a ansiedade.

E se a mente pode ser um fator negativo, ela também pode ser um fator positivo para a recuperação como mostraremos ao longo deste texto.

A importância da mente na recuperação de lesões

Uma lesão acaba fazendo com que, no primeiro momento, um atleta ou esportista amador reaja negativamente. É um misto de medo, raiva e culpa pela lesão. É preciso de tempo para absorver a situação e pode encarar os seus fatores negativos de frente.

Depois de passado o choque da lesão, o lesionado tem duas opções: aceitar os fatores negativos ou reorganizar sua mente e trabalhar fisicamente para se recuperar plenamente do ocorrido.

A recuperação de uma lesão não é puramente física, o seu ponto de partida está na mente do lesionado. Aceitar a lesão e preparar a recuperação é uma forma de preparar a mente para acreditar que superar este momento adverso é possível.

Aqui vem a necessidade de ter o controle sobre a sua mente. Quem não possui um bom equilíbrio emocional, dificilmente conseguirá realizar ações que favoreçam uma recuperação mais rápida. A nossa mente é extremamente poderosa e quando bem amadurecida ela pode nos levar ao sucesso, e quando não pode nos levar ao fracasso.

No meio esportivo, a mente é a grande aliada de atletas em competições de alto nível. E através dela que começa a recuperação de lesões. Bons hábitos e bons pensamentos são fundamentais para auxiliar uma boa recuperação.

Através da nossa mente, podemos criar um processo que torne a cura mais rápida. É como se criássemos as condições necessárias para uma recuperação ágil e plena da lesão sofrida. Atletas que tem um bom equilíbrio emocional conseguem lidar com estas situações adversas de frente.

Conheça a nossa Formação Practitioner em PNL.

Dicas para fazer com que sua mente lhe ajuda a se recuperar de uma lesão

Acho que já deu para entender que a mente é parte fundamental na recuperação de uma lesão, não é? Abaixo, vamos dar algumas dicas práticas de como você pode usar sua mente a seu favor neste momento difícil. Confira as dicas abaixo:

Desenvolva o equilíbrio emocional

Esse é o fator fundamental para transformar a sua mente em uma grande aliada na recuperação de lesões e na vida como um todo. Desenvolver o equilíbrio emocional é essencial e para isto é preciso desenvolver outras duas habilidades importantíssimas: o autoconhecimento e a inteligência emocional.

É através destas duas competências que conseguiremos atingir um nível de estabilidade emocional padrão. O equilíbrio emocional nada mais é do que ter controle sobre a sua mente, evitando que em momentos adversos como o sofrimento de lesões, você perca o controle e deixe se levar apenas por fatores negativos.

O equilíbrio emocional é fundamental para termos a capacidade de usar a mente ao nosso favor. Lembra que falamos lá no início que a mente pode ser a grande aliada para o sucesso? Então, para isso é preciso desenvolver o equilíbrio emocional.  

Implementação de hábitos e metas

A nossa mente também pode ajudar na implementação de hábitos. Geralmente, pessoas lesionadas precisam seguir um processo de recuperação rigoroso.

E no caso de atletas isso é ainda mais intensivo. Não basta apenas fazer fisioterapia, é preciso cuidar da alimentação, repousar e realizar outras ações importantes para a recuperação.

E com a mente preparada, implementar esses novos hábitos em sua vida será bem mais fácil. Você entenderá que isto é importante para que sua recuperação aconteça o quanto antes.

Também é importante se impor metas para a recuperação. Isso pode lhe ajudar ainda mais a se motivar e a entender a necessidade desta nova rotina para conseguir se recuperar completamente de uma lesão.

Dica bônus: procure um coach!

O coach é um profissional capacitado que poderá lhe ajudar a preparar sua mente para a recuperação de sua lesão. Passar por esse processo pode lhe ajudar a acelerar sua recuperação e preparar a sua mente para o sucesso em competições futuras.

Faça a nossa Formação Practitioner em PNL!

Quer aprender a usar a sua mente a seu favor? Saiba mais sobre a Formação Practitioner em PNL do IBND. Aqui, você aprenderá todos os recursos e ferramentas para transformar a sua vida para melhor! Conheça a nossa Formação Practitioner em PNL.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK