Autoavaliação: o primeiro passo para desenvolver o autoconhecimento

09/09/2020 às 18:52 PNL

Autoavaliação: o primeiro passo para desenvolver o autoconhecimento

O caminho para o autoconhecimento é a autoavaliação. Essa habilidade é fundamental para que possamos entender a nossa real situação, nos avaliarmos criteriosamente Como estão tomando decisões? Porque agimos de uma maneira? Porque tomamos certas ações? Praticar a autoavaliação é importantíssimo para a nossa evolução pessoal e profissional.

A autoavaliação é um exercício de extrema importância para aqueles que querem crescer dia após dia. Quem deseja sair da zona de conforto e alcançar resultados cada vez melhores tem na autoavaliação um grande aliado. Essa é a chave para avaliarmos o nosso desempenho e o aprimoramento de nossas habilidades.

O que é a autoavaliação?

Como parte da busca pelo autoconhecimento, a autoavaliação é um dos exercícios para se alcançar o entendimento profundo sobre si mesmo. Esse é um exercício de reflexão essencial para avaliar o nosso desenvolvimento em todas as áreas da vida.

Durante uma autoavaliação, devemos colocar o ego e orgulho de lado para sermos capazes de criticar a nós mesmos. Esse exercício pode ser feito de forma ampla, para lhe ajudar em todas as áreas de sua vida ou em casos específicos como vida profissional, relações sociais, etc.

O conceito da autoavaliação busca nos incentivar a termos um olhar crítico sobre nós mesmos. Muitas pessoas transferem a culpa e a responsabilidade de seus atos e por isso vivem vidas estagnadas. Na autoavaliação, você consegue encontrar seus pontos fortes e seus pontos de melhoria, reconhece-os e começa a trabalhar em cima do que é preciso para aprimorá-los.

O exercício de autoavaliação é bastante comum nos treinamentos ou formações em coaching. Essa é uma das ferramentas utilizadas por coaches para que as pessoas consigam se conhecer melhor e se darem conta do seu potencial.

Conheça a nossa Formação Practitioner em PNL.

Para que serve a autoavaliação

A autoavaliação pode ser usada para diversos fins, o uso desse exercício para fins profissionais é o mais comum. Veja abaixo algumas situações onde é possível e indicado utilizar a autoavaliação:

Análise de carreira

Se você está sentindo que está estagnado ou que ainda não alcançou o cargo que almeja, a autoavaliação pode lhe ajudar a fazer uma análise profunda sobre a sua carreira. Assim, você pode se avaliar como profissional para pôr em prática o que for necessário para avançar na carreira.

Melhoria nos relacionamentos pessoais e profissionais

A autoavaliação também é bastante eficaz quando se quer melhorar a qualidade dos relacionamentos. Assim, o exercício é capaz de nos mostrar onde estamos errando e o que está faltando para que os relacionamentos sejam mais saudáveis e harmônicos.

Análise de desempenho acadêmico

A prática desse exercício também é bastante comum para fins acadêmicos. Se você precisa de ajuda para se formar ou para se preparar para alguma prova importante, passar pela autoavaliação é fundamental para entender onde você precisa melhorar para estar mais preparado para o seu desafio.

Principais benefícios da autoavaliação

O exercício da autoavaliação é extremamente importante para a melhora dos nossos resultados. Confira abaixo alguns dos principais benefícios da autoavaliação:

Autoconhecimento

O principal benefício que a autoavaliação pode nos trazer é alcançar o autoconhecimento. Este é um dos exercícios mais importantes para que conheçamos a nós mesmos. A autoavaliação deve sempre ser renovada, para que possamos ter nossa vida sob controle, estando atentos as nossas mudanças.

Tomada de decisões assertivas

Através da autoavaliação, você se conhece melhor e se você se conhece bem, você toma decisões melhores para a sua vida. Assim, você pode deixar de fazer escolhas erradas, tomando as decisões certas para colher bons frutos no futuro.

Acelerar a conquista de metas e objetivos

Esse processo de autoconhecimento, que começa por meio da autoavaliação, é fundamental para que você consiga acelerar a sua evolução e alcançar as suas metas e objetivos mais rápido. Dessa forma, você se sentirá cada vez mais estimulado a se propor metas cada vez mais desafiadoras.

Conhecimento da situação atual

A autoavaliação nos permite visualizar a nossa real situação atual. O olhar crítico que este exercício nos proporciona é fundamental para que possamos entender onde estamos e porque. Com isso, podemos planejar um futuro melhor e pôr em prática ações que realmente façam a diferença em nossa vida.

Identificar pontos de melhoria

Outro grande benefício da autoavaliação é a identificação de pontos de melhoria.  Esse é um dos principais motivos para que realizemos este exercício. Precisamos entender onde temos de melhorar para chegar onde queremos.

Usar a autoavaliação para isto é bastante indicado, já que nem sempre temos a noção de onde precisamos melhorar. Este exercício é um momento de reflexão profunda onde tudo que está a nossa volta fica mais claro, é um momento propício para que identifiquemos onde precisamos melhorar.

Faça a nossa Formação Practitioner em PNL!

No IBND possuímos uma Formação Practitioner em PNL completa. Aqui, você aprenderá todos os recursos da programação neurolinguística para transformar a sua vida. Conheça a nossa Formação Practitioner em PNL.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK