Como fazer do erro uma oportunidade de recomeçar

26/07/2020 às 08:25 PNL

Como fazer do erro uma oportunidade de recomeçar

Você errou e não consegue se perdoar? Já fracassou e pensou em desistir depois da primeira tentativa? Os erros são comuns e normais ao longo da vida, sempre estaremos sujeitos a errar.

É importante reconhecer os erros e passar a vê-los como oportunidades para recomeçar. Precisamos ver os erros não apenas como falhas, mas como chances de iniciarmos novos ciclos em nossas vidas.

Errar é uma parte importante do processo, através deles podemos identificar nossas falhas e nossos pontos de melhoria. O fracasso é um momento que deve ser encarado como uma forma de aprendermos com a vida para melhorarmos posteriormente.

Aqui neste artigo, vamos lhe dar dicas para que você encare o seu erro e possa usá-lo como uma oportunidade para recomeçar e se tornar uma pessoa melhor. Confira as nossas dicas abaixo:

Errar é humano, aprenda com seus erros!

O erro é algo que vai acontecer. Nem sempre acertaremos de primeira, muitas tentativas serão equivocadas, na maioria das vezes, estaremos cometendo erros inconscientemente, por orgulho ou vaidade. Os erros são acontecimentos importantes para a evolução humana e devemos aprender com eles.

Se você tenta, você erra! Se pararmos para saber mais sobre a vida de homens e mulheres bem-sucedidos, veremos que eles cometeram diversos erros ao longo da vida. Muitas vezes, eles fracassaram em alguns negócios antes de se tornarem donos de grandes negócios. Como dissemos, nem sempre é possível acertar de primeira!

A diferença das pessoas bem-sucedidas para as demais é que elas aprenderam com seus erros e continuaram tentando até conquistarem seus objetivos.

Quem tenta, consegue! Quem tenta, erra e desiste, nunca chega aonde almeja! Tenha o erro como seu amigo, busque entender os motivos dos seus erros e aprenda com eles, isso é importante para a sua evolução pessoal e profissional.

Planeje bastante e tente se prevenir em relação aos erros

Uma das formas de aprender com os erros e sempre se prevenir em relação a eles. Isso é aprender com os seus erros! Sempre planeje, pare e pense bastante para realizar novas ações. Por menores que elas sejam, é preciso pensar bem e entender como não cometer os erros já cometidos novamente.

Obviamente que novos erros podem acontecer, mas sempre tente prever tudo o que possa dar errado. Planejar é uma maneira de diminuir as chances das coisas darem errado.

Assim, você pode aprender e não repetir os erros já cometidos e mitigar o efeito de novos erros em suas próximas tentativas.

Não se culpe! Se perdoe!

Muitas pessoas desistem e não conseguem seguir em frente porque se culpam pelos seus erros. Se levarmos ao pé da letra, estaremos sempre nos culpando por alguma coisa.

Isso ainda traz a possibilidade do julgamento de outras pessoas, o que piora ainda mais a situação.

Uma dica importante é evitar a culpa e se perdoar pelos seus erros. Nem sempre poderemos evitar, erros são coisas que acontecem! Por isso, busque ver os seus erros como parte do seu aprendizado e não como um motivo para se culpar e aumentar o próprio sofrimento.

Confie no seu potencial!

As desistências e os erros também acontecem porque pessoas não acreditam que possuem capacidade de fazer uma ação. Isso acontece porque elas são inseguras e não tem confiança no seu potencial.

Ás vezes, uma pessoa sabe desempenhar bem uma função, mas não o faz por medo, por insegurança, o que gera dúvidas sobre sua própria capacidade. Esse é mais um sinal de que a pessoa se julga bastante. Novamente, falamos: não se culpe!

Sabemos que é difícil se motivar e se tornar mais confiante por conta própria, mas tente. E caso precise da ajuda de um profissional, você pode recorrer ao coaching e a PNL. Essas metodologias são fundamentais para que uma pessoa possa ter mais autoconfiança.

O coach é um profissional capacitado e que pode lhe ajudar a desenvolver a habilidade da autoconfiança e da automotivação através do autoconhecimento e da inteligência emocional.

Faça!

A nossa última dica é bem simples: faça! Supere o medo de errar e a culpa por já errado em algum momento da vida. Não tenho receito em fazer o que deve ser feito só porque você já errou uma vez. Só quem sempre tenta fazer uma ação, consegue desenvolvê-la com perfeição.

É óbvio que em algumas das suas tentativas ocorreram erros, mas você deve encarar isso com perseverança e buscar motivação e confiança para fazer novamente até acertar. Aprende com os erros, não se julgue e nunca desista!

Faça a nossa Formação Practitioner em PNL!

Aqui no IBND possuímos uma Formação em PNL completa. Nossos alunos se formam prontos para aplicar os recursos da PNL com assertividade e excelência. Venha conhecer mais sobre nossos cursos. Conheça a nossa Formação Practitionerm em PNL.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®