Como acontece a resolução de conflitos através da PNL?

27/05/2021 às 01:12 PNL

Como acontece a resolução de conflitos através da PNL?

No campo da psicologia podemos distinguir resumidamente os conflitos em dois tipos: os conflitos pessoais e os conflitos interpessoais. O primeiro diz respeito a conflitos internos que temos com nós mesmos. Já os conflitos ditos interpessoais ocorrem entre duas ou mais pessoas e é bastante comum em ambientes de trabalho.

Mas, independente de com qual conflito você queira lidar, saiba de antemão que a Programação neurolinguistica pode ser um grande aliado. A resolução de conflitos através da PNL é parte importante para que cresçamos como seres dotados de inteligência emocional, seja em âmbito pessoal e/u profissional.

Quando vivenciamos conflitos somos tomados por sentimentos ruins, seja a raiva, a tristeza, a angústia, a ansiedade, o desconforto, etc. E para te ajudar a resolver conflitos com sabedoria, nós do IBND (Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento) preparamos este conteúdo especial. Boa leitura!

Em primeiro lugar: o que são os conflitos internos e os conflitos interpessoais?

Para que você dê um ponta pé inicial na resolução de conflitos por meio da PNL, é preciso que você, em primeiro lugar, entenda os dois tipos de conflitos sobre os quais falaremos no decorrer deste conteúdo. E para começar vamos falar sobre os conflitos pessoais;

Em geral, um conflito pessoal costuma envolver dilemas éticos que nos impulsionam a tomar uma decisão que determina nossa maneira única de encarar problemas e propor soluções a eles.

É, por exemplo, quando você quer acordar mais cedo para ir a academia, mas ao mesmo tempo quer dormir um pouco mais. Ou então quando você quer fazer uma dieta, mas também quer comer alimentos gordurosos como uma coxinha ou um pastel.

Estes conflitos internos são uma parte natural de cada um de nós e, portanto, não podemos esperar que outras pessoas que fazem parte da nossa convivência concordem com todas as nossas crenças, verdades e comportamentos.

Por sua vez, os conflitos interpessoais podem ser definidos como uma inquietude que envolve duas ou mais pessoas quando existem opiniões e interesses incompatíveis. Este tipo de conflito é muito comum em ambientes empresariais e, é a soma de opiniões divergentes com uma má comunicação.

Resolução de conflitos com PNL no ambiente de trabalho

A PNL é um conjunto de ferramentas e técnicas que trabalha a comunicação dos colaboradores de modo individual permitindo que eles desenvolvam uma maior sensibilidade, capacidade perceptiva, intuição, flexibilidade, empatia e inteligência emocional.

Ademais, esta ferramenta também permite que aprendamos a modular e melhorar nossa comunicação inter e intrapessoal de maneira eficaz e permanente. E como sabemos, a qualidade do sucesso empresarial depende diretamente das habilidades pessoais de cada colaborador no momento de comunicação e relação.

Saber comunicar-se é essencial para gerar uma atmosfera de confiança no ambiente de trabalho. E por meio da Programação neurolinguistica é plenamente possível transformar ambientes conflituosos em locais onde a harmonia e espírito de equipe reinam.

Resolução de conflitos internos com PNL

Quando buscamos a resolução de conflitos internos por meio da PNL, o primeiro passo a ser tomado é identificar qual conflito interno está nos atormentando. Vamos pegar como exemplo um individuo que queira acordar cedo, mas tem tido dificuldades;

Por que será que ele não está conseguindo acordar cedo? Será que esta pessoa passa as madrugadas acordado pensando em todas as tarefas que tem para o dia seguinte ou fica acordado até tarde assistindo séries?

Perceba que a nossa mente, de modo geral, funciona como se uma parte de nós desejasse muito uma coisa, enquanto outra parte desejasse o oposto. Entendendo a nossa mente sob esta perspectiva, podemos intermediar este conflito interno buscando um ponto de equilíbrio entre ambas as partes.

Portanto, na resolução de conflitos através da PNL você irá atuar como um juiz com a ideia final de achar um ponto comum para resolver o conflito que o aflinge a fim de chegar a um acordo.

Saiba mais sobre as possibilidades da PNL

Mais além de trabalhar na resolução de conflitos internos e interpessoais, a PNL é uma ferramenta bastante eficaz para:

  • Melhorar a sua comunicação;
  • Desenvolver habilidades de liderança;
  • Traças metas e objetivos;
  • Buscar o autoconhecimento;
  • Desenvolver a inteligência emocional;
  • Ressignificar lembranças negativas;
  • E muito mais!

Quer mudar a sua vida pessoal e profissional e colher os frutos de um comportamento mais sábio?

Conheça a formação practitioner em pnl do IBND e garanta sua certificação internacional como expert em Programação neurolinguistica!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK