Como a PNL pode te ajudar a respeitar a diversidade de ideias, mas sem perder a sua opinião

31/05/2020 às 20:43 PNL

Como a PNL pode te ajudar a respeitar a diversidade de ideias, mas sem perder a sua opinião

Saiba como é possível manter o respeito às opiniões alheias, mas sem perder a integridade, com o auxílio da PNL

Para milhares de pessoas, compreender a diversidade e aceitar opiniões contrárias, pode ser um tremendo desafio. Muitas vezes, podemos levar isso para o lado pessoal, o que pode deixar a convivência no trabalho ou na família, um pouco complicada.

Mas você sabia que a PNL pode te ajudar a respeitar a diversidade de ideias, mas sem perder a integridade dos valores nos quais acredita? Esse artigo vai te mostrar com isso é possível.

Fique com a gente até o final e aprenda um pouco mais.

Em primeiro lugar, respeito

Sabemos que existem diferentes opiniões sobre qualquer tipo de assunto. Afinal, cada pessoa pensa de determinada forma e pode “enxergar” uma situação por uma ótica diferente da sua, mas que não necessariamente, esteja errada.

A grande questão é o respeito que todos nós devemos ter quanto a diversidades de ideias. Achar que somos os donos da verdade e que a nossa opinião é a que deve prevalecer, só vai causar discórdias sem necessidade.

Você pode até não concordar com a opinião do seu colega de trabalho, por exemplo, mas deve aceitá-la, sem julgamentos ou críticas sem sentido. Lembre-se: a verdade absoluta não existe. O que nos deparamos são com as diferentes opiniões.

Por mais que você não concorde, respeitar o ponto de vista alheio é fundamental.

A PNL, por ter foco em nossas emoções e comportamentos, além de aprimorar a comunicação, vai te auxiliar a exercitar isso, sem sofrimentos, mas mantendo a sua opinião.

Maturidade emocional é sempre bem-vinda

Se você acredita que manter “aquela velha opinião formada sobre tudo” é o mais certo a se fazer, tudo bem. A grande questão para que você tenha uma maior aceitação da diversidade de ideias, sem perder a sua opinião, é uma boa dose de maturidade emocional.

Mesmo que as suas opiniões, por qualquer motivo, sejam consideradas antiquadas pelas pessoas ao seu redor, elas precisam respeitá-las. Mas lembre-se: jamais force alguém a aceitar seu ponto de vista.

O contrário também deve prevalecer. A maturidade emocional diz respeito, dentre outras coisas, a ser mais tolerante com tudo aquilo que é diferente dos seus valores e crenças, sem julgamentos.

Nesse mundo em que a intolerância está cada vez mais presente em nossas vidas, ter maturidade emocional é como encontrar ouro.

Por isso, se você precisa adquirir mais maturidade emocional na sua vida, investir em um bom curso de PNL, pode ser uma ótima alternativa. Você vai se ver livre de tudo aquilo que atrapalha o seu progresso como ser humano.

Essa metodologia tem foco no desenvolvimento pessoal e profissional e vai atuar direto nas suas emoções, deixando-as mais receptivas a não criticar tudo aquilo é diferente do seu ponto de vista.

Saber se expressar bem é fundamental

O respeito à diversidade de ideias deve ser mútuo. Respeitar para ser respeitado, independentemente do tipo de assunto discutido ou da polêmica gerada pelo mesmo, é um dos segredos para a harmonia prevalecer.

Mas o grande osbstáculo que muitas pessoas esbarram é a dificuldade de se expressarem ao emitir algum tipo de opinião. Muitas vezes, esse é o estopim para as famosas discussões acaloradas darem início.

Basta uma palavra ou expressão mal interpretada a respeito de algo, que o inevitável acontece.

Por isso, a PNL pode te ajudar a se expressar de forma mais adequada, pois ela aprimora a nossa comunicação, deixando-a muito mais fluída, clara e assertiva.

Pode até não parecer, mas até a entonação da sua fala pode deixar a outra pessoa irritada, mesmo que você não tenha a real intenção.

Saber se comunicar bem, principalmente ao emitir uma opinião contrária a sua, pode ser crucial para se evitar desentendimentos.

Procure compreender o ponto de vista do outro

Em um primeiro momento, pode até parecer algo complicado de ser fazer, já que temos nossas opiniões bem definidas e não conseguimos aceitar bem aquilo que é diferente.

Mas esse saudável exercício de tentar entender o ponto de vista alheio é crucial para uma convivência mais prazerosa.

Diante desse contexto, entra em cena a empatia, que é a capacidade de se colocar no lugar de uma outra pessoa para assim tentar compreender a sua opinião. Lembre-se sempre de que qualquer tipo de crítica deve partir de uma análise minuciosa dos fatos.

E a PNL, por trabalhar nossas emoções, pode te ajudar a ter mais empatia pelos outros, para que você compreenda pontos de vistas diferentes do seu.

Vale ressaltar que, muitas vezes, opiniões contrárias as suas podem fazer todo sentido e não são motivos de risadas com você acredita.

Por isso, a PNL pode ser uma arma e tanto para aceitar a imensa diversidade de ideias que temos no mundo de hoje, mas sem deixar de manter viva a sua opinião.

Não é fácil, sabemos disso, mas seguindo as nossas dicas, você vai ver que isso pode ser moleza.

Pensou em PNL? Venha para o IBND

O IBND oferece soluções personalizadas que vão contribuir para o seu sucesso. O nosso método de ensino é único e aprovado por 100% dos nossos alunos, que aprendem de verdade.

Os nossos cursos de PNL e hipnose são referência em todo o Brasil e ministrados por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado.

Em nossa instituição, a sua realização pessoal e profissional está mais do que garantida!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK