Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Gestão emocional: saiba o que é e como a PNL pode te ajudar

31/05/2020 às 08:16 PNL

Gestão emocional: saiba o que é e como a PNL pode te ajudar

Descubra como você pode gerir melhor suas emoções e porque a PNL pode ser de grande valia nessa hora

Por diversas vezes, nossos comportamentos são baseados em nossas emoções. O problema é que nem sempre damos conta de que podemos estar equivocados a respeito de uma determinada atitude que foi tomada com base nas emoções, que sempre falam mais alto.

Você já ouviu falar em gestão emocional? Preparamos esse post que vai te mostrar do que se trata e como a PNL pode te auxiliar a gerir melhor todas as suas emoções, pois elas nem sempre podem ditar as nossas atitudes. Boa leitura!

O que é gestão emocional?

A gestão emocional nada mais é do que manter um bom controle de todas as emoções positivas e negativas a respeito de qualquer situação. A boa nova é que a gestão emocional pode ser aprendida ao longo da vida.

É um complexo processo de aprendizagem que incluem importantes habilidades como compreensão, controle e até mudanças em nossas próprias emoções.

O grande segredo de uma boa gestão emocional consiste na melhor compreensão dos sentimentos alheios.

Estamos inseridos em um universo de sentimentos e emoções negativas que podem nos causar diversos prejuízos emocionais, se não soubermos fazer uma boa gestão deles.

Afinal, ninguém gostaria de ter sua vida dominada pela inveja, raiva, irritação ou intermináveis sofrimentos, certo?

Por isso, fazer uma boa gestão emocional pode trazer muito mais qualidade de vida e bem-estar, em todo os aspectos. O ponto chave é não se aproveitar do seu momento de dor e deixar-se dominar por ele.  Veja como a PNL pode ajudar nesse processo:

A PNL ajuda a buscar o equilíbrio entre pensamentos e emoções

Por ter foco direto em nossa mente, a PNL nos possibilita entender todas as nossas emoções, de forma efetiva.

Pelo fato do ser humano não ser passivo diante das próprias emoções, ele é capaz de sempre fazer algo de concreto a respeito, principalmente quando sentir que existe tal necessidade.

Nossas emoções exercem uma forte influência em nossa vida pessoal. Por isso, a PNL ajuda a encontrar um ponto de equilíbrio entre o lado racional e o emocional, para que tudo flua com mais harmonia.

Através de técnicas efetivas que são aprendidas em um curso de PNL, vai te ajudar a gerir com muito mais facilidade todas as suas emoções, de forma que elas possam ser mais benéficas em seu dia a dia.

Crenças limitantes não existem mais

Muitas vezes, nos sentimos infelizes e frustrados por não conseguirmos alcançar os nossos objetivos de vida. Boa parte da culpa é das crenças limitantes, ou seja, as barreiras emocionais que nos impedem de realizar nossos sonhos e sentirmos mais realizados.

A PNL elimina por completo todos esses obstáculos psicológicos que estavam em seu caminho e impedindo a sua felicidade, em vários âmbitos da vida.

Depois de ficar livre das crenças limitantes, fica muito mais fácil fazer uma boa gestão emocional, pois todo o negativismo não existe mais.

Mudança de comportamento

Uma boa gestão emocional envolve mudanças de comportamento. E a PNL também pode te ajudar com essa tarefa. Existem um velho ditado que diz: “Não adianta esperar resultados diferentes, se sempre agimos da mesma forma”.

E, muitas vezes, nossas emoções são as responsáveis pelos nossos comportamentos inadequados.

Com atitudes mais sensatas e baseadas na razão, dependendo do caso, é possível gerir com mais facilidade todas as nossas emoções.

Os objetivos, depois de alcançados, podem nos deixar com sentimentos transbordando positivismo, o que contribui para uma gestão emocional mais efetiva.

Empatia sempre

Você sabia que a empatia é um dos pilares de uma boa gestão emocional? Se colocar no lugar da outra pessoa e procurar entender toda a situação através de uma outra ótica, é fundamental para gerirmos melhor as nossas emoções. Mesmo que não seja fácil ter empatia, é necessário.

A PNL utiliza uma técnica bastante interessante, conhecida como Rapport. Ela vai fazer você compreender as emoções e sentimentos alheios, de forma que todo o entendimento seja mais evidente, sem julgamentos ou críticas. Pessoas que têm empatia, geralmente, administram melhor suas emoções.

Comunicação mais assertiva

Para fazermos uma boa gestão emocional, precisamos nos comunicar de maneira mais efetiva, de forma que os outros entendam o que estamos querendo dizer, bem como a nossa real intenção durante o diálogo.

Por isso, a PNL vai deixar sua comunicação muito mais assertiva, eliminando todo os ruídos que possam atrapalhá-la.

Quando nos expressamos com mais clareza, as chances de um maior entendimento por parte dos outros, são bem maiores. E isso pode interferir positivamente em nossas emoções.

Dê adeus para o negativismo em sua vida

Não existe uma boa gestão emocional com a presença de pensamentos negativos, que tanto nos atormentam.

Para que consigamos gerir bem nossas emoções, todo o negativismo precisa ficar de fora, caso contrário, o pessimismo pode prevalecer.

Mas a PNL vai eliminar todas as sensações negativas da sua mente, de uma vez por todas.

Suas poderosas técnicas podem deixar sua vida livre de todo pensamento negativo, que pode atrapalhar bastante a sua realização pessoal e o seu sucesso profissional. 

Dê as boas-vindas ao positivismo e a felicidade.

Venha aprender PNL no IBND

O IBND oferece soluções personalizadas que vão contribuir para o seu sucesso. O nosso método de ensino é único e aprovado por 100% dos nossos alunos, que aprendem de verdade.

Os nossos cursos de PNL e hipnose são referência em todo o Brasil e ministrados por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado.

Em nossa instituição, a sua realização pessoal e profissional está mais do que garantida!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®