Prepotência: o que é e como controlar?

25/04/2021 às 15:03 PNL

Prepotência: o que é e como controlar?

Com toda certeza, você já lidou com pessoas prepotentes no seu dia a dia ou você mesmo é uma delas e não sabe. Essa característica pode atrapalhar bastante o desenvolvimento pessoal e profissional de pessoas, influenciando negativamente no dia a dia.

O que é prepotência?

A palavra prepotência significa abuso de poder, excesso de autoridade. Uma pessoa prepotente é aquela que se sente melhor do que os demais, tentando se colocar sempre como alguém superior.

Pessoas prepotentes se caracterizam pela falta de humildade e pelo excesso de autoelogio. As pessoas que possuem essa característica têm muita dificuldade para admitir seus erros e gostam de se exibir e se pôr sempre acima dos outros.

Como uma pessoa se torna prepotente?

Quando falamos em prepotência, muitas pessoas podem associar essa característica com as “pessoas más”. Porém, nem sempre pessoas ruins são prepotentes, existem muitos jovens inseguros que usam a prepotência como um mecanismo de defesa, por exemplo.

Dessa forma, a arrogância e o excesso de elogiam acabam servindo como arma para mascarar a falta de autoestima. Muitas vezes, tentar se afirmar como o “melhor” é uma forma de buscar a autoconfiança para, de fato, se tornar alguém melhor.

Quais são as atitudes mais comuns de pessoas prepotentes?

Identificar pessoas prepotentes não é tão difícil. Elas costumam ter certos tipos de atitudes, como mostraremos abaixo:

Interromper as pessoas com frequência

Pessoas prepotentes são bastante arrogantes e acham suas falas são mais importantes do que as dos outros. Por isso, elas costumam interromper outras pessoas com frequência durante diálogos.

Não gostam de ouvir o outro

Se tem uma habilidade que os prepotentes precisam desenvolver é a escuta ativa porque eles não gostam de ouvir o outro. Durante conversas, eles costumam demonstrar claramente que não estão interessados em ouvir a outra pessoa, principalmente, quando seus erros são apontados.

Não reconhece seus erros

As pessoas prepotentes têm extrema dificuldade para reconhecer seus erros. Dessa forma, eles têm dificuldades para pedir desculpas e reconhecer que erraram, sempre tentando justificar ou apontar outros culpados para suas falhas.

Conheça a nossa Formação em PNL.

Como a prepotência pode afetar negativamente a sua vida?

Ser uma pessoa prepotente pode gerar muitos problemas na vida pessoal e profissional. Confira abaixo quais são as principais consequências que esse comportamento pode ter em sua vida:

Dificuldade com relacionamentos

Pessoas prepotentes possuem dificuldade para ter relacionamentos saudáveis. Isso acontece porque elas possuem muitas atitudes que tentam invalidar o outro, se comportando sempre como pessoas superiores.

Perda de oportunidades profissionais

Como dá para perceber, pessoas prepotentes são difíceis de lidar. E isso faz com que elas acabem perdendo excelentes oportunidades de contratação e promoção no trabalho. Por serem arrogantes e egocentristas, pessoas prepotentes não conseguem trabalhar bem em equipe.

Como lidar e evitar se tornar uma pessoa prepotente?

Na vida lidamos com pessoas a todo momento, então precisamos aprender a lidar com a prepotência, seja ela vinda dos outros como de nós mesmos. Confira abaixo as nossas dicas para lidar com a prepotência:

Reflita sobre o seu comportamento

O autoconhecimento é uma habilidade muito importante para a vida. Por isso, é importante desenvolver essa competência, refletindo bastante sobre o seu próprio comportamento.

Essa é uma maneira de controlar as suas emoções e desenvolver a autoconfiança e a automotivação. Assim, você se torna uma pessoa muito mais confiante e segura de si, sem se tornar prepotente e sem se abalar com as falas arrogantes de pessoas prepotentes.

Não alimente a competição, não se coloque como o rival!

O prepotente é uma pessoa que costuma criar muitos rivais no dia a dia, ele alimenta competições infundadas para se sentir superior. Então não caía nessa! Nunca se coloque como adversário de alguém, busque a proximidade com o intuito de amizade, sem se colocar como adversário.

Busque ouvir as outras pessoas

Pratique a escuta ativa! É preciso aprender a ouvir os outros, inclusive as críticas, para crescer como pessoa e profissional. Então, busque desenvolver essa capacidade no dia a dia, exercitando a mente aberta e absorvendo as críticas construtivas para o seu próprio crescimento.

Seja grato

Ser grato é uma característica importante para lidar e evitar a prepotência. Isso porque uma pessoa prepotente nunca é grata, ela sempre acha que as suas conquistas se devem somente a sua própria capacidade. Então, seja diferente! Busque sempre reconhecer a ajuda de terceiros, sempre agradecendo pela ajuda no dia a dia.

Evite o autoelogio e não se envaideça com os elogios dos outros

Como nossa última dica, podemos dizer para você evitar o autoelogio e nunca se envaidecer com os erros dos outros. Essa é uma forma de se manter confiante, mas sempre com os “pés no chão”, mantendo a humildade para evitar a arrogância.

Faça a nossa Formação Practitioner em PNL!

No IBND, possuímos um curso de PNL com dupla certificação internacional. Não perca mais tempo e venha aprender com a gente tudo sobre programação neurolinguística!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK