Coaching e PNL: entenda as diferenças e o poder desta união!

31/05/2021 às 01:12 PNL

Coaching e PNL: entenda as diferenças e o poder desta união!

Você sabe o que é coaching? Metodologia que une diversas ciências entre as quais podemos citar à administração, a filosofia, a sociologia e a antropologia, o coaching é um processo “novo” que oferece conhecimento, técnicas e ferramentas essenciais e eficazes ao desenvolvimento humano.

E dentre as ciências e processos utilizados por coaches em todo o mundo, está a Programação neurolinguistica (PNL) que é ciência responsável por estudar como linguagem e emoções afetam nossas ações diárias.

Assim sendo, Coaching e PNL são armas poderosas para que nos desenvolvamos enquanto seres humanos. Pois, ao contrário do que se costuma pensar, a Programação Neurolinguistica não é usada apenas em terapias, mas é também uma pseudociência que pode auxiliar na gestão de pessoas, desenvolvimento e capacitação de indivíduos e profissionais.

Portanto, se você deseja melhorar a sua comunicação (verbal e não verbal), a sua educação, se aperfeiçoar na arte de vendas, buscar o autodesenvolvimento, etc., continue acompanhando este artigo do IBND (Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento), pois aqui vamos explicar para você a diferença entre Coaching e PNL, bem como o poder que surge desta união. Vamos lá!

Qual a diferença entre Coaching e PNL?

Ambas as metodologias viram sua ascensão quase que ao mesmo tempo, após terem sido subjugadas por vários anos. E a confusão que muito se faz entre Coaching e PNL está no fato de ambas as técnicas serem voltadas ao desenvolvimento pessoal.

Hoje, em muitas formações de coaching aprendem-se as ferramentas da PNL e vice-versa. Toda via a diferença entre as metodologias são claras, tais quais as diferenças entre legumes e uma sopa de legumes;

Em termos bastante simples, o processo de coaching consiste em ajudar ao outro utilizando recursos internos e externos para que este alcance os resultados que deseja de forma ecológica e alinhadas com o seu potencial elevado e valores pessoais.

Por sua vez, a Programação neurolinguistica (PNL) nos oferece um enquadramento para a nossa forma de funcionar, podendo nossos comportamentos e hábitos serem recriados de forma a trazer mudanças desejadas.

Ou seja, enquanto o coaching está baseado na procura de mudanças, a PNL gera mudanças de comportamento para capacitar a pessoas a atingir suas metas e objetivos!

O poder do Coaching e PNL no processo de desenvolvimento pessoal

Como você já deve ter compreendido, o coaching e a PNL são poderosas ferramentas através das quais as pessoas podem atingir seus objetivos com mais sabedoria e simplicidade.

O trabalho de coaching, visto pela ótica da PNL, é realizado em níveis neurológicos do ambiente, comportamentos e capacidades. É a partir de metas bem definidas e alinhadas com foco no desenvolvimento que o individuo é estimulado a pensar, avaliar e, sobretudo, criar novos comportamentos e ações, desenvolvendo novas capacidades para alcançar resultados.

Por exemplo: quando o individuo tem dificuldades em realizar suas tarefas, fica claro que algo interno e/ou externo o está sabotando, seja o medo, a baixa autoestima, etc. Trabalhar o bloqueio, portanto, é uma etapa fundamental para que o processo de coaching tenha sucesso, e é justamente quando questões dessa natureza são levantadas que a junção entre Coaching e PNL se mostra um recuso poderoso!

É importante frisar, entretanto, que coaching não é terapia; o processo tem um olhar sobre o futuro e não é de sua natureza voltar-se para o passado a fim de buscar análises e tratamentos. Contudo, nada impede que um profissional de coaching que domina o uso da PNL, utilize um arsenal de ferramentas para intervir de forma precisa e rápida em aspectos pontuais.

Assim, o uso da PNL no processo de coaching tais benefícios tais quais:

  • Conquista de autodesenvolvimento e autoconhecimento;
  • Mudança de pensamentos e comportamentos;
  • Transformações de crenças limitantes e sabotadoras;
  • Capacidade de lidar e resolver conflitos internos e externos;
  • Definição clara de metas e objetivos pessoais e profissionais;
  • Inteligência e gestão emocional;
  • Melhora efetiva na comunicação e relacionamentos;
  • Aceleração do processo de aprendizagem;
  • Crescimento e evolução contínua!

Portanto, se você deseja conquistar resultados de maneira eficaz em sua vida pessoal e profissional, a união entre coaching e PNL pode ser a melhor saída. Conheça as formações do Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento – IBND.

No nosso curso de pnl e nossa formação em coaching você aprenderá as técnicas, ferramentas e conhecimentos mais eficazes para desenvolver o seu potencial e, como profissional, alcançar tudo aquilo que deseja de forma rápida, positiva e permanente.

Gostou deste artigo? Então não deixe de conferir os outros conteúdos em nosso blog sobre PNL, coach, hipnose, desenvolvimento pessoal e muito mais!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK