Como definir metas e objetivos com a PNL

02/06/2021 às 01:12 PNL

Como definir metas e objetivos com a PNL

Quais são as suas metas e objetivos? Identificar aquilo que almejamos alcançar pode ser desafiador, pois inúmeras situações podem interferir na nossa jornada rumos aos nossos objetivos – do cenário econômico a nossa vida pessoal.

Mas afinal de contas, você sabe como definir metas? Neste artigo especial do IBND (Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento) você vai descobrir como a técnica da PNL (Programação neurolinguistica) te ajudará em toda a sua execução de metas, para que você consiga atingir seus objetivos com mais tranquilidade.

Preparado para alcançar aquilo que você sempre desejou? Vamos lá!

Mas afinal, qual a diferença entre metas e objetivos?

Os objetivos são a descrição concreta e mais realista daquilo que pretendemos alcançar, ou seja, o nosso propósito. No que toca a vida pessoal, o objetivo pode ser mudar de casa, fazer uma faculdade, emagrecer, ter filhos, praticar atividades físicas, etc. É, portanto, os nossos sonhos, o que nos move e nos motiva diariamente.

Por sua vez, as metas andam junto com os objetivos, e são tarefas especificas que fazemos para alcançar os nossos sonhos, sendo que elas tem prazo de validade para acontecerem.

Se, por exemplo, o seu objetivo é emagrecer, sua meta será traçar caminhos que farão com que você perca peso tal como uma dieta por exemplo ou uma rotina de exercícios físicos.

Sendo assim, a diferenciação entre metas e objetivos fica claro. O objetivo é aquilo que você pretende alcançar, e as metas são os passos que serão dados para a realização do objetivo.

A importância e utilidade da PNL

Se você ainda não sabe o que é programação neurolinguistica, sugiro que você dê um passo para trás e faça a leitura do artigo onde te explicamos tudo sobre esta ferramenta poderosa de desenvolvimento pessoal: confira O que é PNL!

A função da PNL é justamente a de fazer uso de técnicas para atingir objetivos. Hoje, inúmeras áreas são beneficiadas pelo uso da programação neurolinguistica tal como a psicologia, o coaching, a hipnose, entre outros campos, visando sempre obter resultados muito mais satisfatórios.

E a grande verdade é que a PNL pode mudar a sua vida e a daqueles ao seu redor de maneira positiva e eficiente. E uma das principais razões do sucesso desta ferramenta está no poder de transformar pessoas, eliminar e aprimorar comportamentos e atitudes e melhorar consideravelmente a sua qualidade de vida.

Tudo em nossa vida é regido por pensamentos e emoções. E são estes dois pilares que norteiam nossas ações. Portanto, se um padrão de pensamento é negativo ou se a emoção sentida é negativa, consequentemente, suas ações também o serão e como sabemos, ações ruins geram consequências ruins.

Neste contexto, a PNL surge para mudar esta dura realidade, proporcionando mudanças permanentes através do despertar de todo o seu potencial pessoal e a eliminação de comportamentos ruins e sabotadores.

Metas e objetivos atrelados ao uso da PNL

Para alcançar seus objetivos e traças metas com auxilio da Programação neurolinguistica, é imprescindível que você saiba exatamente o que quer e tenha certeza de que vale a pena. Pois isso te dará motivação para seguir em frente!

Todavia, para desenvolver metas, algumas perguntas podem (e devem!) ser formuladas:

  • O que você verdadeiramente quer?
  • O que você seria capaz de fazer para alcançar este objetivo?
  • O que você está disposto a fazer para conseguir aquilo que quer?
  • Você tem certeza de que vale a pena?
  • O que você pode fazer para estar mais perto deste objetivo em curto, médio e longo prazo?

Responder a estas perguntas fará uma grande diferença no momento de você traçar metas. Mas lembre-se: sempre trace suas metas mantendo os pés no chão, não “viaje na maionese” na hora de construir a sua jornada rumo ao pote de ouro, ou seja, ao seu objetivo.

Veja mais dicas incríveis e um exercício para definir metas e objetivos

O que é realmente importante na hora de definir metas?

Um ponto importante a se destacar acerca da definição de metas é se certificar de que você está formulando metas em conformidade com o que você quer e nunca com o que você não quer.

Este destaque pode parecer bobo, mas pense, por exemplo, que você quer que o time de colaboradores da sua empresa pare de se queixar, pare de se sentir mal quando apresentam suas propostas e elas não são aceitas, percebe que você só está pensando no que não quer e não no que quer?

Portanto, queira que os colaboradores assumam mais responsabilidades por suas tarefas, que aceitam os feedbacks construtivos. Quando pensamos no que queremos, nosso pensamento foca-se neste objetivo!

Outro ponto importante é sempre se certificar de que as suas metas são realistas. Lembra que falamos sobre não “viajar na maionese”? É exatamente disso que estamos falando!

Vamos utilizar mais um exemplo: se você deseja ter uma vida mais ativa e praticar exercícios físicos, mas é uma pessoa sedentária que nunca pisou numa academia, que tal criar pequenas metas como ir à academia três vezes por semana e treinar por meia hora, ao invés de se propor ir para a academia todos os dias e treinar três horas por dia?

Afinal, é através de pequenos passos que muitas vezes alcançamos grandes conquistas!

Quer dar o seu primeiro passo para finalmente traças metas inteligentes e, consequentemente alcançar seus objetivos? Faça parte da próxima turma de formação Practitioner em PNL do IBND!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK