Autoconhecimento e empreendedorismo: conheça essa curiosa relação

25/06/2020 às 14:35 PNL

Autoconhecimento e empreendedorismo: conheça essa curiosa relação

Conheça qual é a relação entre autoconhecimento e empreendedorismo e tenha um diferencial na hora de abrir um negócio

Você se formou na faculdade, já possui uma certa experiência no mercado, conseguiu guardar uma boa quantia em dinheiro e resolveu empreender. Até então, nada anormal. Mas a grande pergunta que não quer calar é: você se conhece bem?

A resposta para essa complexa questão pode não ser tão simples quanto parece. Por isso, esse artigo vai te mostrar a relação entre o autoconhecimento e o empreendedorismo.

Pode até não parecer, mas se conhecer melhor pode ser um diferencial e tanto quando se vai empreender. Fique conosco até o final da leitura!

O autoconhecimento auxilia na escolha da área de atuação

Milhares de futuros empreendedores, quando decidem se aventurar no mundo dos negócios, pesquisam sobre qual área está dando mais lucro no momento e começam a investir nela. Não que isso esteja errado, mas não se pode basear somente no retorno financeiro.

Atuar em uma área que não se tenha a mínima afinidade com ela, com o passar dos anos, pode ser desmotivador e estressante.

Deixando a parte financeira de lado, responda as seguintes perguntas, antes de empreender: Quais são os meus talentos? Quais as áreas eu não gostaria de trabalhar? Em qual área eu atuaria com gosto e vontade?

Se você conseguir responder com sinceridade a todas elas, fica muito mais simples escolher a área de atuação do seu futuro empreendimento. Dentre as suas opções, é hora de fazer uma pesquisa sobre a área mais promissora.

Por isso, um maior autoconhecimento é essencial na hora de abrir uma empresa. Somente ele é que vai permitir o equilíbrio perfeito entre rentabilidade e estímulo diário para superar os desafios do dia a dia.

Investir em um curso de PNL vai permitir um maior autoconhecimento e deixar essa escolha mais assertiva.

O autoconhecimento dá mais coragem para correr riscos

Se você quiser de fato ser um empreendedor de sucesso, precisa aprender a se arriscar. Mas não estamos falando em ter atitudes impensadas que podem colocar tudo a perder. Saber correr riscos calculados é fundamental no mundo dos negócios.

Quando nos conhecemos melhor e sabemos quais são os nossos pontos fortes, traçar uma estratégia de ação que seja segura, fica muito mais fácil. As chances de se destacar no mercado em pouco tempo e deixar a concorrência para trás, serão enormes.

Mas isso só vai se concretizar se você tiver um maior autoconhecimento. Nos conhecendo melhor, podemos ter a real consciência do nosso potencial e do que somos capazes de fazer.

Diante disso, a tendência natural é de agirmos com mais prudência e nos arriscarmos somente em algo que tem a ver com a nossa personalidade.

Autoconhecimento implica em um maior autocontrole

Saber administrar bem todas as nossas emoções e sentimentos, principalmente diante de situações pouco favoráveis, faz parte de um bom autocontrole. O problema é que nem todos os empreendedores conseguem essa proeza, o que leva seus negócios ao colapso.

Quando temos um bom autoconhecimento, podemos ficar mais preparados, do ponto de vista emocional, para enfrentar os desafios que possam aparecer no dia a dia. Temos mais consciência das nossas qualidades e fraquezas e, consequentemente, um maior autocontrole na hora certa.

Você ainda pode identificar possíveis falhas dentro da sua empresa e ter um controle muito maior sobre as suas ações.

Dar o passo maior do que a perna pode alcançar não é algo sensato a se fazer. Mas ter um bom autocontrole só é possível se tivermos um autoconhecimento bem profundo.

Por isso, a PNL é a solução mais viável para você alcançar esses dois fatores tão essenciais nos dias de hoje.

Essa metodologia vai deixar todos os seus comportamentos mais assertivos e condizentes com todas as suas expectativas.

O autoconhecimento deixa o empreendedor mais disciplinado

O caminho que leva até o sucesso é longo e, por vezes, estressante. Para que o empreendedor não perca o controle do seu negócio, mesmo em períodos de grandes turbulências, é primordial ser uma pessoa disciplinada e focada. Sem isso, tudo pode ficar muito mais difícil no dia a dia.

Mas manter a disciplina perante as inúmeras distrações e desafios do mercado, pode não ser nada fácil. Por isso, ter um bom autoconhecimento pode ajudar bastante em todo processo. Através dele, o seu nível de comprometimento com todo o negócio será muito maior, em vários aspectos.

Depois de criar uma empresa de acordo com as características da sua personalidade, você inevitavelmente acaba estabelecendo um vínculo inabalável com todo o negócio.

E a disciplina reside exatamente nessa paixão pelo que se faz. Mesmo diante dos obstáculos e eventuais resultados negativos, você não vai desistir.

O fato é que, quanto maior for o seu envolvimento com a sua empresa, maior será a sua dedicação com ela. Você fará de tudo para que ela prospere no mercado e atraia mais e mais clientes, todos os dias.

A PNL também vai te ajudar a ter mais garra, foco e disciplina para lidar com os altos e baixos do mundo do empreendedorismo. E o melhor: sem desanimar!

Venha para o IBND

O IBND oferece soluções personalizadas que vão fazer você se tornar uma pessoa mais feliz e realizada, em todos os âmbitos da sua vida. Cobramos um preço justo e sempre priorizamos o seu aprendizado.

Os cursos de hipnose e PNL do IBND são referência e ministrados por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Nossa didática é única e aprovada por 100% dos nossos alunos. Venha aprender com a gente!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK