Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

6 exercícios para relaxar a mente e diminuir o stress

23/11/2020 às 09:43 PNL

6 exercícios para relaxar a mente e diminuir o stress

O dia a dia de trabalho, geralmente, é altamente estressante. Lidar com o estresse diário, com a rotina repetitiva não é uma tarefa simples. Isso pode ser o desencadeador de problemas mais graves como a ansiedade, por exemplo.

É preciso encontrar formas de relaxar a mente e diminuir o impacto do estresse sob nossas vidas. Pensando nisso, trouxemos neste artigo diversos tipos de exercícios que podem ajudar a acalmar a mente e diminuir o nível de estresse diário.

Qual é a importância de relaxar a mente no dia a dia?

A nossa mente é bastante agitada pela correria. Sempre estamos lidando com várias situações ao mesmo tempo. E para não gerar problemas mais graves como a ansiedade ou a síndrome de Burnout, é preciso encontrar maneiras de relaxar a mente.

Lidar com um turbilhão de pensamentos diariamente pode destruir nossa estrutura emocional e contribuição para um péssimo desempenho profissional. Então, relaxar a mente é importante para se tranquilizar. Reduzir o ritmo é essencial para que você consiga ter forças para continuar trabalhando e vivendo em alta performance.

Confira abaixo a nossa lista com diversos exercícios para relaxar a mente:

Meditação

A meditação é um exercício milenar e é indicada por muitos médicos e psicólogos para manter o equilíbrio emocional. Esse é um tipo de exercício rápido, que pode ser feito em cinco ou dez minutos. Quem está começando, por exemplo, pode praticar um minuto de meditação por dia e ir acrescentando o tempo.

Para praticar o exercício é bem simples. Escolha um lugar bem tranquilo e silencioso. Se concentre em se livrar dos pensamentos e esvazie sua mente. Preste atenção apenas nos reflexos do seu corpo, no movimento da respiração, por exemplo.

Ioga

A ioga é outro exercício bastante antigo. Esta prática além de relaxar a mente, também ajuda a relaxar o corpo. Alguns especialistas colocam a ioga como uma meditação em movimento.

Fazer aulas de ioga com frequência é fundamental para relaxar o corpo e a mente e se autoconhecer. Também é essencial para melhorar o condicionamento físico. Você tanto pode fazer ioga em academias ou mesmo em casa vendo vídeos no Youtube ou baixando aplicativos especializados nessa prática.

Conheça a nossa Formação Practitioner em PNL.

Observe sua respiração

Outro exercício essencial para baixar o nível de estresse é observar e controlar a respiração. Sempre que estamos nervosos e muito estressados, podemos reparar que a respiração fica mais rápida e ofegante.

Fazer um exercício de respiração é fundamental para acalmar a mente. Um exercício fácil de respiração consiste em inspirar o ar por quatro segundos, segurando-o por dois segundos e expirando por seis segundos. Assim, sua respiração fica mais alongada e lenta, e consequentemente, o nível de estresse abaixa.

Conte até 10 ou fale o alfabeto ao contrário

Existem outras duas formas de controlar o estresse no dia a dia. Durante as pausas para café e almoço, você pode colocá-los em prática. Você pode escolher um dos dois exercícios, seja contar até 10 ou falar o alfabeto ao contrário.

Essa é uma dica importante para baixar o estresse em momentos de pico. Sempre que isso acontecer conte de 1 a 10 ou fale o alfabeto de Z até a letra A. Ambos os exercícios exigem que a gente se concentre em suas realizações e diminuem a pressão do estresse sobre nosso sistema nervoso.

Alongamento

O alongamento é um exercício prático e rápido que é eficaz para relaxar o corpo e a mente. É bem simples e pode ser feito em qualquer lugar. Você pode separar alguns horários do dia para se exercitar. O ideal é que você faça quando acordar e antes de ir dormir. E se tiver pausas no trabalho, faça também durante o dia.

É possível exercitar o alongamento em cima de uma cadeira, um sofá ou mesmo no chão. Os exercícios de alongamento variam, então o ideal é que você faça exercícios com a intenção de alongar o corpo todo como girar o tronco, mover a cabeça para cima e para baixo e colocar as pontas dos dedos nos pés, por exemplo.

Tenha um hobby

Uma maneira de relaxar a mente é praticar algum hobby. Independente da atividade, o que importa é que você a pratique única e exclusivamente por gosto e prazer. Dessa forma, a atividade terá um significado diferente das demais no seu dia a dia.

Pratique seus hobbys toda semana, se possível todos os dias. Essas atividades são úteis para criar momentos de descontração e lazer durante o dia. O ideal é buscar algo que estimule a sua mente e lhe fascine.

Faça a nossa Formação Practitioner em PNL!

Aqui no IBND temos uma Formação em PNL completa. Você aprenderá todos recursos dessa metodologia e terá em mãos todo o conhecimento teórico e prático para utilizar a PNL. Conheça a nossa Formação Practitioner em PNL.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®