O que é a dinâmica do espelho?

11/11/2020 às 11:43 PNL

O que é a dinâmica do espelho?

As atividades em grupos são excelentes formas de engajar equipes e trabalhar habilidades necessárias para o crescimento de todos os envolvidos. E uma maneira de fazer isto é, através da dinâmica do espelho.

Essa é uma ferramenta de coaching bastante utilizada no meio corporativo. Quer saber sobre a dinâmica do espelho? Entender como ela funciona e quais são os seus principais benefícios? Leia este artigo até o final!

Dinâmica no espelho

A dinâmica no espelho é uma atividade em grupo e funciona como uma espécie de “exercício de autoconhecimento”. Essa é uma excelente maneira de entender a si mesmo sob a visão de outras pessoas.

Desenvolver essa atividade durante uma reunião de trabalho ou mesmo de amigos é uma forma de se permitir a ter uma nova percepção sobre si mesmo. Apesar de ser considerada uma “brincadeira” por muitos, a dinâmica de espelho é uma atividade eficiente que consegue eliminar conflitos e engajar pessoas.

Como funciona a dinâmica do espelho?

A atividade é bem simples. Basicamente, você precisa de pessoas, uma caixa com tempo, uma mesa de apoio e um espelho. O ideal é que, pelo menos, cinco pessoas participem da dinâmica do espelho. A interação dura em torno de 30 minutos, dependendo do número de pessoas envolvidas na brincadeira.

O mais legal é realizar a dinâmica com pessoas que nunca tenham participado da brincadeira. E claro, se você ou algum outro colega já participou, não revele os detalhes para os demais, essa é a graça da atividade.

É importante esclarecer que a intenção da dinâmica do espelho é mostrar a importância que cada profissional tem para a equipe. Não mencione o estímulo ao autoconhecimento, principalmente, para que aqueles nunca jogaram saibam disto.

A dinâmica do espelho começa assim: o instrutor da dinâmica pede para que as pessoas formem uma fila em frente à mesa em que há uma caixa fechada. O instrutor deve ressaltar que dentro da caixa, tem o retrato de alguém muito importante para a equipe.

Ao abrir a caixa, cada pessoa deve falar sobre o colega da foto, sem revelar a sua identidade. Todos terão uma surpresa quando abrirem a caixa e perceberem que não há nenhum retrato. Dentro da caixa existe apenas um espelho que reflete a sua própria imagem.

O instrutor deve ficar atento a reação da pessoa quando ela se depara com a sua própria imagem refletida pelo espelho dentro da caixa. O organizador da dinâmica deve reforçar a cada integrante que eles não digam quem está sendo representado na caixa, apenas que fale sobre a pessoa que está vendo, ou seja, sobre si mesmo.

Cada participante de falar sobre as qualidades, as habilidades e as ações de si próprio. Sem saber quem é, os demais envolvidos devem tentar adivinhar quem é o personagem representado pela caixa.

Conheça a nossa Formação Practitioner em PNL.

Todos os participantes devem ter a oportunidade de abrir a caixa e falarem suas principais características, sem que nenhum deles revele o que viu dentro da caixa. Isso leva ao principal objetivo da dinâmica do espelho: a autorreflexão. O mais interessante da dinâmica é que cada participante acaba citando qualidades que ainda não sabia que possuía.

Depois que todos os participantes fizerem uma apresentação de si mesmos, sem que os outros saibam, o instrutor deve finalizar a dinâmica com a seguinte pergunta: Quem é a pessoa mais importante da equipe?

O mais legal é que a resposta sempre fica entre duas opções: todas são importantes ou nenhuma é mais importante do que a outra. Isso ajuda não só a reforçar o estímulo ao autoconhecimento dos colaboradores, promovendo uma autorreflexão profunda como também engajá-los mostrando que todos são importantes dentro da equipe

Quais são os principais benefícios da dinâmica do espelho?

A dinâmica do espelho desperta uma percepção maior de quem nós somos e mostra que todos são importantes, sem exceção. Isso traz diversos benefícios para a nossa vida, como veremos a seguir:

Estímulo ao autoconhecimento

O autoconhecimento é a habilidade mais importante que podemos desenvolver durante a vida. Conhecer profundamente a si mesmo é fundamental para explorar todo o potencial e melhorar nos pontos que sejam necessários.

Engajamento da equipe

Para equipes, a dinâmica do espelho tem uma intenção positiva de mostrar a todos que ninguém é melhor ou mais importante. Todos têm suas qualidades e cumprem funções essenciais para os resultados obtidos pela equipe.

A dinâmica do espelho é uma ferramenta simples, mas muito importante em questão de resultado. Ter uma percepção maior sobre si mesmo e se aproximar de seus colegas de trabalhos ou amigos é sempre fundamental para o nosso bem-estar e o nosso desempenho.

Faça a nossa Formação Practitioner em PNL!

No IBND possuímos uma Formação em PNL completa. Aprenda a utilizar os recursos da programação neurolinguística para transformar a sua vida. Conheça a nossa Formação Practitioner em PNL.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK