5 dicas de coaching para lidar com o estresse diário

21/01/2020 às 13:10 Coaching Dicas

5 dicas de coaching para lidar com o estresse diário

O caos dos centros urbanos gera muito estresse nas pessoas. Cada vez a correria do dia a dia é maior, pessoas se aborrecem no trabalho, em casa, na rua, em todos os lugares, há motivos para irritação.

Não há como ficar alheio ao estresse, mas é possível aprender a lidar com ele.

Aqui daremos algumas dicas relacionadas ao Coaching para mostrar como podemos desligar um pouco do estresse, para que ele não possa atrapalhar o nosso desempenho diário.

Como para muitos não é possível largar a vida na cidade e viver afastados dos grandes centros, é necessário aprender a lidar com as emoções geradas pelo estresse.

Pensando nisso, listamos abaixo algumas dicas para lhe ajudar a lidar com o estresse diário:

Identifique as razões do seu estresse

O que te causa estresse? Você consegue identificar o que tanto te incomoda? A maioria das pessoas não se liga nesses detalhes. Para aprender a lidar com o estresse, é preciso identificar quais são os motivos do seu estresse.

Depois de descobrir os causadores do seu estresse, você pode implementar maneiras de suportar ou evitar essas situações ou sensações no seu dia a dia.

Dessa maneira, você consegue se “blindar” nesses momentos de estresse.

É óbvio que isso não acaba com o estresse e que situações estressantes vão continuar a acontecer em sua vida, mas você pode encontrar formas para que elas não tomem uma proporção grande e não atrapalhem o seu dia a dia.

Muitas vezes também o nosso estresse está em nós mesmos. Quem sofre de ansiedade, por exemplo, pode se estressar por conta das expectativas ou por não conseguir dormir direito, pensando em certas situações.

Por isso, é importante que haja uma reflexão para achar os motivos do seu estresse.

Exercícios de respiração

Esta dica está ligada ao Coaching e à PNL. Em momentos de grande estresse, as pessoas devem focar na respiração para diminuir o nervosismo.

Essa é uma excelente maneira de aquietar os pensamentos e ficar mais calmo.

Busque respirar lentamente, controle o diafragma. Mantenha uma postura ereta, respire pausadamente. 

Com poucos minutos, você irá notar que o coração começará a bater mais lentamente, seu corpo deixará de tremer e você pode começar a controlar o seu ritmo.

Se desconecte por alguns momentos

Essa é uma dica primordial para quem trabalha. Quando estamos focados em alguma ação no trabalho, ficamos muito concentrados. Na maioria das vezes, estamos com prazos apertados e nervosos para acabar logo a tarefa.

Isso faz com que não executemos a tarefa com a maior qualidade possível e aumenta o nosso nível de estresse. A dica aqui é ter alguns momentos de desconexão. Uma boa técnica para isto é a Técnica Pomodoro.

Nessa técnica, que aprendemos em nosso curso de Coach a pessoa trabalha com tempos de 30 minutos, com foco em 25 minutos de trabalho e cinco minutos de descanso. Assim, durante cinco minutos a cada meia hora, a pessoa pode parar a tarefa e relaxar.

Esse tempo é suficiente para dar uma andada pelo escritório, comer ou beber alguma coisa, fazer um exercício de respiração ou meditação, um alongamento... 

O que não faltam são formas de abaixar o ritmo para voltar mais disposto ao trabalho após a pausa.

Visão periférica

Quando estamos com os olhos muito centrados em um único ponto por muito tempo, sentimos uma fadiga pulsante que nos leva a ficarmos estressados.

Uma boa ideia para diminuir a tensão nesses momentos é usar a visão periférica.

É bem simples! Pare um momento, olhe ao seu redor e veja o que está em volta. Daí você pode nomear os objetos, contar o número de itens ou focar em um objeto interessante.

Essa é uma forma de desviar a sua atenção por alguns segundos para baixar a tensão emocional e, consequentemente, o estresse gerado pela rotina de trabalho.

Substitua sentimentos e sensações negativas por positivas

Outra excelente maneira de diminuir o estresse é substituir sentimentos e sensações negativas por positivas. Para isso, esteja em um ambiente tranquilo e comece a pensar nas causas do seu estresse.

Dessa forma, você pode transformar essas causas negativas em aspectos positivos. Assim, para cada sentimento ou sensação negativa, você terá uma resposta positiva. Isso pode ser suficiente para amenizar os causadores de estresse.

Esse é um hábito que você deve adquirir para conseguir neutralizar sentimentos e sensações negativas no seu dia a dia.

Com o tempo e a prática, você passará a ter mais controle sobre as suas emoções. Isso irá lhe ensinar a lidar com o estresse, evitando que ele possa prejudicá-lo em suas atividades diárias.

Como vimos no texto, o coaching pode ajudar na redução do estresse no dia a dia. Essa metodologia conta com diversas ferramentas e técnicas essenciais para baixar os nossos níveis de estresse.

Além disso, durante o processo, é possível desenvolver habilidades como a inteligência emocional, que são essenciais para o controle das emoções.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça a nossa Formação em Coach.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK