Vitamina D: hormônio ou vitamina?

22/05/2020 às 19:32 Dicas

Vitamina D: hormônio ou vitamina?

Saiba o que é a vitamina D, os alimentos ricos com essa substância e se ela diminui os riscos de contaminação pelo Coronavírus

Não é novidade para ninguém que as vitaminas são essenciais para a manutenção de uma boa saúde e o funcionamento do nosso corpo. Baixos níveis dessas importantes substâncias pode acarretar em diversas complicações clínicas.

A vitamina D, massivamente discutida na mídia, trouxe à tona uma polêmica: ela é hormônio ou vitamina? Leia todo esse post que preparamos para você e saiba tudo sobre esse importante assunto de interesse público.

O que são as vitaminas?

Podemos dizer que as vitaminas são nutrientes fundamentais para todas as células do nosso corpo e participam de milhares de reações químicas, necessárias para a vida humana. Praticamente todo o nosso organismo depende das vitaminas.

Tais substâncias são agrupadas por letras maiúsculas (A, B, C, D, E), denominadas de “complexos”. Ou seja, as vitaminas do complexo A têm uma determinada função, as do complexo B já têm outras e assim consecutivamente.

O que são os hormônios?

Já os hormônios são substâncias que são produzidas pelas diversas glândulas presentes em nosso organismo ou até por determinados neurônios. Os hormônios, para terem os efeitos necessários, são transportados pelo sangue até os órgãos.

Cortisol, insulina, testosterona, GH (hormônio do crescimento) são bons exemplos dessas importantíssimas substâncias que regulam diversas funções do nosso corpo. O curioso é que os níveis de hormônio, assim como as vitaminas, se forem altos ou baixos demais, podem acarretar problemas de saúde.

Mas e a vitamina D?

Segundo o site da Globo, alguns estudos sugerem que a vitamina D possui funções que auxiliam na regulação e no funcionamento de diversos órgãos vitais. Dessa forma, diversos cientistas a consideram como sendo um hormônio.

Baixos níveis de vitamina D no organismo podem acarretar problemas de saúde como diabetes tipo 1, asma, osteoporose, doenças cardíacas, problemas intestinais, artrites e até depressão. Por isso, ela é fundamental para todo ser humano.

O sol é um poderoso aliado

Uma das fontes de vitamina D é o sol. Os raios solares estimulam a produção dessa substância em nosso organismo. Por isso, médicos recomendam que devemos tomar sol por 15 minutos diariamente, evitando os horários das 11hs até as 16hs, pois a incidência dos raios UV é maior.

Se você tem uma predisposição para câncer de pele, o ideal é se proteger com um protetor solar com alto fator de proteção e se consultar com um dermatologista, para ver com a melhor opção para o seu caso.

Polêmicas à parte, o fato é que devemos manter níveis satisfatórios de vitamina (ou hormônio) D, em nosso sangue, pois essa substância é vital para o nosso corpo.

Alimentos ricos em vitamina D

Conheça agora os principais alimentos ricos em vitamina D, que devem fazer parte da sua dieta em prol de uma boa saúde:

  • Sardinha e atum em lata;
  • Ovos;
  • Fígado bovino;
  • Queijo cheddar;
  • Manteiga;
  • Iogurte;
  • Óleo de fígado de bacalhau;
  • Salmão.

Esses alimentos são ótimas alternativas para se elevar os níveis de vitamina D no organismo. Mas só não vale exagerar no consumo, pois o excesso pode trazer outros problemas de saúde. Cerca de 3 vezes por semana já é suficiente.

A vitamina D auxilia no combate ao Coronavírus?

Segundo um importante jornal italiano publicado em março deste ano, a vitamina D, por incrível que pareça, também tem um importante papel no combate a devastadora pandemia da COVID-19.

Segundo o tabloide, manter os níveis adequados de vitamina D no organismo, aliados a uma alimentação saudável e medidas preventivas, podem ser bastante eficazes no combate ao Coronavírus.

O mais interessante é que a vitamina D se mostrou eficiente até mesmo em pacientes que já foram infectados, idosos, pessoas enclausuradas e profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate à doença.

Aumento da imunidade do organismo

A vitamina D desempenha um importantíssimo papel no aumento da nossa imunidade. Por isso, se você quer se prevenir ainda mais contra a COVID-19, tomar sol diariamente por 15 minutos pode ajudar bastante.

De acordo com o jornal, a vitamina D ainda reduz o risco de contrair infecções respiratórias causadas por vírus. Essa substância é capaz de neutralizar os danos causados pela inflamação nos pulmões.

Pacientes portadores de doenças crônicas como hipertensão e diabetes, por exemplo, que são mais suscetíveis ao Coronavírus, também devem manter altos níveis de vitamina D no organismo, como forma de proteção.

Medidas de prevenção não devem ser negligenciadas

Mesmo que os efeitos da vitamina D sejam incontestáveis, não podemos nos esquecer de sempre manter as outras medidas de prevenção para evitar a contaminação pelo Coronavírus, que são:

  • Lavar as mãos com frequência;
  • Uso do álcool em gel 70%;
  • Evitar aglomerações;
  • Usar máscaras ao sair de casa;
  • Abraços, beijos e apertos de mãos devem ser evitados;
  • Cobrir a boca com o antebraço ao tossir ou espirrar.

Independente da vitamina D ser uma vitamina ou um hormônio, o fato é que manter os níveis satisfatórios dessa substância em nosso organismo pode nos manter mais blindados contra o Coronavírus.

Venha para o IBND

O IBND oferece soluções personalizadas que vão contribuir para o seu sucesso pessoal e profissional. Os cursos de PNL e hipnose do IBND são referência em todo o Brasil e ministrados por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado.

O nosso método de ensino é único e aprovado por 100% dos nossos alunos. Aqui, o seu sucesso e a sua felicidade são os compromissos que teremos com você. Estamos te esperando!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK