Como conviver bem no isolamento social

07/07/2020 às 17:06 Dicas

Como conviver bem no isolamento social

O mundo foi obrigado a mudar em 2020. O “novo normal” parece que veio para ficar. Desde meados de março, estamos em isolamento social no Brasil, medida importante para a desaceleração da curva de contágio do novo coronavírus. Mas como pessoas acostumadas com uma rotina atribulada podem se adaptar a uma reclusão em casa durante alguns meses?

Pensando nisso, viemos trazer dicas para que você possa viver bem no isolamento social. Esse tempo em casa pode nos ajudar a refletir sobre a nossa vida, mas precisamos também ter válvulas de escape para conseguir manter um pouco da nossa vida anterior ativa, afinal dificilmente conseguiremos nos acostumar sem nenhum tipo de contato.

Confira abaixo as nossas dicas:

Fale sempre o que está sentindo

Com toda a família em casa, podemos aproveitar para estreitar laços, mas obviamente certos conflitos surgirão com o passar dos dias. É importante então manter um diálogo aberto para conversar com todas as pessoas da casa.

É fundamental sempre falar o que você está sentindo, assim você conseguirá resolver os conflitos, ter conversas mais profundas e aprende a conviver com que está a sua volta.

Sempre busque discutir questões importantes de sua família. Faça perguntas, ouça os seus familiares e sempre dê e receba o feedback necessário para que as relações sejam transparentes.

Crie uma rotina para se manter ativo

A rotina da maioria das pessoas antes da quarentena era extremamente corrida e isso mudou bruscamente nos últimos meses. Com mais tempo em casa, precisamos estar sempre arrumando o que fazer para mantermos a nossa mente e o nosso corpo ativos.

Uma dica importantíssima para conviver bem no isolamento social é criar uma rotina. Busque sempre estar fazendo alguma coisa, assuma e divida as responsabilidades da casa, tire momentos para seu lazer e para a prática de exercícios.

Isso será fundamental para que você mantenha um ritmo, esteja sempre ocupado e não abra espaço para o tédio e nem para os pensamentos negativos.

Criar uma rotina é fundamental para conviver bem no isolamento social. Aproveite esse tempo em casa para fazer atividades que você gosta, mas não tinha tempo e também para fazer coisas em casa, afinal a correria não deixa tempo para arrumarmos nosso lar.

Conheça a nossa Formação em Constelação Familiar.

Explore seus hobbys e crie momentos de lazer em família

Todos nós temos hobbys, e se você não tem nenhum, deveria ter. A quarentena é o momento certo para explorar os nossos hobbys. Se você gosta de cantar, cante, se você quer aprender a dançar, veja vídeos e faça aulas online.

É importante explorar os hobbys para se conhecer melhor e poder ter mais momentos de prazer.

Outro ponto importante é que através dos hobbys podemos criar momentos de lazer em família. Você pode, por exemplo, convidar familiares para maratonarem uma série ou então para fazerem um campeonato de jogo de tabuleiro.

Basta ter criatividade e dar voz para todos, assim você pode criar momentos prazerosos que poderão ser repetidos diversas vezes durante a quarentena.

Busque contato com parentes e amigos distantes por meio de videoconferências

Sem poder visitar amigos e parentes, acabamos sentindo falta das conversas e dos momentos. Porém, não é por conta das medidas de isolamento social que temos de nos afastar de quem gostamos.

A tecnologia está aí para trazer a possibilidade de se comunicar mesmo que a distância.

Uma alternativa que está sendo bastante usada na quarentena são as videoconferências. Essa é uma excelente maneira de manter o contato com parentes e amigos.

Dessa forma, mesmo distantes, você podem se ouvir ou se ver. A videoconferência promove um contato mais próximo do que as conversas no grupo do WhatsApp, por exemplo.

A dica é que você combine os horários com familiares e amigos e faça as videoconferências. Assim, você pode se manter próximo de quem você gosta. Dependendo do tempo, você pode combinar conversas diárias ou semanais.

Tenha paciência e sempre busque ver o lado positivo das coisas

Conviver com pessoas no isolamento social não é fácil. Ficar mais dois ou três meses passando o dia com pessoas que antes só conversávamos por algumas horas sempre gera conflitos, isso é normal.

Por conta da rotina maluca que vivíamos antes da pandemia, muitas vezes passamos mais tempo com os colegas de trabalho do que com nossos familiares.

Com toda certeza, no decorrer da quarentena, vocês enfrentarem momentos de estresse e é importante exercitar a paciência. Seja paciente e sempre tente ver o lado positivo das coisas.

Os conflitos são oportunidades de melhorar o relacionamento, aparar as arestas e não dar espaço para segredos ou desentendimentos.

Faça a nossa Formação em Constelação Familiar

Quer se tornar um Constelador Familiar? Então, saiba mais sobre a nossa formação em Constelação Familiar. Aqui no IBND, você aprende todos os recursos necessários para virar um Constelador Familiar de excelência. Conheça a nossa Formação em Constelação Familiar.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®